Jump to content

Teclado

D3POD
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho aqui um problema...

Criei um teclado para a minha aplicação, mas entretanto surgiu a necessidade de um outro form ter o teclado...

Decidi então que o ideal era num form ter o teclado e depois chama-lo nos forms que precisa-se dele...

Até aqui acho que a ideia tem pernas para andar, o problema é que tenho o código assim:

textbox.text += "1"

ou seja se colocar o teclado num form à parte vou ter...

form2.textbox.text += "1"

Agora e se eu chamar este mesmo teclado para ele adicionar o "1" no form3?

Como posso fazer?

Existe maneira de colocar um condição que caso for chamado do form3 para o código passar para form3.textbox.text += "1" ?

Cumprimentos

Porque você não passa o textbox que o teclado for utilizar como parâmetro para o teclado? Outra forma de fazer é fazer seu teclado disparar eventos e assinar estes eventos no form que for aberto.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Crie uma propriedade na classe do teclado do tipo TextBox. Quando for mudar de form, coloque o textbox do novo form nesta propriedade.

Na classe teclado mude o código que está utilizando de forma a ele trabalhar com a propriedade que foi criada.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

O que deves fazer é abrir a form do teclado quando uma outra form necessitar dele. Imagina que a FormGira tem a TextBoxPorreira e queres que o teclado escreva nesta TextBox e não noutra.

Vais fazer algo como:

FormTeclado.Show;
FormTeclado.Definir(Me, Me.TextBoxPorreira)

Ou seja, mostras o teclado virtual e defines que ele vai escrever na FormFixe (como é ela mesma a chamar o teclado, deves usar "Me"), e a TextBox na qual vais escrever é a TextBoxPorreira.

Já na FormTeclado, onde tens o teu teclado, deverás incluir um método deste género:

Private Janela_Alvo As System.Windows.Forms  'salvo erro, é este o caminho do espaço de nomes...
Private TextBox_Alvo As TextBox

Public Sub Definir(ByRef Jan As System.Windows.Forms, ByRef tb As TextBox)
   Me.Janela_Alvo = Jan
   Me.TextBox_Alvo = tb
End Sub

Em cada botão de uma letra, deverás fazer isto:

Janela_Alvo.TextBox_Alvo.Text = "A" 'Para o caso da tecla A

Estás a entender a ideia?

Poder-se-á usar outros métodos, mas este parece-me o mais simples.

Cumprimentos 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Se ainda es iniciado encalhar melhor copiares o design para os outros forms. no primeiro form clicas sobre o objecto que contem as "teclas" e vais para o evento click certo? logo se reparar nesse codigo que deve ser tipo isto:

Private Sub Label1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Label1.Click

repara naquilo que diz handles Label1.Click

se colocares a frente de handles Label1.Click uma virgula e colocares a Label2.click o que te vai acontecer e que ao clicares na primeira label ou na segunda vai fazer aqulilo que colocas dentro desse private sub certo?

Depois no codigo colocas algo tipo isto: Textbox1.text+=sender.text sendo que o sender te vai devolver o texto que tens na label. Logo depois se copiares o design para os outros forms e se tiveres os mesmos nomes nas labels basta clicares numa das labels, depois estas no evento click certo, aqui colas o codigo que inseriste no form1 depois dos handles. e fazer o ...sender.text?

Fiz-me entender?

Ex: no primeiro form

Private Sub Label1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Label1.Click, Label2.click

textbox1.text+=sender.text

End Sub

resumindo basta introduzires todas as "nomes" labels que tens como as letras,caractes que tens no teu teclado virtual e depois e so copy paste para o outro form.

no segundo form

Private Sub Label1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Label1.Click, Label2.click

End Sub

Boas se bem percebi então por exemplo crio dois forms... um combum botão e uma textbox e outro só com uma textbox...

No evento click desse botão coloco o que me disses-te?

Já estou a fazer uma grande confusão xD

Já andei para aqui a testar mas isto nem arranca 😛

ja tens os buttons todos certo?

Clica 2 vezes sobre por exemplo a letra "A" para ires para o codigo. Ao chegares ao codigo teras algo do genero private sub..... handles (button que clicas-te) e depois colocas uma virgula e adicionas o (nome do button que contem a letra "B") e assim sucessivamente.

dentro do evento coloca uma msgbox com algum codigo so para veres o que acontece. se colocares dentro da msgbox(sender.text) ao clicares no A devolve-te A ao clicares no "B" devolve B.

e se colocares o nome de todos os buttons que ao clicares em qualquer button ele ira devolver o texto que se encontra nele.

Percebes-te?

Se nao conseguires entender diz-me os nomes dos 2 ou tres buttons para eu te tentar explicar via codigo.

Desculpa lá, mas estou mesmo a apanhar papeis 😛

Então no A coloco o B separado por virgula... como o meu teclado é numerico logo no 1 punha o 1 e 2, no 2 metia o 2 e 3 etc... certo?

Mas depois no código do form coloco o que?

Só que eu quero é usar este teclado em vários forms... depende de qual está show...

O método que eu te tinha dito deverá funcionar lindamente... só tens de ter em cada form um botão que abra a form de modo a que esta saiba quem é que precisa dele.

so para dizer que o teu metodo funciona. simplesmente quis dar outras opçoes ao D3POD.

Cumprimentos

so para dizer que o teu metodo funciona. simplesmente quis dar outras opçoes ao D3POD.

Oi? Mas estamos a competir? Se assim é, agradeço o convite, but I'm out.

@D3POD, ambos os métodos são funcionais e ambos têm as suas vantagens e desvantagens. É tudo uma questão de ver se consegues percebê-las, e tentar aplicar os conhecimentos que te tentámos transmitir. Tenta ver qual é que é mais intuitivo para ti. Não tentes seguir todas as ondas que te aparecem pela frente, escolhe aquela que poderá ser a melhor para tu surfares 😉

Em qualquer dos casos, precisas de estudar um pouco melhor o que são os eventos dos controlos e o que é que fazem e quando ocorrem - ao longo deste tópico tenho notado algumas falhas nas bases de VB.NET. Por isso, aconselho-te a veres o seguinte:

- Eventos

- Handlers

- "Ligação" entre forms distintas, e como passar informação de umas para outras

Cumprimentos 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Oi? Mas estamos a competir? Se assim é, agradeço o convite, but I'm out.

@D3POD, ambos os métodos são funcionais e ambos têm as suas vantagens e desvantagens. É tudo uma questão de ver se consegues percebê-las, e tentar aplicar os conhecimentos que te tentámos transmitir. Tenta ver qual é que é mais intuitivo para ti. Não tentes seguir todas as ondas que te aparecem pela frente, escolhe aquela que poderá ser a melhor para tu surfares 😉

Em qualquer dos casos, precisas de estudar um pouco melhor o que são os eventos dos controlos e o que é que fazem e quando ocorrem - ao longo deste tópico tenho notado algumas falhas nas bases de VB.NET. Por isso, aconselho-te a veres o seguinte:

- Eventos

- Handlers

- "Ligação" entre forms distintas, e como passar informação de umas para outras

Cumprimentos 😉

Thoga31 nao estamos a competir.

Penso que interpretas-te mal as minhas palavras.

De qualquer das formas peço desculpa por alguma coisa.

cumprimentos

Desculpa lá, mas estou mesmo a apanhar papeis 😛

Então no A coloco o B separado por virgula... como o meu teclado é numerico logo no 1 punha o 1 e 2, no 2 metia o 2 e 3 etc... certo?

Mas depois no código do form coloco o que?

Só que eu quero é usar este teclado em vários forms... depende de qual está show...

o teu 1,2,3 e apenas o texto dos teus buttons. se clicares somente uma vez no button vais ver que te aparecem as propriadades do mesmo certo? Ai tens que ver qual e o nome da propriedade name. e e esse o nome que deves colocar.

Fiz-me entender?

Cumprimentos