Jump to content

erro mingw

polska

Recommended Posts

Boas pessoal, eu compilei um programa no MingW e a solução deu incorrecta, achei estranho e fui verificar no microsoft visual studio, e aí já deu corretamente... Alguem me conssegue ajudar?

Código:

#include <stdio.h>
int main(){
char cordenadas[6];
int r1[30],r2[30],ultimo=0;
fgets(cordenadas,sizeof(cordenadas),stdin);
do{
 scanf("%d",&r1[ultimo]);
 if(r1[ultimo]!=0)
  ultimo++;
}while(r1[ultimo]!=0);
getchar(); // depois do 0 temos de apanhar o enter senão não lê o fgets asseguir
fgets(cordenadas,sizeof(cordenadas),stdin);
for(int i=0;i<=ultimo;i++){ // <=ultimo porque tem de contar o 0
 scanf("%d",&r2[i]);
}
for(int i=0;i<ultimo;i++){
 if(r1[i]==5 && r2[i]==5){
  printf("KO\n");
  return 0;
 }
}
printf("OK\n");
return 0;
}

Exemplo teste:

-7 0

6

6

6

6

6

6

6

5

5

0

7 0

4

4

4

4

4

4

4

5

5

0

OUTPUT: KO

Quando corro o programa normalmente no mingw com o ficheiro de teste D1.txt exibe-me OK, e deve ser o contrário, eu corri o programa linha a linha, e quando introduzo:

-7 0

6

6

6

6

A execução para e mostra logo OK, nem deixa acabar de meter os dados... Já no visual corre tudo direito e o resultado esta correto...

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

seria estranho mas tenta isto:

scanf("%d",&(r1[ultimo])); // seria estranho porque o operador [] tem precedência em relação ao &

caso continuar a dar problemas, enfia printf's de debug (com info diferente em cada um) antes dos scanf's

Exactamente igual.. Não é suposto este tipo de erros aparecer... Já fiz programas parecidos e nunca aconteceu, é muito estranho 😄

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

O programa só faz alguma coisa por acaso; o array 'r1' não é inicializado, logo pode ter qualquer valor, incluíndo zero.

No primeiro ciclo lês o valor inteiro do stdin, comparas com zero (o que está mal pois o que devias fazer era verificar se o scanf() retorna 1 valor processado) e se não fôr zero assumes que recebeste um valor e incrementas a variável índice 'i'. A ideia seria de o ciclo terminar se não houvesse um valor recebido. O problema é que o ciclo é um do..while, que vai testar a condição depois de incrementares a variável 'i', logo se o elemento seguinte do array fôr zero (que ainda não foi lido) o ciclo pára.