Jump to content

Usar/detectar rato dentro de área gráfica (InitGraph)


thoga31

Recommended Posts

Caros colegas e concidadãos xD

Ok, não venho fazer propaganda política... Desta vez sou eu a vir tirar uma dúvida.

Como devem ter reparado, introduzi-me recentemente na unit Graph e também vou estudando a utilização do rato (unit Mouse).

A minha questão prende-se com o seguinte: como obtenho a posição do rato aquando um clique dentro da área gráfica criada (InitGraph)?

Deve haver aqui uma conjugação qualquer, e adoraria saber como o fazer. As minhas pesquisas, até agora, retornaram resultados da treta, pelo que venho ouvir sugestões dos prós da região e arredores 😛

Cumprimentos,

thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

Nesta não te sei ajudar... Não me lembro de alguma vez ter usado o rato com modo grafico. :/

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Link to comment
Share on other sites

Boas,

Não conheço a unidade mouse, mas usando a unidade mouselib que deixei o link num outro post eu sigo a linha de pensamento de quando está à espera que o utilizador pressione uma tecla, o vulgo repeat ... until keypressed

Então é assim:

primeiro detectas se botão que pretendes foi pressionado por exemplo o esquerdo

Repeat
 ...
Until GetButton(LeftButton)=ButtonDown;

Depois verificas se está no sitio que queres

Function Rato_Box(xmax,xmin,ymin,ymax:word):boolean;
begin
 if (GetMouseX>xmin) and (GetMouseX<xmax) and (GetMouseY>Ymin) and (GetMouseY<Ymax) then Rato_Box:=True
 else RatoY_Botoes:=False
end; { Rato_Box }

Depois, já sei que vais querer optimizar isto, podes sempre integrar esta função com o repeat until anterior.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.