Jump to content

[Resolvido] Deployment Multiple OS

cmd
 Share

Recommended Posts

Boas a todos,

Estou a começar a dar os meus primeiros passos em Java, com forms (estilo c# e vb.net).

Uma coisa que andei a procurar mas não encontrei foi como fazer o deployment para vários sistemas operativos (Mac, Win e Linux).

Podiam-me ajudar?

Cumps.cmd

Basicamente o deploy é copiares a tua aplicação para um diretório e invocares o Java com a tua classe Main.

O que se costuma fazer é criar um .sh para Linux, um .bat para Windows, etc. em que cada um deles invoca o Java com a classe Main, i.e. replica o comando que se invoca na shell.

Tens soluções mais elaboradas, por exemplo, se fizeres um RCP (Eclipse Application), tens a hipótese de compilares toda a aplicação para várias plataformas.

O que o RCP faz é "tão simplesmente" incluir uma JVM e criar um binário executável que serve de wrapper para invocar o Java com a classe Main.

Há outras soluções stand alone que fazem uma abordagem identica, vê aqui alguns exemplos: http://tinyurl.com/7ku6zhs

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Basicamente o deploy é copiares a tua aplicação para um diretório e invocares o Java com a tua classe Main.

O que se costuma fazer é criar um .sh para Linux, um .bat para Windows, etc. em que cada um deles invoca o Java com a classe Main, i.e. replica o comando que se invoca na shell.

Tens soluções mais elaboradas, por exemplo, se fizeres um RCP (Eclipse Application), tens a hipótese de compilares toda a aplicação para várias plataformas.

O que o RCP faz é "tão simplesmente" incluir uma JVM e criar um binário executável que serve de wrapper para invocar o Java com a classe Main.

Há outras soluções stand alone que fazem uma abordagem identica, vê aqui alguns exemplos: http://tinyurl.com/7ku6zhs

Obrigado pela resposta.

Então basta-me ir à linha de comandos e escrever: java -jar ficheiro.jar?

Mas não há nenhuma solução que me permita clicar duas vezes e ele executar?

Cumps.cmd

Não precisas de utilizar a linha de comandos.

Podes executar directamente o ficheiro .jar, o então, como o M6 disse, se criares um .sh ou .bat para invocar a aplicação é só executa-lo.

Eu já utilizai um warpper para uma aplicação que era destinada apenas a máquinas windows, o Launch4j.

Com ele criei um executável (.exe) que verifica se está instalado o JRE e a vesão, e abre uma página para download se não estiver instalado.

Mas, não deixa de ser um ficheiro que vai "abrir" o .jar.

Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA

"Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs