Jump to content

Recommended Posts

Posted

Fiquei no minimo parvo.... Como é possivel a microsoft acabar com esta framework ? enfim.. cada vez percebo menos que linguagem programar uma vez que dá na cabeça de um CEO de acabar com uma framework e lá tem que um gajo aprender cenas novas...Enfim

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Posted (edited)

Apesar de ainda não haver confirmação de nada, nem o saber ocupa lugar nem o XNA faz puff e deixa de existir.

O facto de estares numa época emaranhada em .NET (Microsoftically speaking) não fez, por exemplo, com que o VB6 morresse abruptamente.

Apesar de já teres martelos ergonómicos e forjados em Mordor com técnicas indestrutíveis que o próprio Sauron inventou, NADA te impede de martelar com uma pedra.

Além disso, o que aprendes com XNA podes aplicar em qualquer outra game library com relativa facilidade. Já usei muitas game engines e game libraries e regem-se todas por os mesmos princípios.

O mundo da informática não pára para tu aprenderes uma linguagem, nem nunca vai parar por nada nem por ninguém. Ou corres, ou vês correr.

Edited by ribeiro55

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

Gostei ribeiro55 obrigado pela ótima explicaçao... Podes dizer outras games library de tão bom nivel como XNA ou melhor para visual basic .net ? é que eu estou a usar o Windows 8 e não consigo instalar a XNA framework

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Posted (edited)

A minha filosofia no que toca a novos sistemas operativos é simples: Windows 8 ainda não saiu. Eu não me preocuparia com XNA em versões que só contam com açúcar para os end-users se tivesse de decidir prioridades no desenvolvimento de um SO.

Espera pelo menos por uma RC para começar a testar coisas "antigas". As previews são para malhar nas coisas novas.

Deverias ter instalações do sistema operativo em paralelo enquanto o W8 não é polido: para trabalhar na estável e brincar no brinquedo novo. Ou então usa uma VM no W8.

Ainda assim, também ainda não sabemos quais as opções oficiais da empresa. Só deves rasgar a tshirt e agarrar no megafone depois.

Vamos esperar. Parece que hoje iam anunciar qualquer coisa.

Quanto às game libraries, para VB não conheço mais nenhuma que arranhe o XNA.

Tens uma boa compilação de engines e libraries na wikipedia: http://en.wikipedia....of_game_engines

Edited by ribeiro55

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

Quanto às game libraries, para VB não conheço mais nenhuma que arranhe o XNA.

Tens uma boa compilação de engines e libraries na wikipedia: http://en.wikipedia....of_game_engines

Só c++ e java ... existe esta quantidade toda pro Visual Basic .Net?

Posted

Só c++ e java ... existe esta quantidade toda pro Visual Basic .Net?

acho que e' uma boa altura para ires para linguagens fora do .Net 😄

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

acho que e' uma boa altura para ires para linguagens fora do .Net 😄

Concordo ....ribeiro eu tou com uma versão RC .... Fui ver e é ... e já está confirmado que não haverá dai estas versões já terem uma opção para não deixar instalar nenhum pacote developer XNA

Posted

Espera tive a procurar informacoes, porque achei um pouco esquecito a M$ deixar assim de lado o XNA, pelo o que eu li o XNA so' nao e' suportado para aplicacoes metro style, as aplicacoes desktop podem usar!

It is correct that XNA is not supported for developing the new style Metro applications in Windows 8.

But XNA remains fully supported and recommended for developing on Xbox and Windows Phone, not to mention for creating classic Windows applications (which run on XP, Vista, Win7, and also Win8 in classic mode).

http://www.mobiletechworld.com/2011/09/19/no-xna-support-for-metro-applications-in-windows-8/

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

Acabei ( pela 1239281371293712983712x ) de tentar instalar XNA no Windows 8 e não deixa ... e não sou o único

Posted

Nao sei, nao uso o windows 8 nem o XNA, por isso nao me importo muito 😄

Posted (edited)

Agora chamam Release Preview à Release Candidate? (estou mesmo a perguntar, no irony here)

O que é que é "não deixa" ?

Aparece o Ballmer de braço cruzado e cara feia?

Mostra lá afinal qual é a mensagem... já agora.

Espera tive a procurar informacoes, porque achei um pouco esquecito a M$ deixar assim de lado o XNA, pelo o que eu li o XNA so' nao e' suportado para aplicacoes metro style, as aplicacoes desktop podem usar!

Que é o que acontece agora! "Metro"=SL e SL != XNA.

Essa citação que arranjaste faz todo o sentido.

Se foi isto que leste, Lukas, e interpretaste dessa forma fatalista, aqui tens o consolo.

Agora, se continuas a ser sempre tu a meter entraves mais vale saltares da .NET para fora e deixares-te de lamúria. 🙂

Foi preciso um tipo dos que escreve Microsoft com a conotação capitalista (ainda... já não chega?) para te dizer que não é bem assim! (nada pessoal pikax)

Edited by ribeiro55

Sérgio Ribeiro

Posted (edited)

Foi preciso um tipo dos que escreve Microsoft com a conotação capitalista (ainda... já não chega?) para te dizer que não é bem assim! (nada pessoal pikax)

Eu nao tenho nada contra as ferramentas da microsoft, utilizo o windows 7 e a minha IDE preferida e' o VS, so' que nao concordo com os ideais deles.

Normalmente uso o "m$" quando falo na empresa em mente nos ideias dela, ja' que m$ nao iria mandar todo o desenvolvimento e dinheiro gasto no desenvolvimento do XNA, para agora com o win8 deixar de dar suporte, ate' que o XNA e' relativamente recente

Edited by pikax

Posted

Vocês têm que ver que isto é informática. Não podem achar que uma tecnologia vai existir eternamente e que vão trabalhar sempre nela.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Não posso deixar de concordar com o @KTachyon e o @HappyHippyHippo.

Mas se o XNA vai ter suporte para Desktop e não para Metro, também não me admira. O Metro não me parece ter sido propriamente concebido para jogos todos XPTOs, quanto muito um Chess muito interactivo 😛

Knowledge is free!

Posted (edited)

gamedev.stackexchange.com/questions/22292/what-is-the-future-of-xna-in-windows-8-or-how-will-manged-games-be-developed-in

http://www.kotaku.co...with-windows-8/

Eu ainda sei ler ....

There’s no clear answer from Microsoft at the moment, other than the fact XNA won’t be supported going into the company’s new operating system

Ps: E erros...também sei ver erros.....

http://img836.imageshack.us/img836/7624/79587224.png

Edited by Lukas S.

Posted

Boa noite,

Em metro, jogas bem "angrybirds" ou "cut the rope", coisas "simples, e não jogos mais interessantes.

Não me parece que a tecnologia vá ser extinta, parece-me mais que vai ser "integrada" numa outra... Agora com as mudanças todas, tem de se fazer "alguma operação de charme"...

A verdade seja dita, em informática nenhuma tecnologia dura para sempre, todas correm o risco de desaparecer, ou tornar-se obsoletas... Poucas são as "verdades" que eram verdade à 20 anos e ainda o são hoje.

Ainda me lembro do DOS e das bios em que se não encontrassem SO arrancavam um interpretador de Basic, e mais recentemente do Visual J++ que "desapareceu"... Java existe mas a MS abandonou o editor integrado na suite Visual Studio... Ainda me lembro de achar 512k de gráfica uma loucura! Hoje acho 512Mb uma miséria... Nada é eterno!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Já estamos para aqui a baralhar conceitos.

Em "metro" não jogas nada. Metro é um conceito de interface. E hoje, as is, cheira a Silverlight que tresanda. (se falarmos do Metro UI do WP7)

Angrybirds ou Cut the rope, são, na pior das hipóteses, escritos com recurso aos novos standards do HTML5. Ou isso ou XNA. Não tens outra hipótese.

Ao ler tudo com calma, fez-me lembrar o reboliço das WinForms e XAML. Ainda coexistem. Alguém morreu? São cenas diferentes.

Ao que parece, as so called "Metro Apps" assentam no que eles estão a chamar de WinRT, que por debaixo dos mosaicos todos voltas a ter XAML, C#, VB, .NET, bla bla bla.

Depois tens as Desktop Apps, com o que já papas hoje, XNA incluído. Não passam por a WinRT. Passam como já passam para Win32 e .NET / SL.

Vão coexistir, da mesma forma que WinForms e XAML coexistiram(em). São é cenas diferentes, para fins diferentes.

Em dispositivos móveis é que provavelmente só vais poder desenvolver com WinRT ou XNA.

@Lukas, ainda bem que sabes ler e ver erros. Eu infelizmente é que ainda não adivinho o que te aparece à frente.

A mensagem de erro que te aparece nem diz que sim nem diz que não.

E já que sabes ler, continua lá a ler um dos teus links, até ao ponto em que diz:

Citação
It should be made clear that .NET and DirectX, which XNA runs on-top of, aren’t going anywhere, so plugging all the XNA-specific bits into Windows 8 looks like a code issue right now. How game developers will connect to Metro in the long-term, well, I’m still waiting to hear more about that.

Sérgio Ribeiro

Posted (edited)

Pela citação que fizeste traduzindo para o portguês signfica que a framework .net e a DirectX não vão a lado nenhum já em relação ao XNA está a dar problemas no Windows 8....Mas claro também menciona como os game developers vão se conectar no Metro a longo termo e que ele ainda está a espera de ouvir mais sobre isso ...

Quanto ao erro eu também não sei mas foi simples fui á net e coloquei Windows 8 Xna .... Juntas os dois e ? Erro!

Edited by Lukas S.

Posted

O que a citação diz é que se .NET e DirectX não vão a lado nenhum, e assentando neles como o XNA assenta, a sua persistência será apenas uma questão de adaptação de código.

O não conseguires instalar está de certeza relacionado com a não preocupação nessas tretas em release previews.

Como já te disse, ou DualBoot, ou VM, ou espera por a release.

De qualquer forma, há quem tenha conseguido. Juntas os dois e ? Procura!

http://forums.create.msdn.com/forums/t/100431.aspx

Sérgio Ribeiro