Jump to content
SitoMan

[Informações] Preço aplicação para Android

Recommended Posts

SitoMan

Viva,

Estou à procura de informação sobre o preço estimado para uma aplicação para o Android. Caso o preço esteja ao meu alcance, partirei para o seu desenvolvimento com a contratação do trabalho de alguém.

Resumo da aplicação:

- Aplicação destinada aos equipamentos com Android;

- Não é necessário a aplicação ser adicionada ao Google Play.

Conteúdo da aplicação:

- Directório de outras aplicações, organizado por categorias. Algo idêntico à apresentação das aplicações no Google Play.

- A forma como depois a aplicação se actualizaria seria uma coisa a pensar (eu não faço ideia como se pode actualizar. Possivelmente terá muito a ver com a maneira de como será construída. Terá de ser algo relativamente fácil de actualizar, uma vez que será actualizada diariamente com variado conteúdo).

Para quem está por dentro da área, qual o valor que poderá andar o desenvolvimento de uma aplicação como esta?

[Opiniões sobre o preço serão muito bem recebidas, orçamentos igualmente.]

Obrigado.

KTachyon

Repara que aquilo que estás a pensar não é apenas uma aplicação para Android. O facto de eliminares o Google Play da frente implica que tenha de ser desenvolvida a restante arquitectura de sistemas que irão tratar de gerir e actualizar a aplicação.

O desenvolvimento só da aplicação não deverá ser nada de especial, até porque a ideia por detrás disso é bastante directa. O que tem custos maiores é aquilo que vai dar o conteúdo à aplicação que implica um servidor e uma plataforma que permite servir e gerir os conteúdos, que pode precisar de ser mais ou menos optimizada consoante aquilo que quiseres e o serviço que contratares.

Em principio, parte disto pode já estar desenvolvido, até porque sei da existência de outras lojas de apps Android que não o Google Play. Mas não te sei dizer qual é que é o estado das plataformas de suporte. De facto, se existirem soluções open source para isto, tens o problema quase todo resolvido.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

SitoMan

Viva,

Desde já um muito obrigado pela tua resposta.

O meu objectivo não será criar um concorrente ao Google Play, mas algo idêntico e para os mesmos fins (okay, talvez se considere quase um concorrente).

Imagina que a aplicação tem como objectivo disponibilizar aplicações gratuitas com a devida autorização. Não será apenas necessário criar um diretório onde estão as várias aplicações e depois com links disponíveis para o download direto das aplicações (o .apk directamente)? Depois seria necessário era um sistema que as instalasse logo de seguida.

Outro problema prendia-se com as actualizações, que sinceramente, não faço a mínima ideia como resolver. Talvez o download novamente da aplicação, mas na nova versão?!

Um abraço!

EDIÇÃO:

Estava a pesquisar soluções open source como indicaste (para ver se existia qualquer coisa assim já criada) e encontrei isto: http://aptoide.com/index2.html

Será que encontrei o que procuro? Isto tem o código disponibilizado?

Edited by SitoMan

KTachyon

Por actualizações, queres dizer, a app com novas aplicações listadas? Isso para ser bem feito não seria numa aplicação estática, por duas razões:

1. Precisamente porque tinhas que estar sempre a actualizar a aplicação.

2. Porque se chegares ao ponto de adicionar várias aplicações a curto prazo tens que fazer várias actualizações à aplicação nesse curto espaço de tempo (o que de forma estática significa voltar a recompilar o apk de cada vez que queres adicionar uma aplicação).

É por isso que precisas de um servidor a passar a informação para uma aplicação dinâmica. Até porque tens que ter um sítio onde o a app vá buscar as aplicações para instalar. A não ser que estejas a pensar em enfiar as aplicações a instalar dentro da app (o que é uma solução ainda mais horrenda). No fundo, tens sempre que ter um serviço exterior à aplicação que te forneça o conteúdo.

Repara que até podes fazer isto com um simples web server que responde a requests da app dos diversos telemóveis onde está instalada. De facto funciona, mas sem teres um sistema de gestão desenvolvido tens que ser tu a colocar o código no web server à mão, de cada vez que quiseres colocar uma nova aplicação disponível.

Eu percebo que não queiras que isto seja igual ao Google Play, mas repara que isto é uma abordagem testada em todas as plataformas de distribuição. App Store, Google Play, iTunes, Steam, package managers de Linux,... funciona tudo desta forma, porque é a forma mais escalável de implementar um sistema deste género. Conteúdo estático não é.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

SitoMan

Sim, exactamente. Quando falava em actualizar a aplicação, não era bem a aplicação, mas sim o seu conteúdo (reparo agora que são coisas bem diferentes).

Basicamente o que quero é um Google Play, sim. Exactamente da mesma forma. Ou uma App Store ou algo como o Installous do iOS.

Será que é muito difícil? Será que já existem projectos open source por onde pegar?

Quando falas num serviço externo à aplicação, é um servidor dedicado? Ou outro tipo de servidor?

Um abraço, excelente ajuda me estás a disponibilizar. Obrigado!

KTachyon

Isso vai depender do teu público alvo. Se esperares que seja pouca gente, qualquer coisa é capaz de servir, mas se projectares bastante gente, o melhor é optares por uma solução dedicada.

Não sei se existem soluções para isto, mas eu costumo evitar programar para Android, logo não tenho muito interesse em seguir o que se passa nesse mundo.

-- Tony Hoare