eskalha Posted June 12, 2012 at 04:04 PM Report Share #462289 Posted June 12, 2012 at 04:04 PM Boa tarde, Eu tenho uma aplicação em java, feita em NetBeans, que produz folhas de cálculos. Ao acrescentar valores nessa folha há uma opçao para exportar os valores para bases de dados (as opçoes sao: sql server, mysql e postgresql) e outra para importar valores dessas bases de dados para a folha de calculo. Agora tenho que fazer o seguinte: um grupo de células dessa folha tem que ficar ligado de forma permanente a uma tabela de uma base de dados e periodicamente hajam atualizações (nos dois sentidos). Para isso tem que se verificar regularmente (por exemplo a cada 30 segundos) se existe necessidade de sincronização entre as células e a tabela, ou seja, verificar se o conteudo do grupo das celulas mudou ou se a tabela da base de dados mudou tmb. Por fim, sempre que faz uma sincronização, é guardado o estado das células após a sincronização numa estrutura de dados interna. Será que alguém me consegue dar uma ideia de como fazer isto? Eu acho que tenho que andar a usar o padrão Observer e os listeners feitos para a folha de cálculo Desde já obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted June 12, 2012 at 04:46 PM Report Share #462310 Posted June 12, 2012 at 04:46 PM o modelo de pooling (descrito nestas linhas) Para isso tem que se verificar regularmente (por exemplo a cada 30 segundos) se existe necessidade não é a mesma coisa que pattern Observer uma coisa é teres algo a verificar de x em x tempo a necessidade de operação, outra é o registo de elementos que recebem chamadas quando acontece algo. o que parece que é pretendido é uma junção das duas teres um observer a verificar de x em x tempo a necessidade de actualização com a possibilidade de registo de listeners (para cada base de dados) que iram receber chamadas de actualização IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
eskalha Posted June 12, 2012 at 05:11 PM Author Report Share #462317 Posted June 12, 2012 at 05:11 PM (edited) Pois, no meu caso eu tenho 3 adapters, um para fazer a conexão a uma base de dados diferentes, e os 3 adapters fazem o extends Observable e implements Observer. Na classe cuja a "actionPerformed" vai despoletar a tal acção que descrevi em cima, a minha ideia é adicionar um CellListener à spreadsheet activa, e selecionar um conjunto de celulas da folha e percorrer essa matriz de células para adicionar a invoação de um evento a quando da mudança de conteudo de uma célula ArrayList<String> ls = new ArrayList(); Spreadsheet ss = uiController.getActiveSpreadsheet(); Cell[][] c1 = focusOwner.getSelectedCells(); CellListener cl = null; ss.addCellListener(cl); Cell c = null; for (int i = 0; i < c1.length; i++) { for (int j = 0; j< c1[i].length; j++) { ls.add(this.uiController.getActiveSpreadsheet().getCell(c1[i][j].getAddress()).getContent()); c = ss.getCell(i, j); cl.contentChanged(c); } } Agora não sei é andar a fazer essa tal verificação de 30 em 30 segundos, nem, quando for alterado um conteudo da celula ou da tabela da BD, fazer a actualização :S Edited June 12, 2012 at 10:30 PM by Baderous geshi Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted June 13, 2012 at 12:38 AM Report Share #462397 Posted June 13, 2012 at 12:38 AM o que podes fazer é, quando o evento de alteração for invocado, não gravar nas bases de dados mas sim marcar para actualização. depois terás um thread que de 30 em 30 segundos despoleta um segundo evento, esse que invoca um segundo métodos dos observers que ao verificar a marcação de actualização, faz o update das base de dados IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts