Jump to content

Insert ID's

Mica
 Share

Recommended Posts

Dim connString As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=" & Application.StartupPath & "\ClubeVideo.accdb"
 Dim OLDB As String = "INSERT INTO Recibo ([iDRecibo],[NomeClube],[MoradaClube],[NIF],[iDCliente],[iDFilme],[PrecoFilme] VALUES (@IDRecibo,@NomeClube,@MoradaClube,@NIF,IDCliente,IDFilme,@PrecoFilme)"
 ' Inicia uma ligação à bse de dados
 Using connection As New OleDbConnection(connString)
	 ' Define o comando e os parâmetros
	 Dim command1 As New OleDbCommand(OLDB, connection)
	 command1.Parameters.Add("@IDRecibo", OleDbType.Integer).Value = TextBox1.Text
	 command1.Parameters.Add("@NomeClube", OleDbType.VarChar).Value = TextBox2.Text
	 command1.Parameters.Add("@MoradaClube", OleDbType.VarChar).Value = TextBox3.Text
	 command1.Parameters.Add("@NIF", OleDbType.Integer).Value = TextBox4.Text
	 command1.Parameters.Add("@IDCliente", OleDbType.Integer).Value = TextBox5.Text
	 command1.Parameters.Add("@IDFilme", OleDbType.Integer).Value = TextBox6.Text
	 command1.Parameters.Add("@PrecoFilme", OleDbType.Integer).Value = TextBox7.Text
	 ' Abre a ligação e insere o registo
	 connection.Open()
	 Dim xx As String = command1.ExecuteNonQuery()
	 If xx < 1 Then
		 MessageBox.Show("Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
	 Else
		 MessageBox.Show("Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
		 connection.Close()
		 command1 = Nothing
	 End If
 End Using

Boa Tarde,

Estou aqui com uma dificuldade x.x

Pelo código dá para perceber que o que pretendo fazer é inserir um registo novo, em que o mesmo me de o IDRecibo automaticamente(Ja definido na BD), tal como o IDCliente e o IDFilme, ou seja que me mostre os ID's disponiveis na BD... O problema é que nem á "mão" isto deixa fazer x.x

Dim xx As String = command1.ExecuteNonQuery() ---- Erro de sintaxe na instrução INSERT INTO.

Grato

Edited by Caça
GeSHi

Olá Mica.

Olhando para a instrução 'Insert' faltam um ')' antes de 'VALUES' e uns '@' nalguns parametros - daí o erro de sintaxe.

O command1.ExecuteNonQuery() retorna o nº de registos afetados (neste caso 1)

É possível retornar valores no caso de commands do tipo StoredProcedure, mas como (penso eu) o Access não as possui, tens de fazer a seguir uma consulta à bd, tipo:

SELECT * FROM Recibo WHERE IdRecibo = @IdRecibo

partindo do princípio que IdRecibo ´c. primaria ou único na tabela.

--------

Por outro lado, não estou a perceber porque queres retornar os IDs se já os tens nas textboxs.

Será que IdRecibo é autonumber?

Se for não o podes utilizar na instrução insert e para retornar o valor Inserido deves utilizar o sql

SELECT Max(IdRecibo) FROM Recibo