Jump to content

[Delphi VCL] Desabilitar ALT+F4 de um form genérico

Rafael Adão

Recommended Posts

Olá,

Existe alguma maneira de desabilitar o ALT+F4 de um formulário genericamente, por exemplo, numa classe Utilitario_InterfaceUsuario tenho:

procedure desabilitaBotaoFecharEAltF4DoForm(const f: TForm);
var
 hwndHandle : THANDLE;
 hMenuHandle : HMenu;
begin
hwndHandle := f.Handle;
if (hwndHandle <> 0) then
  begin
	  hMenuHandle := GetSystemMenu(hwndHandle, FALSE);
	  if (hMenuHandle <> 0) then
		DeleteMenu(hMenuHandle, SC_CLOSE, MF_BYCOMMAND);
  end;
//Desabilita ALT+F4 genéricamente
// ???
// ???
end;

Como podem ver, consigo desabilitar o botão fechar que fica na barra superior das janelas do Windows. Para desabilitar o ALT+F4 num formulário específico:

procedure FormKeyDown(Sender: TObject; var Key: Word;
Shift: TShiftState);
begin
if (key = vk_f4) and (ssAlt in Shift) then
  Key:=0;
end;

Lembrando que antes ativo a propriedade keyPreview do formulário. Queria saber se tem como fazer este tratamento genericamente agregando o código na função que fiz no Utilitario_InterfaceUsuario, sem mexer no FormKeyDown do formulário passado como parâmetro, que pode já ter algo implementado.

Edited by Rafael Adão

Se podes criar uma subclasse para os formulários podes nessa fazer um override do método CreateHandle, chamando o método herdado primeiro e depois metendo o teu código. Se não podes criar uma subclasse deves poder usar uma classe interceptora (que fica com o mesmo tipo). Digo que deves porque o meu Delphi não suporta isso e como tal não tenho experiência com isso.

Se podes criar uma subclasse para os formulários podes nessa fazer um override do método CreateHandle, chamando o método herdado primeiro e depois metendo o teu código. Se não podes criar uma subclasse deves poder usar uma classe interceptora (que fica com o mesmo tipo). Digo que deves porque o meu Delphi não suporta isso e como tal não tenho experiência com isso.

Entendi o que você propôs. Por enquanto nas 6 ou 7 telas que precisa deste controle fiz manualmente o tratamento do ALT+F4.

O problema é que tem telas que pode e telas que não pode ativar o ALT+F4. E certas situações/fatos que pode-se habilitar o ALT+F4. Vou deixar como está por enquanto e nos novos formulários que precisar disto vou tentar implementar algo do tipo. Quando isto acontecer, posto aqui a solução ;D

Abraço