Jump to content

[Resolvido] OOP (ajuda)

Volans
 Share

Recommended Posts

Boas,

Eu comecei à relativamente pouco tempo a tentar trabalhar com classes e já vi o quão simples elas são e o quão simples tornam o nosso trabalho.

Mas eu tenho um problema... Imaginemos o seguinte:

File template.class.php:

<?php

class Template
{
 function display($tpl_name)
 {
	 $tpl_path = "templates/" . $tpl_name . ".php";

if(file_exists($tpl_path))
	 include($tpl_path);
	 else
	 echo 'ERRO: Problema ao inicializar o template. O ficheiro não existe!';
 }
}

$tpl = new Template;
?>

File index.php

<?php

include('template.class.php');

$tpl->display(header);

$tpl->display(content); /* com uma condiçao que não vou meter agora */

$tpl->display(footer);

?>

File content.php

<?php

include('class.template.php');

$tpl->display(inicio_exemplo);

?>

Quando eu chamava o ficheiro class.template.php no content.php ele ia dar erro porque estava a redeclarar a classe... Como é que posso contornar esse erro e fazer com que apenas seja necessário chamar a class.template.php uma única vez?

Cumpz

Dá-me este erro se eu fizer com o require_once():

Fatal error: Call to a member function display() on a non-object in C:\xampp\htdocs\Templates\inicio.php on line 6

Se utilizar o include():

Fatal error: Cannot redeclare class Template in C:\xampp\htdocs\Includes\class.template.php on line 4

Não há uma maneira de ter que chamar o ficheiro apenas uma vez, num só ficheiro e utilizar depois noutros ficheiros? Tipo interligar os ficheiros... Eu já vi isso em diversos sistemas feitos em PHP mas não sei fazer...

Regra geral, apenas no index.php incluis (require_once) todas as classes que precisas; isto sem autoload.

Pelo que percebi pelo teu código, queres incluir o ficheiro content.php dentro da class Template. Todos os ficheiros que incluis dentro do método display, ficam limitados ao escopo desse método; ou seja, se quiseres chamar a classe Template, ou a variavel $tpl, deves usar:

$this->display('inicio_exemplo'); // isto pode entrar em recursividade infinita, cuidado!

Seja como for, precisas passar dados dinâmicos para esses templates e uma forma de alcançares isso é (um método bastante usado):

...
function display($tpl_name, $dados = array())
         {
                $tpl_path = "templates/" . $tpl_name . ".php";

if(file_exists($tpl_path)) {
                   extract($dados);
                   include($tpl_path);
                }
                else
                   echo 'ERRO: Problema ao inicializar o template. O ficheiro não existe!';
         }
...