Jump to content

c# interfaces e delegados

martinhocosta

Recommended Posts

Interfaces são o que se chama de contrato, ou seja uma série de características que devem ser obedecidas para por um objeto que tenha a interface. Um exemplo concreto seria por exemplo a definição de um carro, a interface de um carro por exemplo seria algo assim:

- propriedade de possuir 4 rodas

- propriedade de possuir um motor

- propriedade de possuir um cambio

- propriedade de possuir no mínimo 2 portas

- propriedade de possuir volante

- método ligar()

- método acelerar()

- método frear()

- método desligar()

A vantagem da interface é que você pode ter uma série de carros diferentes e todos possuírem as mesmas características, então por exemplo se você tem um componente Motorista, que trabalhe com a interface Carro, ele sabe que pode acelerar, frear, ligar, desligar, assim como pode contar que uma classe passada com esta interface, vai ter volante, cambio e motor por exemplo, então um pseudocódigo ficaria assim:

Classe Ferrari: ICarro

Classe VolkswagenSedan : ICarro

void Motorista(ICarro carro)

{

carro.Liga();

carro.Acelera();

carro.Freia();

carro.Desliga();

....

}

Tanto faz você passar Ferrari, como VolkswagenSedan para o método Motorista, vai funcionar igual, independente da implementação.

Delegados são um sistema relacionado, mas que se aplica a métodos ao invés de classes. O que eles permitem é passar funções como se fossem variáveis para outras funções. Por exemplo se eu tenho duas funções:

void DesenhaCirculo()
void DesenhaTriangulo()

que eu preciso passar para um outro método executar, a forma tradicional de fazer seria algo assim:

void Desenha(Forma forma)
if(forma==Circulo) DesenhaCirculo();
else if (forma==Triangulo) DesenhaTriangulo();

Agora se eu criar um delegado do tipo eu posso fazer algo assim

if(forma==Circulo)
Desenha(DesenhaCirculo)
else if(forma==Triangulo)
Desenha(DesenhaTriangulo)

no método Desenha, eu teria algo assim

void Desenha(delegadoVoid   DesenhaForma )
{
DesenhaForma();
}

Para o exemplo acima, não pode parecer muita vantagem, pois eu acesso ao código do método Desenha(), porém se eu não tiver o acesso, como por exemplo numa classe que eu comprei de terceiros e já veio compilado, porém esta classe implementar um delegado de um determinado tipo. Eu posso passar qualquer código meu para ela executar, desde que este código tenha o mesmo tipo de parâmetros e retorno. Isto permite por exemplo, se um dia eu criar uma forma Quadrado por exemplo, eu não tenha que mexer no método Desenha, eu simplesmente crio uma função DesenhaQuadrado() e passo ela para o método Desenha() e ele vai chamar ela do mesmo jeito que chama as outras.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Então posso fazer alguma coisa desta forma?

public interface IValores

{

event EventHandlerVazio ficheiroLido;

event EventHandlerVazio Somado;

int valor1 { get; }

int valor2 { get; }

int resultado { get; }

void lerTxt();

void Somar();

}

ou tenho de fazer uma class para declarar o valor1 , valor2. pois estes valores veem de um txt?

cumprimentos

pois estou a usar a arquitetura MVC!