Jump to content

scrollbar datagridview

iniciante

Recommended Posts

Boa tarde. Estou com dificuldades em adicionar duas funcionalidades a uma datagridview:

1 - Detectar quando o utilizador navega pela gridview clicando na srollbar

2 - quando o rato esta em cima da gridview (datagridview1_MouseEnter()) fazer com que ele possa fazer scroll sem ter que clicar nela, ou seja, qnd esta com o rato em cima e fizer scroll, a gridview fazer logo scroll.

Se alguem podes ajudar eu agradeço xD

Edited by iniciante

RC

Boa tarde,

Em relação ao primeiro tópico não sei como te poderei ajudar.

Em relação ao segundo, podes sempre no evento datagridview_mouseEnter() fazer o focus.

Exemplo:

private void dataGridView1_MouseEnter(object sender, EventArgs e)
{
dataGridView1.Focus();
}

Cumprimentos 🙂

Edited by RGanhoto

Boa tarde,

Em relação ao primeiro tópico não sei como te poderei ajudar.

Em relação ao segundo, podes sempre no evento datagridview_mouseEnter() fazer o focus.

Exemplo:

private void dataGridView1_MouseEnter(object sender, EventArgs e)
{
dataGridView1.Focus();
}

Cumprimentos 🙂

Antes de mais obrigado..resolveu 👍

Tenho que procurar sobre o 1º ponto..mas nem no google encontro alguma coisa 😕

Cumprimentos

RC

Para isso tens o evento Scroll

sim..mas a minha questão inicial é a seguinte: Detetar quando o utilizador navega pela gridview clicando na scrollbar

visto não haver um evento que detete isto, queria um evento que me ajudasse a ver quando é que o index de uma linha muda, porque eu quero detetar qnd é que o utilizador faz scroll com o rato e faz scroll atraves da barra de scroll

RC

E através do evento Scroll + FirstDisplayedScrollingRowIndex não te é suficiente?

o que se passa é o seguinte:

Eu tenho uma thread que esta a ir de segundo a segundo a um servidor buscar informação e outra que de 3 em 3 segundos mostra ao utilizador , imagina, a ultima linha que foi editada. Numa gridview com 100 linhas, a ultima linha editada foi a 50, ele faz um autoscroll para a linha 50. Ao fazer scroll com o rato, eu desactivo a thread para deixar o utilizador navegar livremente pela grid, voltando a activar a thread qnd o utilizador tira o rato de cima na grid. Ate aqui tudo bem. Agr o meu problema é quando o utilizador faz scroll carregando da scrollbar. Eu não consigo detectar que ele esta a fazer scrollbar pelo evento scroll.. e assim a thread continua de 3 em 3 segundos a actualizar a linha a ser mostrada e não é permitido ao utilizador navegar livremente como quando navega fazendo scroll com o rato..dai ter que dar a volta de outra maneira.. 😕

Edited by iniciante

RC

Já exploraste o que esse evento apanha?

Não apanha só o Scroll do rato, mas todos os tipo, seja rato, barra ou nas setas..

sim..tens razao..o que se passa é que se eu tiro o rato de cima da grid a variavel de controlo muda logo e dava-me a ideia que a n detectava o scroll pela barra..! bem problema resolvido xD obrigado

RC