alves077 Posted June 18, 2012 at 09:04 PM Report Share #463839 Posted June 18, 2012 at 09:04 PM Boa noite, Não sei se estou no sitio certo, se não estiver peço desculpa. Mas tenho aqui uma dúvida que não estou conseguir tirar, queria calcular a complexidade temporal de um algoritmo recursivo e não estou a conseguir. De um algoritmo não recursivo consigo, ir vendo o número de atribuições e comparações realizadas. Basicamente determinar os número de operações primitivas,o problema pelo que vejo os algoritmos recursivos já não são bem assim. Alguém sabe explicar como funciona o calculo da complexidade em algoritmos recursivos? Obrigado pela atenção, alves077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 18, 2012 at 09:45 PM Report Share #463863 Posted June 18, 2012 at 09:45 PM Tens que tentar prever também o número de chamadas recursivas, e a complexidade de cada caso. Podes dar um exemplo de um algoritmo recursivo que queiras analisar? Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted June 18, 2012 at 10:04 PM Report Share #463866 Posted June 18, 2012 at 10:04 PM Precisas de aplicar o teorema mestre (?) "master theorem". What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
alves077 Posted June 19, 2012 at 12:08 PM Author Report Share #463996 Posted June 19, 2012 at 12:08 PM (edited) Um exemplo de algoritmo que queria calcular a complexidade e: void combinar(int *vector,int j,int n,int quantidade,int** output,int n_sacos) { int i,tmp; if (j == n-1) { combinar(vector,0, n,quantidade,output,n_sacos); } else { for (i = j; i < n; i++) { tmp = vector[i]; vector[i] = vector[j]; vector[j] = tmp; combinar(vector, j+1, n,quantidade,output,n_sacos); vector[j] = vector[i]; vector[i] = tmp; } } } Isto é só um exemplo. Não ligues a erros de sintaxe, é só mesmo para tentar perceber como calcular com recorrência. Edited June 20, 2012 at 10:53 AM by alves077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 19, 2012 at 10:21 PM Report Share #464257 Posted June 19, 2012 at 10:21 PM Na primeira chamada recursiva do combinar parece faltar aí um argumento. A estratégia que eu seguiria seria tentar criar uma árvore com as chamadas à função (um callgraph, basicamente). Isto depois de abstrair o código para uma representação funcional simples. Ignorando a primeira chamada recursiva dentro da função, e assumindo que o j começa em 0 (i.e., n será o tamanho do problema), a árvore que se obtém parece-me que tem 2n nodos. Ou seja, executarias 2n vezes aquelas operações de cópia. Pelo que percebi do Master Theorem, penso que não é aplicável neste caso, devido ao a (número de chamadas recursivas) não ser uma constante. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
alves077 Posted June 20, 2012 at 11:01 AM Author Report Share #464333 Posted June 20, 2012 at 11:01 AM (edited) Tenho problemas a chegar aos 2n, a árvore representa o número de chamadas recursivas, que vai de 0 até n. Mas como se chega a 2n? Se cada nó repesenta cada chamada recursiva, isto não teria n nós? Obrigado pela atenção, alves077 Edited June 20, 2012 at 11:03 AM by alves077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
xtrm0 Posted June 20, 2012 at 12:07 PM Report Share #464343 Posted June 20, 2012 at 12:07 PM (edited) O código, como está escrito agora, nunca acaba, pelo que nao se pode analisar a complexidade. Partindo do principio que querias fazer um return na linha em que recomeça o loop infinito, acho que o código tem complexidade O(n*n!) e não 2^n. Demonstração: As única variávels que sao utilizadas pelas funcao e que alteram o número de chamadas recursivas sao j e n. Imagina, para simplificar a demonstração, que a funcao que nos dava o número de vezes que tinhas chamado a funcao recursiva, em funcao de j e n era: g(j, n) Em cada chamada recursiva, tu evocas n-j vezes a funcao g(j+1, n), pelo que é certo que: g(j,n) = {(n-j) * g(j+1,n) + 1, se j<n-1 ; 1, se j=n-1} Agora, se começares a encadear as funções na mesma expressão, obténs: g(0,n) = (n-0) * g(0 + 1, n) + 1= =1 + n * ((n-1) * g(1 + 1, n) + 1) = = ... = = 1 + n * n * (n-1) * (n-2) * ... * 2 * g(n-1, n) = = 1 + n * n! = O(n*n!) QED. Edit: Tinha cometido um erro na conversão para notação assimptótica. Edited June 20, 2012 at 05:46 PM by xtrm0 <Signature goes here> Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 20, 2012 at 03:29 PM Report Share #464398 Posted June 20, 2012 at 03:29 PM Tinha lido mal a chamada recursiva. Estava na ideia que era combinar(vector, i+1, n,quantidade,output,n_sacos);, em vez de combinar(vector, j+1, n,quantidade,output,n_sacos);. Ou seja, teríamos g(1,n) + g(2,n) + ..., em vez de (n-1) * g(1, n) (Ou li mal, ou o alves077 editou essa parte do código, mas é provável que tenha lido mal.) xtrm0, o teu último passo parece-me estar incorrecto: O(1 + n * n!) = O(n!) => 1 + n * n! ≤ M * n!, para todo o n > n0 => 1/n! + n ≤ M, para todo o n > n0 Como n pode ser um valor arbitrariamente grande, o M não pode ser uma constante. A complexidade seria mesmo O(n*n!). alves077, revê a primeira chamada recursiva. Como o xtrm0 referiu, na alteração que fizeste agora tens aí um algoritmo que não termina. A forma como efectuas essa chamada vai alterar a complexidade do algoritmo. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
alves077 Posted June 20, 2012 at 05:24 PM Author Report Share #464442 Posted June 20, 2012 at 05:24 PM Desculpem pelo engando no codigo, Foi buscar um mau exemplo, tanta pressa e nem vi bem. O codigo que está bem quando entra no if vai para outra função. E ai sim tem um return. void combinar(int *vector,int j,int n,int quantidade,int** output,int n_sacos) { int i,tmp; if (j == n-1) { comparar(vector, n,quantidade,output,n_sacos); } else { for (i = j; i < n; i++) { tmp = vector[i]; vector[i] = vector[j]; vector[j] = tmp; combinar(vector, j+1, n,quantidade,output,n_sacos); vector[j] = vector[i]; vector[i] = tmp; } } } Não sei se é o melhor exemplo para perceber bem este calculo. Vou por um exemplo mais simples, para ser mais facil de explicar, e de eu perceber, a soma de 0 a N recursivamente: int soma(int n) { if (n > 0) return n + soma(n - 1); else return 0; } Obrigado pela atenção, alves077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
xtrm0 Posted June 20, 2012 at 05:42 PM Report Share #464450 Posted June 20, 2012 at 05:42 PM (edited) Rui Carlos, tens razão. Obrigado pela correção. já editei. alvez077, esse código tem complexidade de O(n), tenta tu demonstrar porquê. (sugestão: define g(n) e a seguir encadeia.) Edited June 20, 2012 at 07:51 PM by xtrm0 <Signature goes here> Link to comment Share on other sites More sharing options...
alves077 Posted June 27, 2012 at 09:59 AM Author Report Share #465867 Posted June 27, 2012 at 09:59 AM (edited) Acho que ja percebi +/- a ideia, este último e fácil de perceber o O(n). Só mais um dúvida se me puderem: for( cnt1=0, i=0; i>=n; i*=2) for( j=i; j<=i+3; j++) cnt1++; Sabendo que é complexidade O(log N), queria perceber como lá chegar. quando se trata de logaritmos tenho alguma dificuldade em perceber como chegar a essa conclusão. Calculo as operações primitivas mas a partir daí não sei como fazer. Obrigado pela atenção, alves077 Edited June 27, 2012 at 03:41 PM by alves077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 27, 2012 at 03:24 PM Report Share #465974 Posted June 27, 2012 at 03:24 PM O i está a crescer exponencialmente, pelo que num intervalo de 0 a n irá passar por log(n) valores. Depois o j percorre sempre 4 valores, e sendo uma constante, não afecta a complexidade. (De referir que a sintaxe do teu primeiro for está errada.) Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts