Jump to content

Insert com Visual Basic 2010 e Access

Guerra7

Recommended Posts

Boas, não sei se abri o tópico no lugar correcto...

Eu estou a fazer um projecto para apresentar agora no final do ano do meu curso e como estou numa loja de informática a estagiar e não tinha ideias para a pap então comecei a fazer um programa do género que eles lá têm...

Quando vou para inserir um novo cliente à base dados ( feita em Access ) tenho vários campos para preencher mas por vezes não é preciso preencher todos, basta o Nome e o Numero de telemóvel do cliente ... Estou a fazer a contagem dos clientes Automaticamente fazendo o Max da coluna Numero ( que é do tipo Codcliente ) e depois adiciono mais 1 ao numero que lá está...até ai tudo bem..

Quando eu preencho só o Nome e o Telemóvel e carrego em Guardar , da-me um erro " Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios " não percebo porque... porque à uns tempos fiz uma Agenda mesmo para mim ... e tenho Nome , Email , Telemóvel , se eu preencher só o Nome e o Telemóvel insere na base dados e não dá erro nenhum...e a coluna Email fica em branco.

Era isso que eu queria fazer para este programa que estou a fazer agora ...

Deixo aqui o código que tenho para o INSERT :

'Declaração de Variaveis para cada uma das caixas de texto.

Dim numero, nome, numerocontribuinte, morada, codigopostal, pais, zona, telefone, telemovel, email, fax As String

'Guardar nas variaveis o que é digitado nas caixas de texto.

numero = txtnumerocliente.Text

nome = txtnome.Text

numerocontribuinte = txtnumerocontribuinte.Text

morada = txtmorada.Text

codigopostal = txtcodigopostal.Text

pais = cbpaises.SelectedValue.ToString

zona = txtzona.Text

telefone = txttelefone.Text

telemovel = txttelemovel.Text

email = txtemail.Text

fax = txtfax.Text

'Inserir os dados na tabela Clientes da Base Dados.

Try

cmd.CommandText = "INSERT INTO Clientes(Numero, Nome, Ncontribuinte, Morada, Codigopostal, Pais, Zona, Telefone, Telemovel, Email, Fax) values('" + numero + "','" + nome + "','" + numerocontribuinte + "','" + morada + "','" + codigopostal + "','" + pais + "','" + zona + "','" + telefone + "','" + telemovel + "','" + email + "','" + fax + "');"

cmd.ExecuteNonQuery()

MessageBox.Show("O registo foi inserido na Base Dados :" & vbNewLine & "Nome : " & txtnome.Text & vbNewLine & "Telemóvel : " & txttelemovel.Text & "", "Facturação Xiracomp - Registo do Cliente", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

txtnome.ResetText()

txtnumerocontribuinte.ResetText()

txtmorada.ResetText()

txtcodigopostal.ResetText()

cbpaises.SelectedValue = "Portugal"

txtzona.ResetText()

txttelefone.ResetText()

txttelemovel.ResetText()

txtemail.ResetText()

txtfax.ResetText()

'Verifica o Número máximo na Coluna Numero da Tabela Clientes e adiciona mais um número.

'A caixa de texto fica enable, para nao poder alterar o numero.

Dim Da1 As New OleDb.OleDbDataAdapter("Select MAX(Numero) From Clientes", sqlConexao)

Dim ds1 As New DataTable

Da1.Fill(ds1)

txtnumerocliente.Text = ds1.Rows(0)(0).ToString + 1

txtnumerocliente.Enabled = False

Catch ex As Exception

MessageBox.Show(ex.Message, "Facturação Xiracomp - Registo do Cliente", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

End Try

Deixo aqui também a tabela Clientes:

http://imageshack.us/photo/my-images/99/basedadostabelaclientes.png/

Espero que me possam ajudar sff . . .

boas

amigo Guerra7, não tenho como testar o seu cod neste pc.

1 - referente ao numero (CodCliente) você pode fazer conforme está a fazer mas eu recomendava o Numero com «numeração automatica» evitava de pesquisar o ultimo registo.

no caso de optar conforme está fazendo terá que colocar o cod de busca do numero antes de carregar a variavel numero.

2 - no insert into o + junto ás variaveis deve substituir por & , penso que o + não é recomendado.

3 - não vi a ligação à base de dados.

deixo-lhe aqui um cod, altere as sua necessidades.

Public Sub GravarDados()

Dim conexao As New OleDb.OleDbConnection
    Dim sqlCadTelGravar As String
    Dim Cm As New OleDb.OleDbCommand
    Try
	    conexao.ConnectionString = ("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=D:\BaseDados\GestaoChamadasTelefonicas.accdb;Jet OLEDB:Database Password= " & vCodDB & ";")
	    conexao.Open()
	    sqlCadTelGravar = "INSERT INTO ListaTelefonica(NumTelfone,IDColaborador) VALUES ( " & txtNumTelefone.Text & ", " & vCadTelIdColaborador & ")"
	    Cm.CommandText = sqlCadTelGravar
	    Cm.Connection = conexao
	    Dim vCadTelgravar As Integer = Cm.ExecuteNonQuery()
	    If vCadTelgravar < 1 Then
		    MsgBox("O registo não foi efectuado")
	    Else
		    MsgBox("Registo efectuado com sucesso")
	    End If
    Catch ex As Exception
	    MessageBox.Show(ex.Message, My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
    End Try
    conexao.Close()
    Cm.Connection = Nothing
    conexao = Nothing

deixo-lhe aqui outro toturial, opte pelo que mais lhe convier:

https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/vb.net/access/

cumps

acao

Obrigado por ter respondido, eu tive a ver e já troquei e meti como me disse...o numero é que deixei como tinha , ao adicionar mais um depois de fazer o select Max(Numero)....

Vou por aqui a imagem de como eu queria fazer e ainda me dá o erro :

http://imageshack.us/photo/my-images/444/erroaoadicionarcliente.png/

E deixo aqui também o código já alterado...

O Botão Guardar :

Private Sub tsbguardar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles tsbguardar.Click

'Declaração de Variaveis para cada uma das caixas de texto.

Dim numero, nome, numerocontribuinte, morada, codigopostal, pais, zona, telefone, telemovel, email, fax As String

'Guardar nas variaveis o que é digitado nas caixas de texto.

numero = txtnumerocliente.Text

nome = txtnome.Text

numerocontribuinte = txtnumerocontribuinte.Text

morada = txtmorada.Text

codigopostal = txtcodigopostal.Text

pais = cbpaises.SelectedValue.ToString

zona = txtzona.Text

telefone = txttelefone.Text

telemovel = txttelemovel.Text

email = txtemail.Text

fax = txtfax.Text

'Inserir os dados na tabela Clientes da Base Dados.

Try

sqlgravar = "INSERT INTO Clientes (Numero, Nome, Ncontribuinte, Morada, Codigopostal, Pais, Zona, Telefone, Telemovel, Email, Fax) values('" & numero & "','" & nome & "','" & numerocontribuinte & "','" & morada & "','" & codigopostal & "','" & pais & "','" & zona & "','" & telefone & "','" & telemovel & "','" & email & "','" & fax & "');"

cm.CommandText = sqlgravar

cm.Connection = conexao

Dim registo As String = cm.ExecuteNonQuery()

If registo < 1 Then

MsgBox("O registo não foi efectuado")

Else

MessageBox.Show("O registo foi inserido com sucesso :" & vbNewLine & "Nome : " & txtnome.Text & vbNewLine & "Telemóvel : " & txttelemovel.Text & "", "Programa de Gestão Xiracomp - Registo do Cliente", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

End If

txtnome.ResetText()

txtnumerocontribuinte.ResetText()

txtmorada.ResetText()

txtcodigopostal.ResetText()

cbpaises.SelectedValue = "Portugal"

txtzona.ResetText()

txttelefone.ResetText()

txttelemovel.ResetText()

txtemail.ResetText()

txtfax.ResetText()

'Verifica o Número máximo na Coluna Numero da Tabela Clientes e adiciona mais um número.

Dim Da1 As New OleDb.OleDbDataAdapter("Select MAX(Numero) From Clientes", conexao)

Dim ds1 As New DataTable

Da1.Fill(ds1)

Catch ex As Exception

MessageBox.Show(ex.Message, "Programa de Gestão Xiracomp - Registo do Cliente", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

End Try

conexao.Close()

cm.Connection = Nothing

conexao = Nothing

End Sub

E agora está aqui a ligação à base dados : ( Como tenho no inicio )

Imports System.Data.Odbc

Public Class registarclientes

Dim sqlgravar As String

Dim cm As New OleDb.OleDbCommand

e no form_load tenho :

conexao.ConnectionString = ("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Users\Bruno Guerra\Visual Basic\Projectos\PAP - Bruno Guerra\Xiracomp.accdb;")

conexao.Open()

isto deveria estar antes das variaveis e depois da abertura da db.

Dim Da1 As New OleDb.OleDbDataAdapter("Select MAX(Numero) From Clientes", conexao)

Dim ds1 As New DataTable

Da1.Fill(ds1)

aqui « Imports System.Data.Odbc» ou esta mal escrito ou está errado deveria ser Oledb

E agora está aqui a ligação à base dados : ( Como tenho no inicio )

Imports System.Data.Odbc

Public Class registarclientes

Dim sqlgravar As String

Dim cm As New OleDb.OleDbCommand

isto não pode estar aqui, porque estamos a fechar a conexao no final do cod, ou coloca este cod dentro do evento clik do botao ou terá que eliminar cod fechar a ligação.

e no form_load tenho :

conexao.ConnectionString = ("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Users\Bruno Guerra\Visual Basic\Projectos\PAP - Bruno Guerra\Xiracomp.accdb;")

conexao.Open()

é o que estou a ver, existe também a declaração da variavel numero, telefone, fax que deveria ser long, mas penso que não interfere no erro.

para testar poderá colocar breakpoints e ir correndo o cod e verificar mesmo em que local dá o erro.

edit: acrescentar info:

na query (insert Into) pode usar directamente os campos «txtnumerocliente.Text» poupa codigo.

cumps

acao

Edited by acao

isto deveria estar antes das variaveis e depois da abertura da db.

aqui « Imports System.Data.Odbc» ou esta mal escrito ou está errado deveria ser Oledb

isto não pode estar aqui, porque estamos a fechar a conexao no final do cod, ou coloca este cod dentro do evento clik do botao ou terá que eliminar cod fechar a ligação.

é o que estou a ver, existe também a declaração da variavel numero, telefone, fax que deveria ser long, mas penso que não interfere no erro.

para testar poderá colocar breakpoints e ir correndo o cod e verificar mesmo em que local dá o erro.

edit: acrescentar info:

na query (insert Into) pode usar directamente os campos «txtnumerocliente.Text» poupa codigo.

cumps

acao

Já fiz as alterações...e continua a dar o erro do " Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios " .

Mas o que não percebo é que se eu preencher só o campo do Nome e o Telemóvel dá o erro ... mas se eu preencher os no mínimo o Nome , Numero Contribuinte , Telefone, Telemóvel e Fax já insere na base dados ... e se preencher todos os campos insere também...

Não percebo mesmo porque que só preenchendo aqueles dois campos ( Nome e Telemóvel ) dá erro ...

Já fiz as alterações...e continua a dar o erro do " Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios " .

Mas o que não percebo é que se eu preencher só o campo do Nome e o Telemóvel dá o erro ... mas se eu preencher os no mínimo o Nome , Numero Contribuinte , Telefone, Telemóvel e Fax já insere na base dados ... e se preencher todos os campos insere também...

Não percebo mesmo porque que só preenchendo aqueles dois campos ( Nome e Telemóvel ) dá erro ...

Outra duvida que tenho é no insert quando faço pela textbox como é que devo por

sqlgravar = ("INSERT INTO Clientes (Numero, Nome, Ncontribuinte, Morada, Codigopostal, Pais, Zona, Telefone, Telemovel, Email, Fax) values('" & txtnumerocliente.Text & "','" & txtnome.Text & "','" & txtnumerocontribuinte.Text & "','" & txtmorada.Text & "','" & txtcodigopostal.Text & "','" & cbpaises.SelectedValue & "','" & txtzona.Text & "','" & txttelefone.Text & "','" & txttelemovel.Text & "','" & txtemail.Text & "','" & txtfax.Text & "');")

Em relação como estão separadas , com as aspas e as películas ..

Recomendo que leias estes dois artigos, usando:

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

São para SQL mas como referido no artigo:

No caso da utilização de bases de dados em Microsoft Access (*.mdb) é necessário apenas alterar as classes sendo a estrutura igual (ex. SQL = SqlConnection; Access = OleDbConnection). Também é necessário alterar o namespace que se importa, não sendo o System.Data.SqlClient mas sim o System.Data.OleDb.

boas isso deve ser por causa dos valores nulos,

para cada valor que poderá ser nulo e na db o campo seja númerico coloca assim na query:

" & IIf(txtMatricula.Text = "", "Null", txtMatricula.Text).ToString

ou se pretender alterar conforme indiquei no 1 post e agora o amigo Jpaulino, seria assim:

command.Parameters.Add("@nome", OleDbType.VarChar).Value = IIf(TextBox1.Text.Equals(String.Empty), DBNull.Value, TextBox1.Text)

Em relação como estão separadas , com as aspas e as películas ..

se o valor for numerico é apenas aspas e se for string ou data é pila e aspas.

Ps: amigo Jpaulino poderia ver o link colocado no meu 1º post que não está a funcionar, penso que seja um tutorial do nosso amigo bioshock ou seu.

optar por uma maneira ou outra não lhe sei dizer a mais vantajosa ou mais rápida, porque conforme está a fazer utiliza menos cod, provavelmente deve-se utilizar a outra opção, mas o amigo Jpaulino já que intreviu e se quiser dar uma dicas, mesmo para me elucidar. também agradeço.

Edit: acrescentar inf.

Amigo Jpaulino referente ao toturial já vi que o erro é de acesso ao espaço Wiki «erro «Warning: include()» » e não de acesso ao tutorial , obrigado.

cumps

acao

Edited by acao

Edit: acrescentar inf.

Amigo Jpaulino referente ao toturial já vi que o erro é de acesso ao espaço Wiki «erro «Warning: include()» » e não de acesso ao tutorial , obrigado.

Já estamos a ver o que se passa com a wiki. 😉

optar por uma maneira ou outra não lhe sei dizer a mais vantajosa ou mais rápida, porque conforme está a fazer utiliza menos cod, provavelmente deve-se utilizar a outra opção, mas o amigo Jpaulino já que intreviu e se quiser dar uma dicas, mesmo para me elucidar. também agradeço.

A utilização dos parameters é sempre recomendado pois embora existam mais 3/4 linhas de código, resolvem inúmero problemas como SQL Injection, Internacionalização (números, datas, formatações), caracteres (O'Conner por exemplo), etc.

Melhor mesmo só utilizando um ORM (Entity Framework, NHybernate, etc)