Jump to content

Partição primária e estendida

fpinto

Recommended Posts

Bom dia,

Recentemente eu decidi exprimentar um novo linux, tinha o ubuntu a usar o hdd todo e instalei a outra distro pelo livecd, usei o metodo instalar no maior espaço disponível.

Até aqui tudo bem, até que ontem decidi apagar o ubuntu, já tinha o grub instalado na nova distro e já corria tudo por lá, mas reparei que a distro está numa partição estendida, o ubuntu é o único sistema que está na partição primária desse disco, tenho ainda windows num outro hdd com 3 partições primárias mas não imagino que isso seja relevante.

Se apagar o ubuntu, a única partição primária que tenho, o disco não pode ficar só com partições estendidas visto que elas dependem de uma primária, há alguma forma de converter a partição extendida em primaria?

Eu sei que posso simplesmente apagar tudo e instalar apenas a nova distro, mas já tenho lá os programas todos e demorou bastante tempo a conseguir deixar tudo a trabalhar por causa das drivers wifi e cuda, por isso não queria mesmo ter esse trabalho todo outra vez.

Desde ja obrigado,

fpinto

O meu problema principal e que a partição primária tem 80gb e a extendida tem 350gb.. preciso de um disco grande para copiar de um para outro, apesar de não ser mal pensado.

O risco de perder informação a copiar de um para o outro e grande?

Vou entrar com contacto com o user caljohnsmith para tentar perceber o que ele fez com aquela tabela.