Jump to content

SENDER

Leudassdf

Recommended Posts

Boas pessoal.

Eu em VB faço isto sender.text para saber o text do objecto em que ocorre o evento click por exemplo

mas em c# nao consigo perceber como e que se faz. ja pesquisei em varios sites e nao estou a conseguir saber o texto que se encontra no objecto clicado. e esse objecto pode ser a label1,label2 por ai em diente.

Ou seja em vb o que fazia era:

Private Sub Label1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Label1.Click, Label2.Click, Label3.Click
       MsgBox(sender.text)
   End Sub

ou seja ao clicar em qualquer dessas tres labels a messagebox mostraria o texto da label em que cliquei

Mas como posso fazer isto em C#?

Tens que fazer primeiro um cast, por exemplo:

Label lb = (Label)sender;
MessageBox.Show(lb.Text);

ok. obrigada. mas ainda me falta uma coisa e que eu tenho para exemplo isto :

private void label1_Click(object sender, EventArgs e)
 {
	 Label lb = (Label)sender;
	 MessageBox.Show(lb.Text);
 }

mas isto e para o evento label1.click, mas se for para o evento label2 como faço? e que pelo que me parece nao posso criar handles como no vb.

ja agora no codigo tens label lb=(label)sender;

isso e uma declaraçao da variavel tambem?

Dá para fazeres isso. No local onde mudas as propriedades, deves poder ver lá um símbolo de um trovão amarelo: essa é a zona onde podes alterar o evento. Para cada um dos teus componentes (ou até selecionando todos ao mesmo tempo, deve funcionar), procuras o evento "click" e digitas lá o nome dessa função.

NO C#, a definição de eventos de forma programática (no código) está um pouco mais escondida do que no VB.net. Se abrires o ficheiro do formulário na vista de código gerado, reparas nalgumas entradas do género:

label1.Click += new EventHandler(<nome_da_funcao>);

Isto é a associação de eventos a funções no C#.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.