Jump to content

Não lê o primeiro readln

TJFBarreto

Recommended Posts

Boas,

Estou a realizar um programa de ficheiros.. e estou aqui com um erro que não sei o que se passa, já me estou a dar em doido com isto

Quando corro o programa, e fui para a secção que aqui vou meter, era suposto o cursor parar no readln da Tabela.Nome, mas não apenas aparece o writeln do nome e do bi e depois o readln da Tabela.BI, não sei o que se passa, tenho as variáveis bem declaradas..

gotoxy(36,5);textcolor(yellow);write('Inscriçao');
gotoxy(18,7);textcolor(10);write('Escreva o seu nome: ');
gotoxy(38,7);textcolor(11);readln(Tabela.Nome);
gotoxy(18,8);textcolor(10);write('Escreva o seu BI: ');
gotoxy(36,8);textcolor(11);readln(Tabela.BI);
gotoxy(18,9);textcolor(10);write('Escreva o nome da sua equipa: ');

http://img834.imageshack.us/img834/109/imgpv.png

Obrigado

Edited by TJFBarreto

Possivelmente tens uma situação qualquer previa que não lê correctamente a tecla, e fica um <enter> no buffer de teclado. Quando entra aí, o <enter> é passado ao primeiro readln, fazendo-o passar directamente para o 2º readln;

Faz um teste:

Antes do código que mostraste, mete um readkey; ou um readln;

Se for o caso que eu suspeito, o programa ficará já a mostrar correctamente os teus readln's.

Isto não quer dizer é claro que o problema esteja resolvido. É só um remendo.

O ideal é ires ver à secção do programa que corre imediatamente antes desse ecrã, e veres se não tens lá alguma coisa tipo um repeat until keypressed sem um readkey executado logo depois....

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Para melhor vermos o que se passa, mostra-nos o trecho de código que conduz o programa ao bloco que aqui colocaste. Mas também aposto que seja algo relacionado com o que o @nunopicado disse.

btw, aconselho-te a teres cuidado com, pelo menos, duas coisas:

1) deixa espaço entre as várias instruções, pois isso parece tudo um emaranhado sem lógica, algo assim:

GotoXY(1,1);   TextColor(Yellow); Write('Assim é mais legível!');
GotoXY(10,45); TextColor(Red);    Write('E alinhar os códigos semelhantes ainda é melhor ;D');

2) parece-me que estás a usar e a abusar da unit crt: antes da beleza, procura simplicidade, funcionalidade e eficiência.

Cumprimentos 😉

Knowledge is free!