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localização de sub-matrizes


polska
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Boas pessoal, preciso de uma ajuda, eu estou a tentar localizar 5 formas numa matriz de 0's e 1's, as formas são formadas por 1 e os limites das formas tem de ser 0, ou seja, uma forma que contenha pegado um 1 que não faça parte dessa forma, não conta..

Bem, para isto, eu fiz 5 matrizes 5x5 onde desenhei as formas e coloquei nos limites que é preciso os 0's :

char g1[5][5],g2[5][5],g3[5][5],g4[5][5],g5[5][5];
void inicializaGambozinos(){
//GAMBOZINO 1
g1[0][2]='0';
g1[1][1]='0';g1[1][2]='1';g1[1][3]='0';
g1[2][0]='0';g1[2][1]='0';g1[2][2]='1';g1[2][3]='1';g1[2][4]='0';
g1[3][0]='0';g1[3][1]='1';g1[3][2]='1';g1[3][3]='0';
g1[4][1]='0';g1[4][2]='0';
//GAMBOZINO 2
g2[0][2]='0';
g2[1][1]='0';g2[1][2]='1';g2[1][3]='0';
g2[2][0]='0';g2[2][1]='1';g2[2][2]='1';g2[2][3]='0';
g2[3][1]='0';g2[3][2]='1';g2[3][3]='1';g2[3][4]='0';
g2[4][2]='0';g2[4][3]='0';
//GAMBOZINO 3
g3[0][1]='0';g3[0][2]='0';
g3[1][0]='0';g3[1][1]='1';g3[1][2]='1';g3[1][3]='0';
g3[2][1]='0';g3[2][2]='1';g3[2][3]='1';g3[2][4]='0';
g3[3][1]='0';g3[3][2]='1';g3[3][3]='0';
g3[4][2]='0';
//GAMBOZINO 4
g4[0][3]='0';
g4[1][2]='0';g4[1][3]='1';g4[1][4]='0';
g4[2][0]='0';g4[2][1]='1';g4[2][2]='1';g4[2][3]='1';g4[2][4]='0';
g4[3][1]='0';g4[3][2]='1';g4[3][3]='0';
g4[4][2]='0';
//GAMBOZINO 5
g5[0][2]='0';
g5[1][1]='0';g5[1][2]='1';g5[1][3]='0';
g5[2][0]='0';g5[2][1]='1';g5[2][2]='1';g5[2][3]='1';g5[2][4]='0';
g5[3][0]='0';g5[3][1]='1';g5[3][2]='0';
g5[4][1]='0';
}

As formas são assim:

http://imageshack.us...8077924768.png/

Como podem ser formadas (limites etc...)

http://imageshack.us...8077924768.png/

Agora, preciso de localizar numa matriz quantas formas existemp, por exemplo, deste tipo:

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 1 1 1 0 0 1 0 1 0 0 0 0 1 0

0 1 0 1 1 1 1 0 1 1 0 0 1 0 0

0 1 0 0 0 0 1 1 1 0 0 1 1 1 0

0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

o resultado é 1 ...

Bem, eu precisava de ajuda, como é que eu consigo verificar se alguma matriz das formas 5x5 se localiza nesta matriz grande? Estou um bocado confuso, pois nas bordas nunca existem formas, logo a primeira e ultima linha assim como primeira e ultima coluna não preciso de verificar se existe...

Alguém me conssegue ajudar?

ps: esta pareceu-me a forma mais eficaz de resolver este problema, mas se alguém tiver outra idea, agradeço ;D

Edited by polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

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eu faria assim :

1 matrix para a forma (3x3, visto que 5x5 não há necessidade)

1 matrix do quadro a verificar (nxm)

1 enumeração das diferentes posições da peça (4 direções x 2 espelhadas)

funções de verificação da matrix no quadro com estes argumentos (isto dentro da classe quadro)

protected:
int find(matrix peca, enum direcao, int x, y) {
 // verificar se a peca na direcao d se encontra na posicao (x,y)
}

int find(matrix peca, enum direcao) {
 // ciclo que pesquisa a peca em todo o tabuleiro
 // nota : chamada da funções anterior
}

public:
int find(matrix peca) {
 // ciclo de pesquisa da peca em todo o o tabuleiro para as diferentes direções
 // nota : chamada da funções anterior
}

agora, claro que terás de verificar que não existem blocos adjacentes à peça na função de verificação (somente na vertical e horizontal porque na diagonal não conta)

se for caso disso, podes ainda sub-dividir o trabalho de pesquisa da peca por direcoes :

+ 8 funções protegidas para pesquisar o peca na direcção D na posição (X, Y) no tabuleiro

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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eu faria assim :

1 matrix para a forma (3x3, visto que 5x5 não há necessidade)

1 matrix do quadro a verificar (nxm)

1 enumeração das diferentes posições da peça (4 direções x 2 espelhadas)

funções de verificação da matrix no quadro com estes argumentos (isto dentro da classe quadro)

protected:
int find(matrix peca, enum direcao, int x, y) {
 // verificar se a peca na direcao d se encontra na posicao (x,y)
}

int find(matrix peca, enum direcao) {
 // ciclo que pesquisa a peca em todo o tabuleiro
 // nota : chamada da funções anterior
}

public:
int find(matrix peca) {
 // ciclo de pesquisa da peca em todo o o tabuleiro para as diferentes direções
 // nota : chamada da funções anterior
}

agora, claro que terás de verificar que não existem blocos adjacentes à peça na função de verificação (somente na vertical e horizontal porque na diagonal não conta)

se for caso disso, podes ainda sub-dividir o trabalho de pesquisa da peca por direcoes :

+ 8 funções protegidas para pesquisar o peca na direcção D na posição (X, Y) no tabuleiro

Sinceramente, essa é uma solução bastante complexa para a minha cabeça 😛 , ainda não sei trabalhar com classes, eu procurava algo que eu conseguisse fazer com 2 ou 3 for no máximo ;D , eu costumo chegar sempre lá mas este tornou-se bastante confuso..

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

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ainda não sei trabalhar com classes

pensa assim: Classes sao como estruturas em C(tirando heranca, etc), so' que classes podem ter metodos(funcoes). Ja' agora estruturas em C++ e' praticamente classes so' que todos os membros e metodos sao publicos.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

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so' que classes podem ter metodos(funcoes).

bem ... já ques estamos na área de c++, experimenta isto


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

struct Test {
 int i;
 Test(int a) { i = a; };
 int inc() { i++; return i; }
};

int main(void) {
 struct Test t(4);
 printf("Test %d\n", t.inc());
 return 0;
}
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então fizeste post na secção de c++ e estás a dizer que não sabes trabalhar com classes ??

para isso fazias na secção de c !!!

no entanto podes sempre resolver da mesma forma, basta implementar as funções todas com nomes diferentes e chamares a correcta

Eu pus na de c++ porque estou a usar métodos de c++ e a aprender esta linguagem, mas ainda não cheguei a orientação a objectos...

já agora, o que queres com isto: 1 enumeração das diferentes posições da peça (4 direções x 2 espelhadas)

Eu não sei se estou a pensar corretamente, mas tu queres tipo testar as 4 posições diferentes de cada peça? Se assim for, não é necessário, porque as peças só aparecem nesta posição:

http://imageshack.us...8077924768.png/

pensa assim: Classes sao como estruturas em C(tirando heranca, etc), so' que classes podem ter metodos(funcoes). Ja' agora estruturas em C++ e' praticamente classes so' que todos os membros e metodos sao publicos.

Eu já tinha lido algo parecido no livro que estou a estudar, mas estou a seguir tudo direitinho e ainda não cheguei ai... 👍

Edited by polska

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