Jump to content

Acesso ficheiro Excel de grande tamanho [elevado tempo e consumo de memória ao aceder]

I-NOZex

Recommended Posts

Bom dia.

Estou com um problema com uma aplicação em C# que estou a desenvolver, em que consiste basicamente em comparar 2 ficheiros excel. Até aqui tudo bem, a ligação está correcta e funciona tudo bem (a parte da comparação ainda não desenvolvi) a excepção de que um dos ficheiros a comparar tem quase 100mb de tamanho, o que leva a um consumo de memória superior a 700MB cada vez que tenho de extrair informações dele.

O código que estou a usar para a ligação está assim:

private void carregarDocumento2ToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e)
{
load_file.Title = "Carregar Documento 2";
load_file.ShowDialog();
if (load_file.CheckFileExists)
{
string connectionString = String.Format(@"Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source={0};Extended Properties=""Excel 8.0;HDR=YES;IMEX=1;""", load_file.FileName);
string Sheet1 = "Folha1";
int i = 0;
using (OleDbConnection conn = new OleDbConnection(connectionString))
{
conn.Open();
DataTable dbSchema = conn.GetOleDbSchemaTable(OleDbSchemaGuid.Tables, null);
if (dbSchema != null && dbSchema.Rows.Count > 0)
{
DataRowCollection sheets = dbSchema.Rows;
while (Convert.ToString(sheets[i]["TABLE_NAME"]).Contains("_xlnm._?"))
{
i++;
}
Sheet1 = Convert.ToString(dbSchema.Rows[i]["TABLE_NAME"]);
}
}
string query = String.Format("select * from [{0}]", Sheet1);
OleDbDataAdapter dataAdapter = new OleDbDataAdapter(query, connectionString);
DataSet dataSet = new DataSet();
dataAdapter.Fill(dataSet);
dtgrid2.DataSource = dataSet.Tables[0];
}
}
O while que aí se encontra serve para percorrer o documento Excel até encontrar a 1a página (pois nem sempre a 1a posição da array é a primeira página, por vezes são "páginas" ocultas que o Excel cria, algo como "_xlnm._FilterDatabase$" por exemplo).

Tenho um ficheiro com 500 e poucos KB e funciona na perfeição, com o outro é que se dá o problema.

Tenho que usar esse método para fazer a ligação, a menos que não haja de resto outra opção de como o fazer...

Lembrei-me se usando threads não conseguiria resolver em parte o problema?

Se sim podem fornecer algum código de exemplo, ou fontes? Digamos que comecei a programar C# ontem e em problemas mais específicos nado um bocado xD

Obrigado a quem me possa ajudar 😉

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

pelo que vi nos foruns de suporte a programadores da microsoft, usar OPEN XML é o mais recomendado, e ainda mais para grandes ficheiros, é mais rapido e come menos recursos... o problema é que nao encontro nada explicito de como fazer a ligaçao e espetar aquilo numa datatable ou logo pra datagrid :/

alguem sabe de algum exemplo de codigo, ou uns links que possa arrnjar sfv? tenho alguma urgencia... o programa ta ok e totalmente funcional excepto este pequeno (grande) problema... :x

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net