techhy Posted June 17, 2012 at 05:58 PM Report Share #463496 Posted June 17, 2012 at 05:58 PM Boas. Estou a realizar um trabalho e há um local que apenas pode ser possível inserir letras e outro, que apenas pode inserir números. Acredito que sabendo fazer um, sei fazer o outro e neste momento estou a tentar limitar a jTextField apenas a letras. Segue o código: public MaskFormatter setMascara(String mascara) { MaskFormatter mask = null; try { mask = new MaskFormatter(mascara); } catch (ParseException e) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nada" + e.getMessage()); } return mask; } private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { ......... pst.setString(3, jTextField4.getText()); jTextField4 = new JFormattedTextField(setMascara("UUUUUUUUU")); if(jTextField4.getText().length() < 6){ //isto é só para ter no mínimo 6 carateres, nem interessa para a dúvida JOptionPane.showMessageDialog(null, "O campo nome deve conter mais que 5 carateres."); } else { .............. } O que acontece, é que continuo a poder inserir tudo 😕 Já procurei muita coisa no Goog mas não percebo nada daqueles códigos gigantes em que também nada é explicado... Alguém poderá dar uma mãozinha? Cumprimentos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 17, 2012 at 07:57 PM Report Share #463525 Posted June 17, 2012 at 07:57 PM Para números costumo usar algo como new JFormattedTextField(new MaskFormatter("######")). Neste caso, penso que iria obrigar à utilização de exactamente 6 dígitos, que me parece não ser bem o que pretendes. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 18, 2012 at 12:41 AM Author Report Share #463562 Posted June 18, 2012 at 12:41 AM Pois, não é o que pretendo.. é um campo nome :| Obrigado na mesma! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 18, 2012 at 01:45 AM Report Share #463563 Posted June 18, 2012 at 01:45 AM Dei um exemplo para números. Também consegues limitar a letras. O problema é que, tanto quanto sei, o MaskFormatter é para um número de caracteres fixo. Não me parece que dê para o que queres. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 18, 2012 at 02:12 AM Author Report Share #463564 Posted June 18, 2012 at 02:12 AM Nesse caso, irei precisar para o campo telefone, tentei assim: pst.setString(5, jTextField6.getText()); try { JFormattedTextField jFormattedTextField = new JFormattedTextField(new MaskFormatter("#########")); } catch (ParseException ex) { Logger.getLogger(novoutilizador.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex.getMessage()); } No entanto dá para colocar mais que os 9 caracteres e dá para letras e números na mesma, como se não estivesse a fazer nada. Onde errei? Obrigadão! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 18, 2012 at 02:18 AM Report Share #463565 Posted June 18, 2012 at 02:18 AM Tens a certeza que estás a usar o textfield correcto? É que ainda agora testei uma aplicação que tenho aqui, e isso estava a funcionar (para datas, com o formato ##-##-####). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 18, 2012 at 02:27 AM Author Report Share #463566 Posted June 18, 2012 at 02:27 AM Sim, implementei nos dois campos que tenho que só quero com 9 números seguidos e consigo colocar o que quero. Quando coloco letras: "Data truncated for column 'NIF' at row 1"; Quando coloco mais que 9 caracteres: "Incorrect integer value: 'eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee' for column 'NIF' at row 1" Tens a certeza que ao início do try, está correto? Fiz como disseste inicialmente, mas o próprio java mandou-me alterar para aquela maneira que já apresentei anteriormente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 18, 2012 at 02:51 AM Author Report Share #463568 Posted June 18, 2012 at 02:51 AM A não ser que não esteja a associar ao jTextField6, eu apenas o fiz por baixo de onde guardo o conteúdo. Em baixo de : pst.setString(5, jTextField6.getText()); E não consigo colocar o jTextField6 à expressão do MaskFormatter.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 18, 2012 at 02:13 PM Report Share #463652 Posted June 18, 2012 at 02:13 PM A única coisa que estás a fazer é a criar um novo textfield, diferente do jTextField6. Parece-me que o teu problema é que não definiste o jTextFiled6 como um FormattedTextField logo à partida. Na inicialização dos componentes, devias ter jTextField6 = new JFormattedTextField(new MaskFormatter("#########")); Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 18, 2012 at 05:32 PM Author Report Share #463760 Posted June 18, 2012 at 05:32 PM (edited) Não percebi isso de "na inicialização dos componentes". Eu apenas tenho no botão "Criar" isto: private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { if(jTextField1.getText().equals("")) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Preencha todos os campos"); } else { try{ Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); //procura classe no projeto Connection con; //cria variável con = (Connection) DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/javaprog","root","123"); if(jPasswordField1.getText().equals(jPasswordField2.getText())){ String query = "INSERT INTO utilizador (IDlogin, Designacao, Nome, Morada, NIF, telefone, Password) VALUES (?,?,?,?,?,?,?)"; PreparedStatement stmt = (PreparedStatement) con.prepareStatement(query); //o comando stmt.setString(1, jTextField1.getText()); if (jTextField1.getText().length() > 15 || jTextField1.getText().length() <6) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "A identificação deve conter entre 6 e 15 caracteres."); } else { stmt.setString(7, jPasswordField1.getText()); if (jPasswordField1.getText().length() > 15 || jPasswordField1.getText().length() <6) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "A password deve conter entre 6 e 15 caracteres."); } else { stmt.setString(3, jTextField4.getText()); if(jTextField4.getText().length() < 6){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O campo nome deve conter mais que 5 carateres."); } else { stmt.setString(4, jTextField5.getText()); stmt.setString(5, jTextField6.getText()); try { jTextField6 = new JFormattedTextField(new MaskFormatter("#########")); // if(jTextField6.getText().length() > 9 || jTextField6.getText().length() < 9){ // } else { // } else { } catch (ParseException ex) { Logger.getLogger(novoutilizador.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } //AQUI stmt.setString(6, jTextField2.getText()); try { JFormattedTextField jFormattedTextField = new JFormattedTextField(new MaskFormatter("#########")); } catch (ParseException ex) { Logger.getLogger(novoutilizador.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex.getMessage()); } // if (jTextField2.getText().length() > 9 || jTextField2.getText().length() <9) { // JOptionPane.showMessageDialog(null, "O campo telefone deve conter 9 caracteres."); // } else { jComboBox1.getSelectedItem(); String value=jComboBox1.getSelectedItem().toString(); stmt.setString(2, value); stmt.executeUpdate(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "Novo utilizador inserido.", "Criação de novo utilizador", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); //1º centrar; }}}}else{ JOptionPane.showMessageDialog(null,"As passwords não correspondem.", "", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); } }catch (ClassNotFoundException ex) { System.out.println("Não foi possível encontrar a classe: " + ex.getMessage()); } catch (SQLException e) { System.out.println("Ocorreu um erro de SQL: " + e.getMessage()); } } } Coloquei com espaços o que estou a tentar editar. Está mal posicionado? O que aquelas expressões fazem é receber o valor dos campos para ir guardar na bd mysql. Tentei exatamente como disseste, como podes ver no código, e continua.. 😕 Cumprimentos. Edited June 18, 2012 at 05:39 PM by Baderous geshi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 18, 2012 at 08:36 PM Report Share #463824 Posted June 18, 2012 at 08:36 PM O jButton1ActionPerformed é executado logo no início, i.e., quando a janela é aberta? Se estiveres a usar o NetBeans para desenhar a GUI, deves ter aí um método initComponents, e é lá que deves usar a linha de código que te indiquei. A linha tem que ser executada ao abrir a janela (ou pelo menos antes de começares a escrever no campo), caso contrário não terá efeito nenhum. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
joelbrito Posted June 18, 2012 at 08:47 PM Report Share #463828 Posted June 18, 2012 at 08:47 PM O jButton1ActionPerformed é executado ao clicar no botão. Ao desenhar o GUI no netbeans tens que colocar um FormattedTextField em vez do texField. Depois nas propriedades do textfield podes definir a máscara em formatterFactory, ou então podes inserir a máscara através do menu CostumizeCode do FormattedtextField (botão direito do rato). Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 19, 2012 at 04:30 PM Author Report Share #464125 Posted June 19, 2012 at 04:30 PM Pois, não estava a colocar nada no initcomponents.. Logo quando chegar a casa, vou testar! Link to comment Share on other sites More sharing options...
joelbrito Posted June 19, 2012 at 05:32 PM Report Share #464149 Posted June 19, 2012 at 05:32 PM Pois, não estava a colocar nada no initcomponents.. Logo quando chegar a casa, vou testar! O netbeans não te deixa alterar nada no método initcomponents(). Para isso tens que fazer como eu disse no post acima, o CostumizeCode... Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 19, 2012 at 05:52 PM Report Share #464165 Posted June 19, 2012 at 05:52 PM O netbeans não te deixa alterar nada no método initcomponents(). Para isso tens que fazer como eu disse no post acima, o CostumizeCode... Num projecto que aqui tenho, penso que usei o Post-Init Code (que basicamente altera o initComponents). Mas a tua sugestão do formatterFactory deve ser a mais indicada no caso. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 19, 2012 at 11:55 PM Author Report Share #464281 Posted June 19, 2012 at 11:55 PM Fiz como o joelbrito disse e está a funcionar! Só estou com uma dúvida no que inserir na máscara para conseguir ter letras e espaços, visto que o espaço dá erro como se de um número se tratasse. Está a acontecer uma coisa muito estranha, quando eu escrevo nos campos que coloquei como jFormattedTextField, ao ir para o próximo, o que lá estava dentro apaga-se sozinho. 😕 Muito obrigado aos dois!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
joelbrito Posted June 20, 2012 at 12:12 AM Report Share #464283 Posted June 20, 2012 at 12:12 AM Quando se apaga sozinho é porque o que está escrito não é válido. Experimenta a máscara "?? ??", por exemplo. Ao escrever "aaaa" fica "aa aa". Ou para o caso dos números "## ##". "1234" fica "12 34" Isto se o espaço tiver uma posição fixa. Se não tiver não sei como faze-lo.... Só perguntando ao meu amigo Google 🙂 Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 20, 2012 at 12:47 AM Author Report Share #464285 Posted June 20, 2012 at 12:47 AM Pois, experimentei a meter agora os 15caracteres porque tenho "AAAAAAAAAAAAAAA" e já não se apaga sozinho.. Onde queria o espaço é no campo nome por isso é muito relativo o local onde coloco o espaço. obrigado!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted June 20, 2012 at 01:09 AM Report Share #464287 Posted June 20, 2012 at 01:09 AM Penso que isso é o problema que já te referi: com esse formato, obrigas a que o campo tenha um número fixo de caracteres. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
techhy Posted June 20, 2012 at 11:40 PM Author Report Share #464500 Posted June 20, 2012 at 11:40 PM Pois, optei por colocar apenas essa com uma jTextField normal, sem qualquer máscara. Um obrigadão aos 2, ajudaram imenso! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts