rrm1 Posted June 24, 2012 at 04:37 PM Report Share #465228 Posted June 24, 2012 at 04:37 PM (edited) Ola, estou a fazer um projeto para a escola, o projeto e o jogo "Quem quer ser milionario" mas estou com uns problemas Tenho um record para guardar grupos de Pergunta+4respostas+resposta certa dentro do ficheiro.bin ate ai tudo bem, o meu problema e escolher esses grupos aleatoriamente, pois se eu puser um numero fixe no Randomize se eu inserir mais um grupo de perguntas+resposta ja nao vai dar bem, e mesmo que nao insira mais grupos, com o randomize vai haver probabilidade de repetir as mesmas perguntas como posso resolver isto? repeat randomize; valor := random(4); seek(ficheiro,valor); read(ficheiro, p); writeln('Pergunta:'); writeln(p.pergunta); writeln('Opcoes'); writeln('A: ',p.resp1,' B: ',p.resp2); writeln('C: ',p.resp3,' D: ',p.resp4); writeln('Pretende usar o bonus? (S/N)'); ajuda:=readkey; if (ajuda = 's') and (cont = 3) then begin writeln('Todos os bonus usados !'); readkey; end else begin if (ajuda = 's') and (cont <> 3) then begin for i:=3 to 3 do begin //ajudas[i]:=ajuda; cont:=cont+1; writeln(cont,' de 3 bonus usados'); readkey; end; end; end; if ajuda <> 's' then begin writeln('Ajuda nao usada'); readkey; end; writeln('Responda a pergunta'); resposta:=readkey; if resposta = p.respcerta then begin writeln('A Resposta esta....'); delay(900); writeln('....CORRRETA!!'''); delay(500); contapatamar:=contapatamar+1; if contapatamar = 1+1 then begin contapatamar:=PAT1; end; if contapatamar = PAT1+1 then begin contapatamar:=PAT2; end; if contapatamar = PAT2+1 then begin contapatamar:=PAT3; end; if contapatamar = PAT3+1 then begin contapatamar:=PAT4; end; if contapatamar = PAT4+1 then begin contapatamar:=PAT5; end; if contapatamar = PAT5+1 then begin contapatamar:=PAT6; end; if contapatamar = PAT6+1 then begin contapatamar:=PAT7; end; if contapatamar = PAT7+1 then begin contapatamar:=PAT8; end; if contapatamar = PAT8+1 then begin contapatamar:=PATFINAl; end; writeln('Parabens, voce passou ao seguinte patamar (',contapatamar,')'); end else begin writeln('A Resposta esta....'); delay(500); writeln('....errada'); delay(500); writeln('Voce perdeu o jogo'); close(ficheiro); Fim:=1; end; until fim = 1; readkey; Edited June 24, 2012 at 04:53 PM by thoga31 GeSHi Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted June 24, 2012 at 04:57 PM Report Share #465232 Posted June 24, 2012 at 04:57 PM (edited) Olá, @rrm1. Antes de mais, bem-vindo ao P@P 😉 Como não estamos perante um programa que dependa de rapidez de execução, podes recorrer aos conjuntos. var perguntas_nao_sairam : set of byte; Se tiveres 10 perguntas, inicias o conjunto desta forma: const Num_Perguntas = 10; // ... perguntas_nao_sairam = [1 .. Num_Perguntas]; Quando sair uma dada pergunta, subtrais o conjunto: perguntas_nao_sairam := perguntas_nao_sairam - [pergunta_escolhida]; Mas, para evitar que saiam as mesmas perguntas, metes um ciclo com essa condição: repeat // processo aleatório de seleccção until pergunta_escolhida in perguntas_nao_sairam; Esta solução pode ser optimizada, mas talvez seja a mais simples de implementar. 😉 Cumprimentos. Edited June 24, 2012 at 04:58 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 24, 2012 at 06:04 PM Report Share #465241 Posted June 24, 2012 at 06:04 PM (edited) Antes de mais, o Randomize não pode estar dentro do ciclo. Tem de ficar fora. Dentro do ciclo, fica apenas o Random. Sobre a questão: A ideia do Set of Byte é boa. Outra seria um array de Booleans. Num ou noutro caso, será preciso inicializar a variável de perguntas saidas para que não falhe nada. No caso do set of byte seria assim: perguntas_nao_sairam:=[0..255]; À parte disto, podes optimizar o programa alterando o teu record, tipo isto: type TPerguntas = Record Pergunta: String; Resposta: Array['A'..'D'] of String; Correcta: ['A'..'D']; end; Com o record estruturado assim, podes aceder à pergunta directamente pela sua letra correspondente. Isto facilitará imenso o trabalho, e deixa o codigo mais limpinho e facil de compreender. Tipo: repeat valor := random(Filesize(ficheiro)-1); // Assim, ele irá achar um nº atendendo ao numero de perguntas guardadas no ficheiro until valor in perguntas_nao_sairam; // arranja um numereo de pergunta até que esse numero não tenha saido Perguntas_nao_sairam:=perguntas_nao_sairam-[valor]; // Marca a pergunta escolhida como já tendo saido seek(ficheiro,valor); // Procura a pergunta no ficheiro read(ficheiro, p); // Lê a pergunta do ficheiro Writeln('Pergunta: ',P.Pergunta); // Escreve a pergunta for ch='A' to 'D' do Writeln(ch,': ',p.Resposta[ch]); // Escreve as 4 respostas Write('Qual a resposta certa [A a D]? '); // Pergunta qual é a resposta correcta repeat ch:=UpCase(readkey); until ch in ['A'..'D']; // Lê a resposta numa só tecla (não é preciso dar enter) até que este esteja entre A e D if ch=p.Correcta then Writeln('A resposta está correcta!') else Writeln('Resposta errada. A resposta correcta seria: ',p.Respostas[ch]); // Mostra a resposta correcta Edited July 1, 2012 at 05:05 PM by nunopicado Correcção de gralha na linha 7 do 3º bloco de código "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts