cmd Posted June 21, 2012 Report Share Posted June 21, 2012 Boas a todos, Estou a começar a dar os meus primeiros passos em Java, com forms (estilo c# e vb.net). Uma coisa que andei a procurar mas não encontrei foi como fazer o deployment para vários sistemas operativos (Mac, Win e Linux). Podiam-me ajudar? Cumps.cmd Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted June 22, 2012 Report Share Posted June 22, 2012 Basicamente o deploy é copiares a tua aplicação para um diretório e invocares o Java com a tua classe Main. O que se costuma fazer é criar um .sh para Linux, um .bat para Windows, etc. em que cada um deles invoca o Java com a classe Main, i.e. replica o comando que se invoca na shell. Tens soluções mais elaboradas, por exemplo, se fizeres um RCP (Eclipse Application), tens a hipótese de compilares toda a aplicação para várias plataformas. O que o RCP faz é "tão simplesmente" incluir uma JVM e criar um binário executável que serve de wrapper para invocar o Java com a classe Main. Há outras soluções stand alone que fazem uma abordagem identica, vê aqui alguns exemplos: http://tinyurl.com/7ku6zhs 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
cmd Posted June 22, 2012 Author Report Share Posted June 22, 2012 Basicamente o deploy é copiares a tua aplicação para um diretório e invocares o Java com a tua classe Main. O que se costuma fazer é criar um .sh para Linux, um .bat para Windows, etc. em que cada um deles invoca o Java com a classe Main, i.e. replica o comando que se invoca na shell. Tens soluções mais elaboradas, por exemplo, se fizeres um RCP (Eclipse Application), tens a hipótese de compilares toda a aplicação para várias plataformas. O que o RCP faz é "tão simplesmente" incluir uma JVM e criar um binário executável que serve de wrapper para invocar o Java com a classe Main. Há outras soluções stand alone que fazem uma abordagem identica, vê aqui alguns exemplos: http://tinyurl.com/7ku6zhs Obrigado pela resposta. Então basta-me ir à linha de comandos e escrever: java -jar ficheiro.jar? Mas não há nenhuma solução que me permita clicar duas vezes e ele executar? Cumps.cmd Link to comment Share on other sites More sharing options...
joelbrito Posted June 22, 2012 Report Share Posted June 22, 2012 Não precisas de utilizar a linha de comandos. Podes executar directamente o ficheiro .jar, o então, como o M6 disse, se criares um .sh ou .bat para invocar a aplicação é só executa-lo. Eu já utilizai um warpper para uma aplicação que era destinada apenas a máquinas windows, o Launch4j. Com ele criei um executável (.exe) que verifica se está instalado o JRE e a vesão, e abre uma página para download se não estiver instalado. Mas, não deixa de ser um ficheiro que vai "abrir" o .jar. Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs Link to comment Share on other sites More sharing options...
cmd Posted June 22, 2012 Author Report Share Posted June 22, 2012 Ok obrigado. Descobri, clicando no nome.jar ele abre-me o programa, mas necessita de ter sempre a pasta lib. Há alguma forma de incorporar a pasta lib no jar? Cumps.cmd Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 22, 2012 Report Share Posted June 22, 2012 Ok obrigado. Descobri, clicando no nome.jar ele abre-me o programa, mas necessita de ter sempre a pasta lib. Há alguma forma de incorporar a pasta lib no jar? Se a lib só contiver jars, no Eclipse havia um plugin chamado Fat Jar, que colocava tudo num único jar. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
cmd Posted June 22, 2012 Author Report Share Posted June 22, 2012 Se a lib só contiver jars, no Eclipse havia um plugin chamado Fat Jar, que colocava tudo num único jar. Já consegui 🙂 Para quem necessitar também: http://java.sun.com/developer/technicalArticles/java_warehouse/single_jar/ Cumps.cmd Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts