Jump to content

Adicionar controlo

D3POD

Recommended Posts

Boas, alguém me sabe explicar como posso adicionar um controlo novo no form utilizando botões?

Queria utilizar um checkbox e ao selecionar vários então ele adicionava todos os selecionados mas o problema é mesmo como adicionar um 😛

Tenho procurado na internet mas os que encontro não tem explicação de como usar ou como funciona...

Já testei e dão erro ao clicar no botão...

Cumprimentos 😉

Envio este exemplo que adiciona 'buttons' ao form.

Coloca um 'Button1' no topo esquerdo do form para correres o programa.

Public Class Form1
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
 Dim w As Integer = Me.Width
 Dim h As Integer = Me.Height
 Dim n As Decimal
 Dim k, l, t As Integer
 Randomize()
 k = CInt(Int((10 * Rnd()) + 1)) 'gera valores entre 1 e 10
 Dim ct As Control
 For i = Me.Controls.Count - 1 To 0 Step -1
	 ct = Me.Controls(i)
	 If TypeOf ct Is Button And ct.Name <> "Button1" Then
		 Me.Controls.Remove(ct) 'apga control
	 End If
 Next

n = k / 3
 If n > Int(n) Then n = Int(n) + 1
 Dim pw As Integer = w / 3
 Dim ph As Integer = h / n
 For i = 1 To k
	 Dim b As New Button
	 AddHandler b.Click, AddressOf MostraTextoControlo ' cria novo button com handler de evento
	 b.Name = "btn" & i.ToString
	 b.Text = "btn" & i.ToString
	 b.Width = pw - pw * 0.15
	 b.Height = ph - ph * 0.15
	 l = i Mod 3
	 If l = 0 Then l = 3
	 b.Left = (pw / 2 - b.Width / 2) + pw * (l - 1)
	 t = Int((i - 1) / 3) + 1
	 b.Top = (ph / 2 - b.Height / 2) + ph * (t - 1) + 5
	 Me.Controls.Add(b) ' ADICIONA O CONTROLO
 Next
End Sub
Private Sub MostraTextoControlo(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)
 MsgBox(sender.name)
End Sub

End Class
Edited by ribeiro55

Em traços simples, um "controlo" não é nada mais que uma instância de uma classe qualquer.

Vamos lá dissecar isto objectivamente.

Com algo tão simples como:

Dim BT As New Button With {.Text = "O meu botão", .Size = New Size(100, 20), .Location = New Point(10, 10)}

Já tens um botão 100x20, que será colocado em x=10 e y=10 do seu container, com o texto "O meu botão", em memória.

Só precisas de colocar essa instância na colecção que "pinta os controlos", por assim dizer.

Num form, basta adicionar essa instância à colecção Controls:

Me.Controls.Add(BT)

Só com isto, já vês o botão.

Para que ele faça algua coisa, temos de colocar um "handler" num qualquer evento que ele dispare.

Por exemplo, quando clicas em cima dele, internamente é disparado um evento chamado Click. Se estivermos à espera do disparo desse evento, podemos fazer alguma coisa.

Para escutar o evento, com um endereço (sem ser inline, que pode ser confuso) basta:

AddHandler BT.Click, AddressOf ClicouNoBotao

Isto está basicamente a dizer: Pá, cria aí uma cena que chame o ClicouNoBotao quando o objecto BT gritar CLICK.

Agora só precisas de definir o alvo do endereçamento. Tens de criar o método ClicouNoBotao com a assinatura levantada por o evento Click.

A assinatura levantada implica um Object e um EventArgs, que no caso do click o object representa o botão que disparou o evento (para conseguires discernir de onde veio, se utilizares o mesmo handler para vários)

Nesse método, acrescentas a lógica que pretendes. Posso adiantar-te já um bloco com o disparador:

Private Sub ClicouNoBotao(disparador As Object, evargs As EventArgs)
Dim BotaoEmQuestao As Button = DirectCast(disparador, Button)

MessageBox.Show(
String.Format("Olá. Tenho escrito '{0}' e estou localizado em x={1} e y={2}",
BotaoEmQuestao.Text, BotaoEmQuestao.Location.X, BotaoEmQuestao.Location.Y))
End Sub

Se acompanhares a lógica, rapidamente te apercebes que podias criar 100000 botões, todos com o mesmo handler, e todos "respondiam por si".

Edited by ribeiro55

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"