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Valor errado final...


alphasil
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Olá ppl

Numa função determinada existe uma contagem de acertos do utilzador que quero que passe para a função seguinte.

o protótipo da primeira função é:

int gp1_Ques(struct perg *p, char *usr1)

//Aqui chamo a nova função
gp2_Ques(&p, usr1, result); //result é para transportar o valor apurado

em que struct serve de apontador para estrutura perg e o *usr1 vai buscar-me o utilizador que fez login na função anterior

Quando joga, o utilizador acumula pontos, se tiver pontos suficientes passa para a fase seguinte(outra função)

Nesta nova função quero transportar o valor acumulado (result), o protótipo fica assim.

int gp2_Ques(struct gp2 *p, char *usr1, int *result)

Se eu puser uma frase de entrada sobre usr1 e valor de result funciona na perfeição mas tenho este warning no result

format '%d' expects argument of type 'int', but argument 2 has type 'int *' [-Wformat]|

Se quiser criar uma variavel result1 e no fim atribuir ao valor result o valor de result1 dá um número que não tem nada a ver.

estilo se for result = 2;

result1 = 3;

faço

result+=result1;

Dá-me 18????

Se eu puser *result, o programa estoira...

Que se passa com isso??

Obrigado

Edited by alphasil
gmc11

 

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Para estares a mudar o valor de result por isso tens de fazer *result = ...

Mas onde estás a chamar a função deves passar o endereço de um int se o tiveres declarado dessa forma.

//Aqui chamo a nova função

int result;

gp2_Ques(&p, usr1, &result); //result é para transportar o valor apurado

printf("%d", result);

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Além disto,

void gp2_Ques(struct gp2 *p, char *usr1, int *result)
{
FILE *f; //apontador para ficheiro
f=fopen("gp2.dat", "rb"); //abertura do ficheiro
char buf[10];
int reg=0,reg1; //Variaveis contadoras de perguntas e random
int random; // Variável de random
int op; //Variáveis opções utilizadores
int qual; //Variáveis resultados
rewind(f); //retorna a posição corrente do ficheiro para o início
srand(time(NULL)); //função random
system("cls");
fseek(f, 0, SEEK_END);
reg=ftell(f) /sizeof *p;
fseek(f, 0 , SEEK_SET);
if (reg<=0) //condição que verifica se existem registos
{
		printf ("Sem registos \n");
		printf ("\n Necessario ter registos para jogar...\n");
		return;
}
else
{
if(op==1)
		{
				fseek(f, reg1 * sizeof *p, SEEK_SET);
				fread(p, sizeof *p, 1, f);
/*AQUI*/       printf("%s transporta %d pontos da anterior fase \n",usr1, *result);   //<--- alteração
				printf("\nPergunta : %s", p->ques);
				printf("\nResposta correta? (facto ou ficcao)\n");
				fgets(buf,9,stdin);
				printf("A variavel buf tem %s", buf);
				if(strcmp(buf,p->res)==0) //compara as duas stringd
						{
								printf("\nAcertou na resposta...");
								result++;
								random=rand()%reg; //função random
								reg1 = random; //atribui a variavel reg o valor de random
								fseek(f, reg1 * sizeof *p, SEEK_SET);
								fread(p, sizeof *p, 1, f);
								printf("\nPergunta : %s", p->ques);
								printf("\nResposta correta? (facto ou ficcao)\n");
								fgets(buf,9,stdin);
								if(strcmp(buf,p->res)==0)
								{
										printf("\nAcertou na resposta...");
/*AQUI*/                                *result++;  //<---- Alteração (estavas a incrementar o apontador, não o valor apontado)
/*AQUI*/                                printf("Valor de result %d\n", *result);  //<--- Alteração
										printf("\nPassou a segunda fase...parabens\n");
										//por aqui gp3_Ques
								}
								else
								{
										printf("\nResposta errada\n");
										printf("\nFoi eliminado....tente novamente\n");

								}
						}
						else
						{
								printf("Resposta errada");
								printf("\nFoi eliminado....tente novamente\n");
								Sleep(2000);
								system("cls");
								jogo();
}
}

Tens de testar isso, não corri logo não posso garantir que esteja tudo ok.

Edited by Flinger
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Oi

Isto é assim, se ponho

int result;

gp2_Ques(&p, usr1, &result); //result é para transportar o valor apurad

dá-me um valor completamente absurdo

Se ponho * o programa estoira...

Assim funciona

gp2_Ques(&p, usr1, result);

no protótipo da função em vez de int *result ponho assim

int gp2_Ques(struct gp2 *p, char *usr1, int result)

e a linha que vai buscar esse valor é:

printf ("\n      Traz da outra fase: %d pontos \n",result);

Não sei se está certo mas não me dá warning e está a dar-me o valor certo

gmc11

 

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Essa solução funciona porque passas o valor de resul em vez de passares o apontador para a variavel. O problema é que quando terminas a função, a variável result da main não tem o valor actualizado mas sim o valor antes da chamada da tua função.

De qq forma encontrei mais uma referência que não estava corrigida.

void gp2_Ques(struct gp2 *p, char *usr1, int *result)
{
    FILE *f; //apontador para ficheiro
    f=fopen("gp2.dat", "rb"); //abertura do ficheiro
    char buf[10];
    int reg=0,reg1; //Variaveis contadoras de perguntas e random
    int random; // Variável de random
    int op; //Variáveis opções utilizadores
    int qual; //Variáveis resultados
    rewind(f); //retorna a posição corrente do ficheiro para o início
    srand(time(NULL)); //função random
    system("cls");
    fseek(f, 0, SEEK_END);
    reg=ftell(f) /sizeof *p;
    fseek(f, 0 , SEEK_SET);
    if (reg<=0) //condição que verifica se existem registos
    {
				    printf ("Sem registos \n");
				    printf ("\n Necessario ter registos para jogar...\n");
				    return;
    }
    else
    {
if(op==1)
				    {
								    fseek(f, reg1 * sizeof *p, SEEK_SET);
								    fread(p, sizeof *p, 1, f);
/*AQUI*/	   printf("%s transporta %d pontos da anterior fase \n",usr1, *result);   //<--- alteração
								    printf("\nPergunta : %s", p->ques);
								    printf("\nResposta correta? (facto ou ficcao)\n");
								    fgets(buf,9,stdin);
								    printf("A variavel buf tem %s", buf);
								    if(strcmp(buf,p->res)==0) //compara as duas stringd
												    {
																    printf("\nAcertou na resposta...");
/*AQUI-Faltava esta*/                                                                        *result++;
																    random=rand()%reg; //função random
																    reg1 = random; //atribui a variavel reg o valor de random
																    fseek(f, reg1 * sizeof *p, SEEK_SET);
																    fread(p, sizeof *p, 1, f);
																    printf("\nPergunta : %s", p->ques);
																    printf("\nResposta correta? (facto ou ficcao)\n");
																    fgets(buf,9,stdin);
																    if(strcmp(buf,p->res)==0)
																    {
																				    printf("\nAcertou na resposta...");
/*AQUI*/							    *result++;  //<---- Alteração (estavas a incrementar o apontador, não o valor apontado)
/*AQUI*/							    printf("Valor de result %d\n", *result);  //<--- Alteração
																				    printf("\nPassou a segunda fase...parabens\n");
																				    //por aqui gp3_Ques
																    }
																    else
																    {
																				    printf("\nResposta errada\n");
																				    printf("\nFoi eliminado....tente novamente\n");
																    }
												    }
												    else
												    {
																    printf("Resposta errada");
																    printf("\nFoi eliminado....tente novamente\n");
																    Sleep(2000);
																    system("cls");
																    jogo();
}
}
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Oi;

Obrigado pelas dicas;

Esta função já sofreu umas alterações visto que numa fase chego a ter 8 questões e não ia repetir as condições ou senão tornava-se um programa muito extenso,

Criei uma função só para ler e validar resposta que é esta.

int jogo1Gp1(FILE *f, int res1)
{
   struct perg p;
   int resposta;
   system("cls");
   printf ("\n*=============================================================================*\n");
   printf ("|						  >>>>Escolha Multipla<<<<						    |\n");
   printf ("*=============================================================================*\n");
   fseek(f, res1 * sizeof p, SEEK_SET);
   fread(&p, sizeof p, 1, f);
   printf("\nPergunta : %s", p.ques);
   printf("\nOpcao 1 : %s",p.op1);
   printf("\nOpcao 2 : %s",p.op2);
   printf("\nOpcao 3 : %s",p.op3);
   printf("\nOpcao 4 : %s",p.op4);
   printf("\nResposta correta?\n");
   scanf("%d", &resposta);
   getchar();
   if(resposta==p.res)
   return 1;
   else
   return 0;
}

Depois de passar esta fase a outra função vai chamar esta que onde deve transitar o valor de result.

int gp2_Ques(struct gp2 *p, char *usr1, int *result)
{
   FILE *f; //apontador para ficheiro
   f=fopen("gp2.dat", "rb"); //abertura do ficheiro
   int reg=0,reg1; //Variaveis contadoras de perguntas e random
   int random; // Variável de random
   rewind(f); //retorna a posição corrente do ficheiro para o início
   srand(time(NULL)); //função random
   system("cls");
   fseek(f, 0, SEEK_END);
   reg=ftell(f) /sizeof *p;
   fseek(f, 0 , SEEK_SET);
   if (reg<=0) //condição que verifica se existem registos
   {
    printf ("Sem registos \n");
    printf ("\n Necessario ter registos para jogar...\n");
    return 0;
    }
    else
    {
	    printf ("\n*=============================================================================*\n");
	    printf ("|						   >>>>Facto ou Ficcao<<<<						    |\n");
	    printf ("*=============================================================================*\n");
	    printf ("																			   \n");
	    printf ("\n	  Traz da outra fase: %d pontos \n",*result); //conta as perguntas
	    printf ("\n	  TOTAL de perguntas: %d \n",reg); //conta as perguntas
	    printf ("\n	  O seu score maximo sera: 3 \n"); //pontuação máxima do jogo
	    printf ("																			   \n");
	    printf ("*=============================================================================*\n");
	    Sleep(3000);
	    random=rand()%reg; //função random
	    reg1 = random; //atribui a variavel reg o valor de random
	    if ( jogo1Gp2(f,reg1) )
	    {
		    printf("\nAcertou na resposta...\n");
		    *result++;
		    random=rand()%reg;//função random
		    printf("Atencao a proxima pergunta...\n");
		    Sleep(2000);
		    if ( jogo1Gp2(f,random))
		    {
			    printf("\nAcertou novamente na resposta...\n");
			    *result *=2;
		    }
		    else
		    {
			    printf("Resposta errada....foi eliminado ");
			    Sleep(2000);
			    system("cls");
			    jogo();
		    }
	    }
	    else
	    {
		    printf("\nResposta errada....foi eliminado ");
		    Sleep(2000);
		    system("cls");
		    jogo();
	    }
    }
    if (result>=6)
    {
	    printf("\nTem um total de %d pontos", *result);
	    printf("\nVai passar para a fase 3...aguarde \n");
	    Sleep(2000);
	    gp3_Ques(&p, usr1, result);
    }
    else
    {
	    printf("Nao atingiu o minimo para seguir....vai voltar ao menu anterior");
	    Sleep(2000);
	    system("cls");
	    jogo();
    }
    fclose(f);
    return 0;
}

Com as alterações sugeridas aparece-me este warning

warning: value computed is not used [-Wunused-value]|

printf("\nAcertou na resposta...\n");
		    *result++;
		    random=rand()%reg;//função random

E quando executado em vez de me dar 6, dá-me 14...

gmc11

 

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Com as alterações sugeridas aparece-me este warning

warning: value computed is not used [-Wunused-value]|

Em que linha te dá o warning?

printf("\nAcertou na resposta...\n");
			*result++;
			random=rand()%reg;//função random

E quando executado em vez de me dar 6, dá-me 14...

Onde é que estás a ver esse resultado?

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Dá na linha do *result++;

Vejo o resultado quando faço o printf

if (result>=6)
    {
	    printf("\nTem um total de %d pontos", *result);
	    printf("\nVai passar para a fase 3...aguarde \n");
	    Sleep(2000);
}

Perto do fiim da funçao gp2_Ques()

gmc11

 

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já tentaste

(*result)++;

Pode ser isto... Como te disse não testei. Não sei de cor como o compilador interpreta isto, se (*result)++ se *(result++), mas o que queremos é a primeira, por isso não perdes nada em forçá-la, como o Hyppo sugeriu.

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Pode ser isto... Como te disse não testei. Não sei de cor como o compilador interpreta isto, se (*result)++ se *(result++), mas o que queremos é a primeira, por isso não perdes nada em forçá-la, como o Hyppo sugeriu.

http://en.cppreference.com/w/cpp/language/operator_precedence

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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Afinal HHH tinha toda a razão...novamente 😁 :cheesygrin:

A contagem está correta agora.

Ao passar para a terceira fase é que já não visto que já não me dá o user nem o valor certo do result, mantenho na mesma o que fiz na função 2

gp3_Ques(usr1, &result);

e a nova função tem

int gp3_Ques(char *usr1, int *result)
{
   system("cls");
   printf ("\n*=============================================================================*\n");
   printf ("|                           >>>>Facto ou Ficcao<<<<                            |\n");
   printf ("*=============================================================================*\n");
   printf ("                                                                               \n");
   printf ("\n      Esta no bom caminho %s \n",usr1);
   printf ("\n      Traz da outra fase: %d pontos \n", *result); //conta as perguntas
   printf ("\n      TOTAL de perguntas:  \n"); //conta as perguntas
   printf ("\n      O seu score maximo sera: 3 \n"); //pontuação máxima do jogo
   printf ("                                                                               \n");
   printf ("*=============================================================================*\n");
   Sleep(3000);
   //jogo1Gp3(num);
   return 0;
}

Não deveria passar os argumentos tal e qual como na função anterior?

O user aparece carateres estranhos...o result um endereço de memória o que acho estranho visto que ter valor 6 para transitar para outra fase.

Edited by pmg
LP adicionada aos GeSHis
gmc11

 

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Chamas a terceira fase a partir da segunda, logo a variavel result já é um int *:

gp3_Ques(usr1, result);

Quanto à string, não a imprimes na fase 2. Experimenta imprimi-la aí a ver se já vem mal detrás.

Edited by Flinger
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A string é impressa e o valor está correto

	if (*result>=6)
	{
		printf("\nTem um total de %d pontos", *result); //impressão da string - O valor dá certo
		printf("\nVai passar para a fase 3...aguarde \n");
		Sleep(2000);
		gp3_Ques(usr1, &result);
	}

Ao entrar na fase 3 é que já não

Edited by alphasil
gmc11

 

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Não há meio de por isto a dar na função 3

Passo isso para a função 3

gp3_Ques(usr1, *result, *total_perg, *certas, *erradas);

Função 3

int gp3_Ques(char *usr1, int *result, int num[], int n, int *total_perg,int *certas,int *erradas)

se ponho

Traz da outra fase: %d pontos \n", *result);

Tenho isto

warning: format '%d' expects argument of type 'int', but argument 2 has type 'int *' [-Wformat]|

Já estive a procurar, a pesquisar e não vejo a solução

Teria lógica criar um apontador nesta função e atribuir a esse apontador o valor de *result e trabalhar com esse apontador até ao final da função e depois atribuir o valor do apontador criado ao *result?

gmc11

 

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A tua chamada da função gp3_Ques não corresponde ao protótipo da mesma; basta contar o número de virgulas entre os parênteses.

Mesmo que os parâmetros adicionais fossem passados o tipo do 'result', por exemplo, está mal.

Se queres alterar o valor duma variável passada como parâmetro a uma função tens de chamar a função com o endereço da variável e declará-la (a função) como recebendo um ponteiro para o tipo da variável. Assim para receber e alterar um parâmetro de tipo 'int' tens de fazer:

void funcao(int * param)
{
 *param = 1;
}

int main(void)
{
 int valor = 0;

 funcao(&valor);  /* Após a execução da função a variável local 'valor' terá o valor 1 */
}

Vê lá se percebes a mecânica disto.

Edited by bsccara
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Não há meio de por isto a dar na função 3

Passo isso para a função 3

gp3_Ques(usr1, *result, *total_perg, *certas, *erradas);

Função 3

int gp3_Ques(char *usr1, int *result, int num[], int n, int *total_perg,int *certas,int *erradas)

se ponho

Traz da outra fase: %d pontos \n", *result);

Tenho isto

warning: format '%d' expects argument of type 'int', but argument 2 has type 'int *' [-Wformat]|

Já estive a procurar, a pesquisar e não vejo a solução

Teria lógica criar um apontador nesta função e atribuir a esse apontador o valor de *result e trabalhar com esse apontador até ao final da função e depois atribuir o valor do apontador criado ao *result?

Já te tinha dito isto antes... Se a tua q3 recebe um apontador para inteiro, e tu a chamas na q2, onde result já é um apontador para inteiro, usas a variavel directamente:

gp3_Ques(usr1, result,...);

Não completei a chamada da função, porque, como disse o bsccara, tens o número de argumentos diferente na chamada e no protótipo. Além disso não sei de onde vêm as variáveis que estás a passar, mas dificilmente estão correctas na chamada...

De uma forma básica:

Se tens uma função que recebe um apontador para um tipo A:

B funcao(A *param);

Se tens uma variável, na função que chama esta outra do tipo:

A myvar;

Então :

funcao(&myvar);

Se tens uma variavel que já é um apontador para A:

A *myvar

Então:

funcao(myvar);

Se a tua função recebe um A:

B funcao(A param);

E tens uma variável do tipo apontador para A, Então:

A* myvar;

funcao(*myvar);

Quando disse que não estás a imprimir a string referia-me ao nome do utilizador. Imprime-o na q2 para ver se aí já está bem ou mal. Não vejo nada de errado com ele na q2, logo penso que já irá mal detrás.

Edited by Flinger
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