Jump to content

Percorrer ficheiro e encontrar palavras

oliveiracarlos

Recommended Posts

Boa tarde,

sou novo em Python e tenho um exercicio para resolver que é o seguinte :

f ) procura [ficheiro] palavra – Este comando deve procurar no ficheiro com o nome indicado, linhas que contenham a palavra indicada, e apresentar essas linhas. No caso de o comando ser chamado sem o argumento ficheiro, deve ser feita a pesquisa em todos os ficheiros da directoria corrente, e apresentados os resultados organizados por ficheiro.

Até ao momento ja escrevi o seguinte código mas sem sucesso, será que me podiam ajudar

"Exercicio 2 - Interpretador de comandos Python"

import fileinput
import sys
import os

debug = True

# f) Função Procura Palava num ficheiro

def procura_palavra(nome_ficheiro):

ficheiro = open(nome_ficheiro, "r")
line_num = 0
palavra = intput("Escolha a palavra a procurar")
for line in ficheiro.readlines():
			line_num += 1
		if line.find(palavra):
			print(ficheiro.line)
ficheiro.close()

if __name__ == '__main__':

nome_ficheiro = ("Trabalho_SO.txt")
Edited by djthyrax
GeSHi

Creio que tens um erro, dentro do for o print(ficheiro.line) deve ser só print(line)

O programa lê linha a linha, compara com a palavra que queres, se estiver presente, verificas com um if, fazes o print dessa linha.

Para obteres todos os ficheiros da directioria usa o método get.os.pathname ou algo parecido, qualquer pesquisa no google te indica como fazer isso em duas linhas num for.

"for files in os.path.name

print files"

é um exemplo que podes reaproveitar

O nome do ficheiro, verificas se existe o argumento. se nao existir, pegas em todos os ficheiros e adicionas a uma lista, depois é executares a presquisa para cada elemento da lista.

Edited by Dr_Lion

Parece-me que esse código não deve ser teu, pois é bastante simples perceber o que ele faz (a mais) e o que é preciso alterar.

Para leres um ficheiro linha a linha e mostrá-la basta fazeres algo deste género:

ficheiro = open('ficheiro.txt', 'r')
for linha in ficheiro.readlines():
print(linha)

Com esta pequena dica deves conseguir pôr o programa a fazer o que queres fazer para um ficheiro. Para fazeres a parte da procura pelos ficheiros de uma directoria, investiga o módulo glob. http://docs.python.o...brary/glob.html

Relembro que a delimitação de blocos de código em Python é feita usando whitespace (tabulações e espaços), e a leitura do teclado deve ser feita usando a função input ou a raw_input, sendo preferível a segunda.

Edited by djthyrax

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Boa tarde a todos,

Julguei já ter o meu problema resolvido mas parece que não.

Tenho estado a trabalha no seguinte código cujo objectivo é percorrer um ficheiro linha a linha e se a linha contiver a palavra pretendida ele imprime a linha mas não esta a funciona, podiam me ajudar?

#!/usr/bin/python2.7  
# coding: utf-8	  
import os
import sys
import pwd
import time
import string
from stat import *

'Exercicio 2 - Interpretador de comandos Python'

# f) Função Procura Palava num ficheiro

def procura_palavra(nome_ficheiro):

ficheiro = open(nome_ficheiro, 'r')
l = len(ficheiro.readlines())
palavra = raw_input('Escolha a palavra a procurar \n')
x = 1
while (x <= l):
	for palavra in ficheiro.readline(x):
		print ficheiro.readline(x)
		x = x+1	
ficheiro.close()

if __name__ == '__main__':

nome_ficheiro = ('Trabalho.txt')
procura_palavra(nome_ficheiro)
Edited by oliveiracarlos

• 2 weeks later...

Vê este exemplo:

for line in open("file.txt"):
   if "Python" in line:
    print line

Está a verificar cada linha de um ficheiro. Se encontrar a palavra "Python" no ficheiro faz o print da linha inteira. Agora é possível, aliás provável, que este método seja tudo menos à prova de bala. Por exemplo não sei até que ponto pequenas variações como estar colado a caracteres como pontos ou endlines ou pior pode causar com que ele detecte a palavra. Nunca usei mas acho que o módulo "re" foi feito para este tipo de coisas:

http://docs.python.org/library/re.html

Edited by djthyrax