Colector Boy Posted June 15, 2012 at 06:20 PM Report Share #463159 Posted June 15, 2012 at 06:20 PM Boa tarde. Tenho uma televisão sony trinitron KV-M1400E. A uns dias a minha televisão (que ja tem alguns anitos) começou a deixar de dar cores mas as vezes funciona a cores mas passado algum tempo volta a ficar a preto e branco. Na realidade a televisão dá cores porque quando eu aumento o volume vejo a cor verde da barra de volume ou quando mudo de canal e aparece o numero do canal. Gostava de saber se têm alguma ideia do que está a causar este problema e se sabem como resolve-lo. Obrigado pela ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted June 17, 2012 at 10:48 AM Report Share #463391 Posted June 17, 2012 at 10:48 AM Algo desse género, em televisões com alguma idade pode ser aquilo a que se chama de "soldas frias". A solução, para quem tiver jeito com televisões e ferro de soldar (não faço ideia se esse modelo é de cinescópio e tem soldas que possam ser "aquecidas") é reaquecer as soldas, ou seja, colocar lá o ferro de soldar para a solda liquidificar e depois voltar a solidificar. Mais uma vez, depende do tipo de televisão e circuitos internos. Se nunca mexeste numa televisão e esta tem um cinescópio, não mexas lá dentro. É preferível arranjar quem a repare ou comprar uma nova talvez. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
Colector Boy Posted June 18, 2012 at 01:06 PM Author Report Share #463643 Posted June 18, 2012 at 01:06 PM Sim a televisão tem cinescópio. Mas porque dizes que não devo mexer lá dentro? É perigoso mexer no cinescópio? Link to comment Share on other sites More sharing options...
bsccara Posted June 18, 2012 at 02:09 PM Report Share #463650 Posted June 18, 2012 at 02:09 PM O cinescópio usa tensões muito altas (10KV a 30KV) para a aceleração do feixe. Um toque no terminal de alta tensão (parece uma ventosa no lado do tubo) ou nos circuitos à volta e no transformador de alta tensão garante um choque eléctrico muito perigoso e potencialmente fatal. Para quem não saiba é muito perigoso andar por lá a mexer. Já agora, como o televisor já tem uns anos não acredito que o problema seja soldas frias, pois isso implicaria soldaduras mal feitas na fábrica, o que com soldagem por refluxo parece-me muito improvável. Eu apostaria nalguma resistência ajustável que ajuste a saturação de cor e que esteja a falhar. Vê se na traseira do televisor tens alguns buracos pequenos, com símbolos ou texto estampados, e com resistências ajustáveis alinhadas com o buraco. Tenta, com uma chave isolada, rodar ligeiramente para um lado e para o outro a ver se aparece cor. Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsudani Posted June 21, 2012 at 08:07 PM Report Share #464733 Posted June 21, 2012 at 08:07 PM Boas A uns dias a minha televisão (que ja tem alguns anitos) começou a deixar de dar cores mas as vezes funciona a cores mas passado algum tempo volta a ficar a preto e branco. Falha na rerprodução de crominância pode ocorrer quando o sinal captado é fraco. Antenas mal orientadas ou casamento inadequado de impedâncias também provocam esse defeito. Cabos que a conectam com o televisor podem estar rompidos. Evidentemente isto não descarta defeito interno, como descrito anteriormente. Na realidade a televisão dá cores porque quando eu aumento o volume vejo a cor verde da barra de volume ou quando mudo de canal e aparece o numero do canal. As funções aparecem coloridas porque o televisor possui internamente um gerador de menús(gerador de caracteres) que abre uma janela no quadro, e não depende do sinal captado em preto e branco ou cores. Nesta janela aparece o nome da função escolhida em uma cor primária ou complementar e nada tem a ver com os estágios preliminares de reprodução de cores. Sugiro ao colega que antes de intervir no circuito cheque os cabos desde o conector de entrada de RF no TV até a antena ou CATV. Edison Link to comment Share on other sites More sharing options...
jose1 Posted June 23, 2012 at 10:12 PM Report Share #465162 Posted June 23, 2012 at 10:12 PM (edited) Boas podes começar por tentar reajustar um dos trimmers que estão ligados aos cristais de quartzo, junto do IC TDA4650 (penso que este modelo tem dois, um para PAL e outo para SECAM), roda para ambos os lados até deixar de dar côr e tenta deixa-lo entre esses extremos. Se isso não resultar e notares que ao "abanar" o chassis há diferenças, então resolda os pinos do TDA4605 e componentes à volta, mas aplicando solda nova, porque que esta tem no nucleo um desoxidante que facilita a soldadura. Tens que ter os cuidados necessários, de facto existem por aí tensões acima dos 20KV mas com correntes muito baixas, não é fatal, mas por certo sentirás o cheiro a "carne assada" se o que te falei até agora não te for de todo minimamente familiar, o melhor mesmos é não mexeres e procurares ajuda profisional boa sorte Edited June 23, 2012 at 10:14 PM by jose1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted June 25, 2012 at 11:11 PM Report Share #465542 Posted June 25, 2012 at 11:11 PM Wow... hoje sinto-me ignorante. 🙂 @bsccara, eu reparei a minha televisão de 12 anos de idade aquecendo as soldas... include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
bsccara Posted June 25, 2012 at 11:19 PM Report Share #465544 Posted June 25, 2012 at 11:19 PM @bsccara, eu reparei a minha televisão de 12 anos de idade aquecendo as soldas... Não vou fazer juízos de valor sobre a qualidade de construção da tua televisão 👍 mas o único circuito que vi com um problema de soldas mal feitas foi quando montei o kit do meu ZX-81 com um ferro de soldar que mais parecia um martelo e uma solda de quase 2mm de espessura (pressas, pressas). Esse problema com soldaduras por refluxo ou onda... Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted June 26, 2012 at 10:40 AM Report Share #465575 Posted June 26, 2012 at 10:40 AM Hmmm, ok... devo dizer que a TV tinha 12 anos de idade há já uns bons anos atrás. A solda em questão não me parecia ter levado com uma onda, mas eu não sou perito de soldadura. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
bsccara Posted June 27, 2012 at 09:16 AM Report Share #465843 Posted June 27, 2012 at 09:16 AM Também não sou mas para referência dos interessados aqui fica : soldadura por onda e por refluxo. Se a tua televisão era assim tão velha se calhar ainda foi montada à mão, na China. Agora ninguém faz isso, em escala industrial. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Colector Boy Posted July 2, 2012 at 11:34 AM Author Report Share #466781 Posted July 2, 2012 at 11:34 AM (edited) Antes de mais quero dizer que o problema que a televisão tem é interno porque eu tenho uma consola ligada a ela e o sinal da consola tambem aparece a preto e branco. @jose1: Como é que sabes que a minha tv tem dois IC TDA4650 e um TDA4605 ? "Tens que ter os cuidados necessários ..." -> basta colocar uma luvas de borracha não? Estou a perguntar porque gostava de saber que medidas voces tomam quando vao mexer numa televisao. De facto nada do que referiste é me familiar. "de facto existem por aí tensões acima dos 20KV mas com correntes muito baixas, não é fatal,mas por certo sentirás o cheiro a "carne assada" " ->com esta afirmação queres dizer que o que faz uma pessoa apanhar um choque é a tensão e não a intensidade, ou seja, que o que interessa é o valor da tensão e não o valor de intensidade , ou o contrario? --- Gostava tambem de perguntar para ter a certeza, embora eu pense que nao: As televisoes que apareceram depois das televisoes CRT ja nao precisam de tantos cuidados relativamente a tensoes ou precisam? --- Os monitores CRT obrigam ao mesmo tipo de cuidados de uma televisao CRT certo? Qual a diferença entre um monitor e uma televisão, ou seja, funcionam da mesma forma? Quer dizer eu sei que uma TV tem um sintonizador e um monitor nao tem um sintonizador, mas tirando isso existe mais alguma diferença? Estive a ver um video sobre paineis solares: https://www.youtube.com/embed/YCLHl0FoTp0?feature=oembed e fiquei com esta duvida que é mais da area de fisica e quimica: O que acontece quando a electricidade está a ser consumida, ou seja, que trocas ocorrem, esta duvida ocorreu-me porque no video acima o electrao e utilizado para acender a lampada e depois volta para o painel solar. O que na minha cabeça faz sentido é que quando a electricidade (o electrao) chega a lampada é convetida em calor, no entanto nesse video o electrao vai para a lampada mas regressa para o painel solar, dito isto nao percebo o que foi convertido para calor, que alterações ocorreram. E finalmente, um muito obrigado pelas respostas,sugestoes e toda a informação fornecida. Edited July 2, 2012 at 11:56 AM by Colector Boy Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts