Jump to content

Percorrer ficheiro e encontrar palavras

oliveiracarlos

Recommended Posts

Boa tarde,

sou novo em Python e tenho um exercicio para resolver que é o seguinte :

f ) procura [ficheiro] palavra – Este comando deve procurar no ficheiro com o nome indicado, linhas que contenham a palavra indicada, e apresentar essas linhas. No caso de o comando ser chamado sem o argumento ficheiro, deve ser feita a pesquisa em todos os ficheiros da directoria corrente, e apresentados os resultados organizados por ficheiro.

Até ao momento ja escrevi o seguinte código mas sem sucesso, será que me podiam ajudar

"Exercicio 2 - Interpretador de comandos Python"

import fileinput
import sys
import os

debug = True

# f) Função Procura Palava num ficheiro

def procura_palavra(nome_ficheiro):

ficheiro = open(nome_ficheiro, "r")
line_num = 0
palavra = intput("Escolha a palavra a procurar")
for line in ficheiro.readlines():
			line_num += 1
		if line.find(palavra):
			print(ficheiro.line)
ficheiro.close()

if __name__ == '__main__':

nome_ficheiro = ("Trabalho_SO.txt")
Edited by djthyrax
GeSHi

Creio que tens um erro, dentro do for o print(ficheiro.line) deve ser só print(line)

O programa lê linha a linha, compara com a palavra que queres, se estiver presente, verificas com um if, fazes o print dessa linha.

Para obteres todos os ficheiros da directioria usa o método get.os.pathname ou algo parecido, qualquer pesquisa no google te indica como fazer isso em duas linhas num for.

"for files in os.path.name

print files"

é um exemplo que podes reaproveitar

O nome do ficheiro, verificas se existe o argumento. se nao existir, pegas em todos os ficheiros e adicionas a uma lista, depois é executares a presquisa para cada elemento da lista.

Edited by Dr_Lion

Parece-me que esse código não deve ser teu, pois é bastante simples perceber o que ele faz (a mais) e o que é preciso alterar.

Para leres um ficheiro linha a linha e mostrá-la basta fazeres algo deste género: