Jump to content

Perl em MacOS X da forma limpa


falco
 Share

Recommended Posts

Tenho estado a ajudar pontualmente uma pessoa que vai fazer investigação na área da bioinformática utilizando Perl. E isto implica a instalação de modulos de Perl num sistema MacOS X.

Eu sou da opinião que as ferramentas do sistema operativo que são utilizadas por outras ferramentas do sistema operativo, ou por ferramentas que são utilizadas pelo administrador do sistema operativo, devem ser deixadas em paz. Ou seja, devemos interferir com o seu funcionamento o menos possível e utilizar apenas para tarefas de manutenção do sistema.

O Perl é uma das ferramentas que costuma ser utilizada por outras ferramentas do sistema e pelos administradores do sistema operativo. E como tal, sou da opinião que devemos deixar o Perl do sistema operativo e os seus módulos em paz e não os utilizar para as nossas tarefas produtivas.

Felizmente as comunidades das linguagens de programação livres mais modernas, desenvolveram ferramentas auxiliares que permitem a fácil instalação de diversas versões das linguagens na directoria "home" de cada utilização e a sua utilização em simultâneo (e até escolher qual a versão pré-definida). Em perl a ferramenta que fornece estas facilidades é o perlbrew (http://www.perlbrew.pl/).

Num sistema operativo GNU/Linux instalar uma nova versão de perl com o Perlbrew é bastante "straight forward". Em Debian e Ubuntu é preciso ter cuidado com uns paths diferentes para bibliotecas: https://nxadm.wordpr...with-perlbrew/.

Ao usar um sistema Unix como o Solaris, pode ser necessário ter cuidados adicionais com ferramentas que podem ser necessárias e com os paths (porque por vezes os administradores instalam as bibliotecas e ferramentas adicionais em locais não standard). Mas essa até agora estes são as maiores dificuldades que tive com o perlbrew (e uso bastante) e que foram muito fáceis de resolver.

Como já devem ter percebido no início, mas provavelmente esquecido por causa do testamento que escrevi, pessoa que tenho ajudado utiliza MacOS X, que para mim é um sistema com detalhes diferentes dos que estou acostumado (o que realmente interessava aqui era a gestão de software instalado e processos de instalação de mais software). Como tal tive que aprender a forma de se fazer as coisas da forma correcta em MacOS X. Depois de ter dado algumas cabeçadas e perdido tempo valioso (por minha culpa), re-aprendi uma coisa que é RTFM.

No site de aprendizagem de Perl (http://learn.perl.org), haviam instruções sobre como instalar Perl num MacOS X utilizando perlbrew, com um script auxiliar especifico para MacOS X.

Se querem utilizar Perl em MacOS X da forma limpa (sem interferir muito com o sistema) então aqui fica o link:

http://learn.perl.or...alling/osx.html

Para o bem dos utilizadores de MacOS X, espero que a loja de software venha simplificar/facilitar/centalizar/tornar mais intuítivo e coerente com outros produtos da Apple, pelo menos um pouco mais os processos de instalação de Software, para ficar ao nível da simplicidade dos gestores de pacotes de software, com reposititórios centralizados como nos GNU/Linux e nos *BSD. Também espero que a Apple arrepie caminho e torne possível a qualquer fornecer software por esse propósito utilizando qualquer licença de software.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.