D3POD Posted June 18, 2012 at 11:40 AM Report Share #463630 Posted June 18, 2012 at 11:40 AM Boas, alguém me sabe explicar como posso adicionar um controlo novo no form utilizando botões? Queria utilizar um checkbox e ao selecionar vários então ele adicionava todos os selecionados mas o problema é mesmo como adicionar um 😛 Tenho procurado na internet mas os que encontro não tem explicação de como usar ou como funciona... Já testei e dão erro ao clicar no botão... Cumprimentos 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jlpcalado Posted June 18, 2012 at 02:33 PM Report Share #463659 Posted June 18, 2012 at 02:33 PM (edited) Envio este exemplo que adiciona 'buttons' ao form. Coloca um 'Button1' no topo esquerdo do form para correres o programa. Public Class Form1 Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Dim w As Integer = Me.Width Dim h As Integer = Me.Height Dim n As Decimal Dim k, l, t As Integer Randomize() k = CInt(Int((10 * Rnd()) + 1)) 'gera valores entre 1 e 10 Dim ct As Control For i = Me.Controls.Count - 1 To 0 Step -1 ct = Me.Controls(i) If TypeOf ct Is Button And ct.Name <> "Button1" Then Me.Controls.Remove(ct) 'apga control End If Next n = k / 3 If n > Int(n) Then n = Int(n) + 1 Dim pw As Integer = w / 3 Dim ph As Integer = h / n For i = 1 To k Dim b As New Button AddHandler b.Click, AddressOf MostraTextoControlo ' cria novo button com handler de evento b.Name = "btn" & i.ToString b.Text = "btn" & i.ToString b.Width = pw - pw * 0.15 b.Height = ph - ph * 0.15 l = i Mod 3 If l = 0 Then l = 3 b.Left = (pw / 2 - b.Width / 2) + pw * (l - 1) t = Int((i - 1) / 3) + 1 b.Top = (ph / 2 - b.Height / 2) + ph * (t - 1) + 5 Me.Controls.Add(b) ' ADICIONA O CONTROLO Next End Sub Private Sub MostraTextoControlo(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) MsgBox(sender.name) End Sub End Class Edited June 19, 2012 at 11:32 AM by ribeiro55 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted June 19, 2012 at 12:07 PM Report Share #463995 Posted June 19, 2012 at 12:07 PM (edited) Em traços simples, um "controlo" não é nada mais que uma instância de uma classe qualquer. Vamos lá dissecar isto objectivamente. Com algo tão simples como: Dim BT As New Button With {.Text = "O meu botão", .Size = New Size(100, 20), .Location = New Point(10, 10)} Já tens um botão 100x20, que será colocado em x=10 e y=10 do seu container, com o texto "O meu botão", em memória. Só precisas de colocar essa instância na colecção que "pinta os controlos", por assim dizer. Num form, basta adicionar essa instância à colecção Controls: Me.Controls.Add(BT) Só com isto, já vês o botão. Para que ele faça algua coisa, temos de colocar um "handler" num qualquer evento que ele dispare. Por exemplo, quando clicas em cima dele, internamente é disparado um evento chamado Click. Se estivermos à espera do disparo desse evento, podemos fazer alguma coisa. Para escutar o evento, com um endereço (sem ser inline, que pode ser confuso) basta: AddHandler BT.Click, AddressOf ClicouNoBotao Isto está basicamente a dizer: Pá, cria aí uma cena que chame o ClicouNoBotao quando o objecto BT gritar CLICK. Agora só precisas de definir o alvo do endereçamento. Tens de criar o método ClicouNoBotao com a assinatura levantada por o evento Click. A assinatura levantada implica um Object e um EventArgs, que no caso do click o object representa o botão que disparou o evento (para conseguires discernir de onde veio, se utilizares o mesmo handler para vários) Nesse método, acrescentas a lógica que pretendes. Posso adiantar-te já um bloco com o disparador: Private Sub ClicouNoBotao(disparador As Object, evargs As EventArgs) Dim BotaoEmQuestao As Button = DirectCast(disparador, Button) MessageBox.Show( String.Format("Olá. Tenho escrito '{0}' e estou localizado em x={1} e y={2}", BotaoEmQuestao.Text, BotaoEmQuestao.Location.X, BotaoEmQuestao.Location.Y)) End Sub Se acompanhares a lógica, rapidamente te apercebes que podias criar 100000 botões, todos com o mesmo handler, e todos "respondiam por si". Edited June 19, 2012 at 12:09 PM by ribeiro55 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts