Jump to content

[Resolvido] PHP - QUERY ajuda

vrodrigues

Recommended Posts

Boas tardes!

eu gostava de criar uma query em que o resultado fosse todos os registos da tabela oferta que tivessem um certo id de uma categoria introduzido pelo utilizador.

vamos imaginar que o id era 37...

a query que tenho neste momento é esta:

"SELECT * FROM ofertas INNER JOIN categorias ON ofertas.categorias_idcategorias = categorias.idcategorias WHERE categorias_idcategorias LIKE '37' '"

e o resultado é positivo , pois este lista-me todas as ofertas com o id 37 , o problema é que não sei como acrescentar para poder devolver so aquelas que têm esse id e a palavra que o utilizador introduz.

Por exemplo tentei fazer assim :

"SELECT * FROM ofertas INNER JOIN categorias ON ofertas.categorias_idcategorias = categorias.idcategorias WHERE categorias_idcategorias LIKE '37' OR titulo like 'comercial' '"

Mas devolve tanto as ofertas com a palavra comercial como as com o id 37... e eu queria as que fosse verdade numa e noutra.

Também tentei com um AND mas ai não me devolve nada , o que não esta correcto porque existem registos com a palavra comercial e com o id de categoria 37...

Alguém tem uma ideia que me possa ajudar?

1º - é com and : tem de ter o id 37 E a palavra do utilizador

2º - estás a dizer à pesquisa que a palavra tem de ser exactamente (neste caso) comercial

titulo like 'comercial'

tu provavelmente queres resultados onde existe a palavra, logo necessitas de dizer que pode haver um conjunte indeterminado de caracteres antes e a depois do comercial

titulo like '%comercial%'

ps : tens uma ' a mais no final do SQL

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p