Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá gente

Estou a precisar de uma ajuda...para fazer isto em shell....

Eu tenho um doc_inicial com duas colunas, exemplo...

rrrr 102030

ddd 030303

sss 2020394

O que eu quero é colocar isto num doc_final e que fique assim:....

rrrr ddd sss

102030 030303 2020394

Eu posso usar o comando "cut" para cortar as colunas que quero e depois usar algo para colar no meu doc final???

Bgdo pela ajuda

Posted

Antes de mais recomendo-te que digas qual shell estás a utilizar, existem várias shell e várias delas têm sintaxes diferentes, por isso convém que digas qual usas.

Recomendo-te que faças isso mas em Perl...

Com Perl, ao contrário de com uma shell, só precisas de saber Perl, enquanto que com shell precisas de saber shell e várias outras ferramentas complementares, que frequentemente têm sintaxes bastante diferentes.

Aprender o suficiente de Perl para fazer o que queres é elementar, por isso não vais gastar assim tanto tempo para aprender. Na secção de Perl do P@P, podes encontrar várias ligações com introduções ao Perl.

Posted

Isso é um trabalho para o sed, mas por si só não chega, o sed processa linha a linha. Com o awk já te safarás, mas isso já estás a meio caminho de usar perl, o que é a escolha óbvia para este tipo de tarefa.

google -> sed lines to columns

Posted

Podes usar o cut e o paste:

#!/bin/sh

original='test.txt'
final='final.txt'

cut -f1 ${original} > 1.txt
cut -f2 ${original} > 2.txt
paste -s 1.txt 2.txt > ${final}

Resultado final:

$ cat final.txt
rrrr    ddd    sss
102030    030303    2020394

Nota: assumi que as colunas do ficheiro original estavam separadas por um TAB, caso contrário tens de definir o delimitador no cut.

• Vote 1