Jump to content

Recommended Posts

Posted

Tudo depende do que é que vais escrever... O básico será algo como:

• Resumo/Abstract
  • Introdução
  • Conteúdo
  • Conclusão
  • Referências

Por Conteúdo refiro-me às várias secções onde vais colocar o material propriamente dito que tens para publicar.

Por vezes, também pode fazer sentido colocar uma secção para Trabalho Futuro junto à Conclusão. E também pode fazer sentido ter anexos, por exemplo, para colocares código, ou exemplos.

Posted

Relativamente ao código, o que é que fará sentido transcrever para o relatório técnico? Não acho que haja necessidade de colocar tudo, mas também não sei o que hei-de escrever. Falar sobre a existência de variáveis globais, procedimentos globais? Reutilização de código nas várias partes do programa através de módulos? Eu nunca vi nenhum relatório técnico, não sei examente o que costumam conter, por isso não sei como fazê-lo...

Posted (edited)

Talvez mas o programa que eu estou a fazer usa vb.net, por isso é que meti o tópico neste quadro.

É sobre um programa de gestão de uma sapataria, é um projeto académico.

Edited by Adão
Posted

Deves começar por descrever o problema que tinhas para resolver.

E depois deves descrever a solução que desenvolveste (quais os módulos que constituem a solução, como é que se agrupam, como é que se interligam, etc.).

Depois acho que também deves dar alguma atenção para opções que tiveste que tomar (porque é que escolheste uma determinada estrutura de dados ou algoritmo, por exemplo, e quais as vantagens e desvantagens relativamente a outras soluções).

Na conclusão deves resumir o trabalho feito, e também falar um pouco do que é que farias de modo diferente caso tivesse que resolver o mesmo problema de novo (de certa forma, que lições aprendeste com o trabalho).

À partida, uma secção com trabalho futuro (coisa a melhorar), também deverá estar presente.

Quanto ao código a mostrar, não sei a dimensão do projecto. Podes focar as partes que sejam úteis para compreender os que descrever no relatório (e.g., principais estruturas de dados e algoritmos).

Posted

A acompanhar este projeto, seguirá também um relatório completo com esses tópicos (descrição ou resumo, conclusão, trabalho futuro, entre outros). Agora estou a aperceber-me de um erro que cometi no início deste tópico, talzes lhe devesse chamar manual técnico e não relatório. Este programa é um projeto final do curso que estou quase a concluir e a ideia é, para o meu caso que estou a fazer um programa, apresentá-lo ao júri como se quisesse venvê-lo; por isso o manual técnico é um documento que acompanha o programa ao comprador para que, se este quiser, possa alterar-lhe o código. Pelo que entendi do que o meu stor disse, a ideia é que quem for ler o manual fique a perceber qual é a estrutura do código.

Posted

http://pt.wikipedia.org/wiki/Javadoc

http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Modeling_Language#Diagrams_overview

Se não conheces UML, se calhar o melhor é deixar isso de fora.

Quanto ao Javadoc, a ideia é gerar páginas HTML a descrever os elementos da tua aplicação (ou seja, documentação das funções e estruturas de dados). Não sei exactamente qual é a tecnologia normalmente usada para gerar documentação com vb.net.

Posted

Se estiveres virado para coisas mais orientadas para o negócio com a especificação técnica do sistema e respectiva correspondência com os processos de negócio, aconselho a espreitares a Enterprise Architecture com frameworks como Zachman e TOGAF.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare