marciojpisidro Posted June 23, 2012 at 12:00 AM Report Share #465065 Posted June 23, 2012 at 12:00 AM boas noites pessoal. queria umas luzes. antes de começar a bater código gostava de discutir com voces (que disto percebem mais que eu de certeza) como fazer uma ficha de inscrição com PHP e MySQL? se fosse um formulário normal era facil pois já fiz alguns na faculdade, mas o que pretendo fazer é uma ficha de inscrição com uns quantos "if's". e passo a explicar começa por perguntar se a pessoa que está a fazer a ficha é o próprio ou é o representante. caso seja o representante tem que rpeencher os dados do representante e os da outra pessoa se for o proprio só vai ver o formulário do proprio. a minha primeira grande duvida é esta. a segunda é sobre mysql e os formulários: visto ser quase impossivel colocar tanta coluna numa tabela em mysql pensei em fazer varias tabelas quantos formulários existam e popular a tabela inscrição no mysql com os id's dos formulários preenchidos. mas lembrei-me de que caso um formulário não seja preenchido como a tabela inscrição vai estar ligada por foreign keys aos formulários estes não podem ser nulos e aqui é que está a minha grande duvida. não sei se fui suficientemente explicito, sei que tou a tratar de muitos assuntos ao mesmo tempo. espero que me consigam elucidar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted June 23, 2012 at 12:14 AM Report Share #465069 Posted June 23, 2012 at 12:14 AM nao percebi o que queres, nao podes dar um exemplo? Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
tiagotavares Posted June 23, 2012 at 04:34 AM Report Share #465089 Posted June 23, 2012 at 04:34 AM (edited) Vou tentar dar uns tópicos gerais, caso não percebas cita que eu explico de outra maneira ou mais detalhado Para qualquer problema deste tipo (Eu faço normalmente assim): Identificar as entidades existentes e representa-las em mySQL (é sempre melhor no papel primeiro). Ex: No teu caso, existirá entidades: Pessoa que pode ser cliente, ou repesentante, em que um cliente pode ter um representante ou não (Causa a existencia de + duas entidades). Cliente "deriva" de pessoa Representante "deriva" de pessoa Inscrição guarda dados sobre o registo de um novo cliente [*]Depois de fazeres um desenho geral identificas o que representa cada entidade(O que identifica uma pessoa é nome, idade, etc...) ---> Neste ponto já tens as tabelas da tua base de dados (entidades) e os campos (identificadores de entidade). [*]Relacionares as tabelas de maneira correta (Foreign Keys) Ex: 1 Pessoa só pode ter um representante logo colocas o id do representante na tabela pessoa como foreign key caso não exista ==> NULL [*]Construires as consultas à base de dados. [*]A aplicação php, no teu caso será um conjunto de formulários, que vão guardar dados na base de dados, perguntas se que está a registar é o próprio cliente ou um representante e a partir dai é saltares entre formulários NOTA: Quando executares os comandos SQL envia o registo completo, se tiveres 3 forms envia depois de receberes os dados dos 3. Espero ter ajudado Edited June 23, 2012 at 04:37 AM by tiagotavares Tiago Tavares Link to comment Share on other sites More sharing options...
MASNathan Posted June 25, 2012 at 09:37 AM Report Share #465318 Posted June 25, 2012 at 09:37 AM qual é a tua dúvida? o que já tens feito? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts