COUTINHO Posted June 14, 2012 at 10:52 AM Report Share #462674 Posted June 14, 2012 at 10:52 AM Boas, Acabei de fazer o 12º ano, terminei um Curso Profissional de Informática de Gestão, onde aprendi C, C++ , e claro que nao aprendi tudo mas dei o basico e ainda desenvolvi algumas aplicações interessantes. Agora estou a pensar ir para um CET de instalação e manutenção de redes informáticas pois aqui na minha zona ligado á informática so existe esse, o de multimedia ou o Informática e Gestão(so que este tem a parte da gestao que nao me interessa minimamente). Nesse CET vou aprender alguma programação mas nem sei bem qual pois ainda nao vi o plano curricular, depois estou a pensar em seguir para o superior e tirar Engenharia. Agora tenho uma duvida, estou a pensar nestas ferias pelo menos 1 horita por dia aperfeiçoar a programação e gostava de saber o que voces me aconselham a ler, se conhecem algum livro bom e qual a linguagem que me aconselham. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted June 14, 2012 at 11:06 AM Report Share #462684 Posted June 14, 2012 at 11:06 AM Agora tenho uma duvida, estou a pensar nestas ferias pelo menos 1 horita por dia aperfeiçoar a programação e gostava de saber o que voces me aconselham a ler, se conhecem algum livro bom e qual a linguagem que me aconselham. Uma hora por dia nao sei se chega ou se exclusive' iras comprir 😛 O livro deves escolher consoante a linguagem, a menos que queiras um livro de pura algoritmia. Penso que seria melhor aprefundares os teus conhecimentos em C++, se queres aprefundar, aconcelho o The C++ Programming Language: Special Edition. Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted June 14, 2012 at 11:06 AM Report Share #462685 Posted June 14, 2012 at 11:06 AM (edited) o meu conselho é : não mudes de linguagem já aprendeste o básico de uma linguagem, e o que tens de aprender agora é técnicas de programação. isso não é outra linguagem de programação que te dá, mas sim a prática. o estudares uma nova linguagem é bom mas primeiro é necessário "saber" programar. que tipo de projectos já fizeste e o que pretendias fazer ? Edited June 14, 2012 at 11:09 AM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
COUTINHO Posted June 14, 2012 at 11:14 AM Author Report Share #462690 Posted June 14, 2012 at 11:14 AM Uma hora por dia nao sei se chega ou se exclusive' iras comprir 😛 O livro deves escolher consoante a linguagem, a menos que queiras um livro de pura algoritmia. Penso que seria melhor aprefundares os teus conhecimentos em C++, se queres aprefundar, aconcelho o The C++ Programming Language: Special Edition. Eu estou a pensar em trabalhar durante as ferias e vou tirar uma formaçao de arbitro e como e obvio vou andar a sair com os amigos e por isso é que disse 1 hora, mas como eu sou daqueles que se deita sempre mt tarde mesmo que nao saia de casa e possivel que seja mais que 1 hora 😛 e sim vou cumprir porque estou empenhado 😛 O ideal era que o livro fosse em PT, apesar de me dar bem com o Inglês á sempre aqueles termos tecnicos complicados e á sempre uma coisa ou outra que me escapa, e claro PT é sempre mais fácil. o meu conselho é : não mudes de linguagem já aprendeste o básico de uma linguagem, e o que tens de aprender agora é técnicas de programação. isso não é outra linguagem de programação que te dá, mas sim a prática. o estudares uma nova linguagem é bom mas primeiro é necessário "saber" programar. que tipo de projectos já fizeste e o que pretendias fazer ? Pois o problema dos cursos profissionais é que aprendes o basico vais desenvolvendo, depois quando chega a parte em que queres aprender mais o curso acaba 😕 Fiz projectos muito simples mesmo, calculadoras etc O mais complexo que fiz talvez tenha sido uma aplicação que fazia a gestão de um clube de futebol, infelizmente a PEN onde o tinha guardado desapareceu (provavelmente roubaram-ma) e agora fiquei sem ele para poder aperfeiçoar e fazer experiencias nele. Não pretendo fazer nada em especifico, quero aprender e "ir brincado" e fazendo algumas coisas aleatorias, depois quando tiver conhecimentos profundos é que já posso começar com algum projecto especifico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted June 14, 2012 at 12:09 PM Report Share #462723 Posted June 14, 2012 at 12:09 PM O ideal era que o livro fosse em PT, apesar de me dar bem com o Inglês á sempre aqueles termos tecnicos complicados e á sempre uma coisa ou outra que me escapa, e claro PT é sempre mais fácil. Em PT nao sei assim nenhum muito bom, tirando so' se for mesmo inicializacao. Pois o problema dos cursos profissionais é que aprendes o basico vais desenvolvendo, depois quando chega a parte em que queres aprender mais o curso acaba 😕 Fiz projectos muito simples mesmo, calculadoras etc Sei muito bem do que falas, eu agora estou a acabar o meu curso, mas mesmo assim, nao deixei de aprender alem do que foi dado na aula, para mim o curso nao me deu nada mais do que simples(mas importantes) bases de programacao. Não pretendo fazer nada em especifico, quero aprender e "ir brincado" e fazendo algumas coisas aleatorias, depois quando tiver conhecimentos profundos é que já posso começar com algum projecto especifico. Aconcelho a pegares em projectos e ir aprendendo com ele, por exemplo eu cheguei a fazer um projecto pessoal para habituar-me 'a STL de C++, o projecto era um jogo de poker, apesar que nunca mais peguei nele e nem sequer terminei 😛 Outro projecto que tive foi um site de animes, para me habituar a php + mysql e um pouco de JavaScript. O mais importante para aprenderes e' teres vontade e nao desistir por nao conseguires fazer, tens aqui o P@P para qualquer duvida 👍 Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
COUTINHO Posted June 14, 2012 at 12:32 PM Author Report Share #462732 Posted June 14, 2012 at 12:32 PM Em PT nao sei assim nenhum muito bom, tirando so' se for mesmo inicializacao. Sei muito bem do que falas, eu agora estou a acabar o meu curso, mas mesmo assim, nao deixei de aprender alem do que foi dado na aula, para mim o curso nao me deu nada mais do que simples(mas importantes) bases de programacao. Aconcelho a pegares em projectos e ir aprendendo com ele, por exemplo eu cheguei a fazer um projecto pessoal para habituar-me 'a STL de C++, o projecto era um jogo de poker, apesar que nunca mais peguei nele e nem sequer terminei 😛 Outro projecto que tive foi um site de animes, para me habituar a php + mysql e um pouco de JavaScript. O mais importante para aprenderes e' teres vontade e nao desistir por nao conseguires fazer, tens aqui o P@P para qualquer duvida 👍 Pois por isso é que eu queria continuar, e queria arranjar um livro de C++ para ir aperfeiçoando e depois caminhar para linguagens mais complicadas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted June 14, 2012 at 12:33 PM Report Share #462736 Posted June 14, 2012 at 12:33 PM Pois por isso é que eu queria continuar, e queria arranjar um livro de C++ para ir aperfeiçoando e depois caminhar para linguagens mais complicadas Que linguagens por exemplo? Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
COUTINHO Posted June 14, 2012 at 12:57 PM Author Report Share #462751 Posted June 14, 2012 at 12:57 PM Que linguagens por exemplo? Bem, primeiro como ja disse quero aperfeiçoar o C++ que foi a linguagem que estudei, depois quero aprender algumas linguagens mais dificeis como PHP, Java etc Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted June 14, 2012 at 01:23 PM Report Share #462760 Posted June 14, 2012 at 01:23 PM Bem, primeiro como ja disse quero aperfeiçoar o C++ que foi a linguagem que estudei, depois quero aprender algumas linguagens mais dificeis como PHP, Java etc PHP e Java, mais dificeis??? 😄 PHP e' uma linguagem facil, Java nunca programei mais e' relativamente mais facil que C++. Aprende o dificil porque assim o facil torna-se facilimo Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
COUTINHO Posted June 14, 2012 at 01:32 PM Author Report Share #462769 Posted June 14, 2012 at 01:32 PM PHP e Java, mais dificeis??? 😄 PHP e' uma linguagem facil, Java nunca programei mais e' relativamente mais facil que C++. Aprende o dificil porque assim o facil torna-se facilimo Sinceramente nunca tive contacto com PHP, de java ja vi umas poucas coisas, mas acho C++ bastante mais facil...mas pronto é a minha opiniao Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted June 14, 2012 at 01:45 PM Report Share #462779 Posted June 14, 2012 at 01:45 PM A não ser que apenas saibas programação procedimental (o que é estranho, tendo em conta que dizes saber C++) e não tenhas tido contacto com programação orientada a objectos, não vejo razão para achares que o Java seja mais difícil que C++. Na minha opinião, o Java é demasiado simples, o que nos impede de ter o mesmo controlo que com linguagens C-based. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
COUTINHO Posted June 14, 2012 at 01:54 PM Author Report Share #462786 Posted June 14, 2012 at 01:54 PM (edited) A não ser que apenas saibas programação procedimental (o que é estranho, tendo em conta que dizes saber C++) e não tenhas tido contacto com programação orientada a objectos, não vejo razão para achares que o Java seja mais difícil que C++. Na minha opinião, o Java é demasiado simples, o que nos impede de ter o mesmo controlo que com linguagens C-based. E assim eu java so vi algumas coisas portanto se calhar estou a falar sem saber.... es capaz de ter razao entao Edited June 14, 2012 at 09:07 PM by COUTINHO Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts