Jump to content

[Resolvido] Ajuda em sistema registo

estimado

Recommended Posts

boas

Bem, como alguns sabem eu estou a fazer um sistema de registo para um site, só que eu hoje deparei-me com um problema e gostaria se me podessem ajudar!

Bem é o seguinte:

-> Eu se não escrever nada nos campos de registo, eu consigo registar-me!?? Depois se eu for ao Lofin e digitar os campos em branco e fazer"Login" ele entra sem escrever nada!

Podem-me ajudar a resolver este problema, sendo que só se regista quando os campos estiverem preenchidos e o email correctamente!

-> E depois queria que pedi-se para digitar a senha 2 vezes!

Tipo:

Password:

Digite novamente a Password:

O meu codigo do ficheiro "Registar"!

<?php
require_once "config.php"; // inclui a conexão a database
if(!isset($_POST['join'])){
echo "
<form method=\"post\" action=\"registar.php\">
<label>Nome de Utilizador</label><br/><input name=\"username\"/><br/>
<label>Email</label><br/><input name=\"email\"/><br/>
<label>Password</label><br/><input name=\"password\" type=\"password\"/><br/>
<input type=\"submit\" name=\"join\" value=\"register\"/>
</form>
";
}else{
$pass = sha1($_POST['password']);
$user = mysql_real_escape_string($_POST['username']);
$email = $_POST['email'];
mysql_query("INSERT INTO users (id, username, email, password) VALUES (NULL, '$user', '$email', '$pass')") or die("Alguma coisa correu mal durante o registo. MySQL erro: ".mysql_error());
echo "Registo Completo - <a href=\"login.html\">Entrar na Conta</a>.";
}
?>

Obrigado

Edited by softklin

Visual Studio 2010 C#

Não consegues fazer essa alteração? Não tem nada de complicado, basta verificares se os campos do formulário são diferentes de "" (ou se quiseres, usar o empty(), mas tem em atenção que valores como 0 são considerados vazios). Para o caso da password, basta criares um novo campo de formulário HTML por baixo de password (copy/paste do campo password) e ter o cuidado de mudar o nome, por exemplo, para password2. Na altura de confirmar, basta fazer algo como:

if( $_POST['password'] !== $_POST['password2'] )
{
 die('Ocorreu um erro ao registar: a password e a sua confirmação devem ser iguais');
}

Isto tem de estar depois da validação dos campos em branco, senão é criado um registo com password em branco.

Um conselho adicional: se ainda não tiveste esse cuidado, coloca o campo do username na tua base de dados como UNIQUE. Dessa forma, não inseres vários utilizadores com o mesmo username involuntariamente.

Edited by softklin

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

obrigado, o código funcionou perfeitamente:D

Consegui!

Obrigado pela sua sugestão, por acaso não sabia disso:D

Só uma pequena pergunta!

Não dá para mudar isto?

Duplicate entry 'estimado' for key 'username'

Para:

O Username digitado já se encontra registado na Base Dados!

Dá para mudar?

Obrigado:D

Visual Studio 2010 C#

É possível colocar uma mensagem personalizada, mas é preferível fazeres uma verificação manual se o username já existe. Essa restrição serve, sobretudo, para não permitir inserir usernames duplicados na tabela. Vamos supor que tens um backup e que, por erro, fazes insert em vez de update: irias ficar com usernames duplicados.

Do lado do PHP, basta um select:

$res = mysql_query("SELECT COUNT(*) FROM users WHERE username = '$username'");
if( mysql_result($res, 0) > 0 )
{
 die('O Username digitado já se encontra registado na Base Dados!');
}

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Os registos em branco não tem segredo nenhum. Tal como disse anteriormente, basta verificares com um if, se os campos estão vazios: isto é, se os campos são iguais a "".

if( $_POST['username'] == "" )
{
 die('Deve indicar um username');
}

e assim por diante para os outros campos.