vascoc Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 (edited) A minha datagrid é criada através de um botão, mas gostava que fosse possível adicionar o evento click na datagrid, como ? dg = New DataGrid() dg.Location = New Point(300, 300) dg.ReadOnly = True dg.Refresh() 'ajustar da tabela dg.Dock = DockStyle.None dg.BorderStyle = BorderStyle.FixedSingle dg.Size = New System.Drawing.Size(400, 300) dg.CaptionVisible = False Me.Controls.Add(dg) dg.SetDataBinding(ds, "Consulta") 'dg.Enabled = False dg.Update() Edited June 14, 2012 by Caça GeSHi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Para atribuir o evento utiliza o AddHandler http://msdn.microsoft.com/en-us/library/7taxzxka%28v=vs.80%29.aspx Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 (edited) Eu tive a ver.... isto assim funciona mas só quando clico no titulo das colunas, não dá para fazer quando clico nas colunas ? AddHandler dg.Click, AddressOf dg_click Public Sub dg_click() MsgBox(" asdasd") End Sub Também vi esse link que me deste, mas não entendi muito bem...e esta maneira parece ser mais fácil. Edited June 14, 2012 by vascoc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Para isso utiliza o evento CellClick Para verificar se o utilizador clicou na coluna, tens de verificar se o valor da linha é igual a -1 Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 Como é que faço o Cell click ? estava a seguir-me por aqui mas agora "Error 1 Handles clause requires a WithEvents variable defined in the containing type or one of its base types." http://www.gcpowertools.com/help/spreadnet6/WF/FarPoint.Win.Spread~FarPoint.Win.Spread.FpSpread~CellClick_EV.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 O Sub que vais chamar tem de ter isto como parâmetros sender As Object, e As System.Windows.Forms.DataGridViewCellEventArgs Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 (edited) Algo tipo isto ? dg = New DataGrid() dg.Location = New Point(300, 300) dg.ReadOnly = True dg.Refresh() 'ajustar da tabela dg.Dock = DockStyle.None dg.BorderStyle = BorderStyle.FixedSingle dg.Size = New System.Drawing.Size(400, 300) dg.CaptionVisible = False Me.Controls.Add(dg) dg.SetDataBinding(ds, "Consulta") AddHandler dg.CellClick, AddressOf dg_cellclick 'dg.Enabled = False dg.Update() Private Sub dg_CellClick(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.DataGridViewCellEventArgs) MsgBox("asdasd") End Sub Edited June 14, 2012 by Caça Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Sim. Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 (edited) Não está a dar, um colega meu disse-me para optar por arrastar uma datagriview e depois preenche-la, será mais fácil certo ? Já programei e tudo, mas agora não sei é preencher os campos de forma correcta :S Private Sub PictureBox1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles PictureBox1.Click Try conn = New SqlCeConnection(My.Settings.HOTEL_DBConnectionString) cmd = New SqlCeCommand("SELECT Clientes.Cod_Clientes, Clientes.Nome_Clientes, Clientes.Morada_Cliente, Clientes.Localidade_Cliente, Clientes.Cod_Postal_Cliente, Clientes.Contato, Clientes.Num_BI, Clientes.Num_Contribuinte, Clientes.Email, Clientes.Nacionalidade, Reserva.Num_Quarto, Reserva.Data_Entrada, Reserva.Data_Saída, Reserva.Preco, Quartos.Tipo_Quarto, Tipo_Quarto.Tipo_Quarto AS Expr1 FROM Clientes INNER JOIN Reserva ON Clientes.Cod_Clientes = Reserva.Cod_Cliente AND Clientes.Cod_Clientes = Reserva.Cod_Cliente INNER JOIN Quartos ON Reserva.Num_Quarto = Quartos.Num_Quarto AND Reserva.Num_Quarto = Quartos.Num_Quarto INNER JOIN Tipo_Quarto ON Quartos.Tipo_Quarto = Tipo_Quarto.ID_Tipo WHERE (Clientes.Nome_Clientes LIKE '%" & txtnome.Text & "%')", conn) da = New SqlCeDataAdapter(cmd) ds = New DataSet() ' Dim dr As SqlCeDataReader = cmd.ExecuteReader() With conn If .State = ConnectionState.Open Then 'ta aberto .Close() ' fechamos End If .Open() ' abrimos a conexao End With da.Fill(ds, "consulta") cb = New SqlCeCommandBuilder(da) Catch ex As Exception MessageBox.Show(ex.Message, "informação do Sistema", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error) End Try Dim dr As SqlCeDataReader = cmd.ExecuteReader() datagrid_reservas.Columns.Clear() Dim n As Integer = dr.FieldCount Dim campo As String Dim k As Integer For k = 0 To n - 1 campo = dr.GetName(k) datagrid_reservas.Columns.Add(campo, campo) Next Dim i As Integer = 0 While dr.Read() Dim linha As New DataGridViewRow() datagrid_reservas.Rows.Add(linha) datagrid_reservas.Rows(i).Cells(0).Value = dr.Item(0) i = i + 1 End While datagrid_reservas.AutoSizeColumnsMode = DataGridViewAutoSizeColumnMode.AllCells conn.Close() End Sub End Class Edited June 14, 2012 by Caça Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Mais fácil ou não depende do objectivo. Qual é o problema que estás a ter? Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 (edited) Mais fácil ou não depende do objectivo. Qual é o problema que estás a ter? Era aquilo do Cell Click, mas assim fica mais apresentável... A questão é que agora preenche mal... http://img812.imageshack.us/img812/2715/ddddnn.png Edited June 14, 2012 by vascoc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Troca isto Dim linha As New DataGridViewRow() datagrid_reservas.Rows.Add(linha) datagrid_reservas.Rows(i).Cells(0).Value = dr.Item(0) por isto datagrid_reservas.Rows.Add(dr.Item(0), dr.Item(1), dr.Item(2), etc.) Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 Obrigado, já está, existe alguma maneira de ordenar as colunas ? Tipo em primeiro o numero do quarto, etc ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Da forma que estás a fazer, basta ordenares no te SELECT Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 (edited) E não dá para esconder alguns campos ? Tipo, não quero que mostre o código de cliente.. e eu preciso de ir buscar o código de cliente na conexão http://img195.imageshack.us/img195/9567/ddddu.png Edited June 14, 2012 by vascoc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 Sim, basta podes fazer isso nas propriedades da coluna. Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 14, 2012 Author Report Share Posted June 14, 2012 como ao certo ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caça Posted June 14, 2012 Report Share Posted June 14, 2012 DataGridView1.Columns(0).Visible = False Pedro Martins Não respondo a duvidas por PM Link to comment Share on other sites More sharing options...
vascoc Posted June 15, 2012 Author Report Share Posted June 15, 2012 Está bom, obrigado. Resolvido 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts