sr._neves Posted June 4, 2012 at 08:26 PM Report Share #460380 Posted June 4, 2012 at 08:26 PM Eu estou a desenvolver uma pequena agenda em delphi, e para conseguir gerar "avisos" dos compromissos preciso de percorrer uma das minhas tabelas da base de dados e comparar com data e hora de sistema. Alguém tem uma solução para o meu problema ? desde já obrigado ! Neves 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 4, 2012 at 08:39 PM Report Share #460382 Posted June 4, 2012 at 08:39 PM Que tipo de base de dados é? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 4, 2012 at 09:47 PM Author Report Share #460405 Posted June 4, 2012 at 09:47 PM Acess ! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 4, 2012 at 09:58 PM Report Share #460412 Posted June 4, 2012 at 09:58 PM Com a BDE (ou similar)? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bsccara Posted June 4, 2012 at 11:00 PM Report Share #460423 Posted June 4, 2012 at 11:00 PM Indexa por um campo que tenha a data do compromisso; as datas anteriores ficarão como primeiros registos. Basta percorrer os registos até que a data de compromisso do registo seja posterior à data do sistema. Ou se o acesso fôr por SQL usa o campo de data do compromisso numa cláusula ORDER BY. Depois apaga os registos de compromissos expirados. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 5, 2012 at 08:26 AM Author Report Share #460454 Posted June 5, 2012 at 08:26 AM Com a BDE (ou similar)? Sim com BDE. bsccara Podes te explicar melhor ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 5, 2012 at 12:56 PM Report Share #460528 Posted June 5, 2012 at 12:56 PM A ideia do bsccara é percorreres o dataset para pesquisares a base de dados. Não dá pra te dar o código completo, pois não sei exactamente como está desse lado, mas é algo do género: for i:=0 to dsBDados.recordcount - 1 do begin dsBDados.RecNo:=i; if DaysBetween(StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString),Date)<2 then ShowMessage(dsBDados.FieldByName('Descrição').AsString + ' a concluir em ' + dsBDados.FieldByName('Data').AsString); end; Algo deste genero... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
passarito Posted June 5, 2012 at 02:26 PM Report Share #460561 Posted June 5, 2012 at 02:26 PM Boas, vou tentar meter a foice em seara alheia..... @Nuno, porque não corres a BD com um while? Algo do género: while not dsBDados.eof do begin .... end; - Se isto for um erro crasso, estou pronto para levar na cabeça! 🙂 ) Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 5, 2012 at 02:33 PM Report Share #460563 Posted June 5, 2012 at 02:33 PM Não é erro nenhum, é só mais uma maneira de "esfolar o gato"! Eu é que gosto muito do FOR! 😄 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 5, 2012 at 04:44 PM Author Report Share #460601 Posted June 5, 2012 at 04:44 PM A ideia do bsccara é percorreres o dataset para pesquisares a base de dados. Não dá pra te dar o código completo, pois não sei exactamente como está desse lado, mas é algo do género: for i:=0 to dsBDados.recordcount - 1 do begin dsBDados.RecNo:=i; if DaysBetween(StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString),Date)<2 then ShowMessage(dsBDados.FieldByName('Descrição').AsString + ' a concluir em ' + dsBDados.FieldByName('Data').AsString); end; Algo deste genero... Estou a ver, mas fiquei aqui um bocado confuso com esta parte do codigo: if DaysBetween(StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString),Date)<2 podias explicar-me melhor 😁 Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 5, 2012 at 05:08 PM Report Share #460613 Posted June 5, 2012 at 05:08 PM heheheh DaysBetween é uma função que devolve quandos dias há de diferença entre as duas datas passadas por parametro (no exemplo, a data da base de dados e a data actual). Assim, ele iria alertar caso faltassem menos de 2 dias para atingir aquela data. Isto foi só um exemplo, nesse if podes usar a comparação que achares mais adequada. Se a ideia é ele avisar só se as datas forem iguais, bastava uma comparação directa ( = ), depois é claro de estarem ambos os lados convertidos num mesmo tipo de dados (Ex. if StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString)=Date then ...) "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bsccara Posted June 5, 2012 at 08:16 PM Report Share #460679 Posted June 5, 2012 at 08:16 PM Se estás a usar componentes TTable (de nome tabela) : tabela.IndexName := 'PorDataCompromisso'; tabela.SetRange([EncodeDate(1,1,1)],[Date]); try while not tabela.EOF do begin tabela.Next; end; finally tabela.CancelRange; tabela.IndexName := ''; end; Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 6, 2012 at 08:27 AM Author Report Share #460792 Posted June 6, 2012 at 08:27 AM (edited) Estou a fazer assim : while not ds_compromissos.DataSet.Eof do begin begin if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data')=date) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora')=time) then ShowMessage(ds_compromissos.DataSet.FieldByName('assunto').AsString); end; end; mas dá-me erro: [DCC Error] u_principal.pas(579): E2015 Operator not applicable to this operand type Sugestões ? Edited June 6, 2012 at 08:36 AM by sr._neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 6, 2012 at 08:31 AM Report Share #460794 Posted June 6, 2012 at 08:31 AM Estranho... Qual o componente que estás a usar? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 6, 2012 at 08:48 AM Author Report Share #460800 Posted June 6, 2012 at 08:48 AM Um ttimer ! Para estar sempre a ver se já chegou a hora. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 6, 2012 at 09:47 AM Report Share #460813 Posted June 6, 2012 at 09:47 AM Refiro-me ao componente usado para a propria base de dados. É um TTable, TDataSet ou outro? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 6, 2012 at 10:36 AM Author Report Share #460826 Posted June 6, 2012 at 10:36 AM é um TdataSource o objecto Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 6, 2012 at 11:58 AM Report Share #460842 Posted June 6, 2012 at 11:58 AM (edited) O RecordCount e o RecNo são propriedades dos DataSet's e não dos DataSource's. Por isso, é necessário uma pequena alteração ao que eu tinha falado: ds_compromissos.DataSet.RecordCount e ds_compromissos.DataSet.RecNo Edited June 6, 2012 at 11:59 AM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
sr._neves Posted June 6, 2012 at 12:04 PM Author Report Share #460844 Posted June 6, 2012 at 12:04 PM O RecordCount e o RecNo são propriedades dos DataSet's e não dos DataSource's. Por isso, é necessário uma pequena alteração ao que eu tinha falado: ds_compromissos.DataSet.RecordCount e ds_compromissos.DataSet.RecNo Sim , mas isso era se eu tivesse a correr a base de dados com um for certo ? O erro está no if: if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data')=date) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora')=time) then ShowMessage(ds_compromissos.DataSet.FieldByName('assunto').AsString); Ele não me deixa é fazer este If Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted June 6, 2012 at 12:27 PM Report Share #460848 Posted June 6, 2012 at 12:27 PM Está-te a faltar o tipo de dados com que ele devolve a data... Algo tipo: if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data').AsString=DateToStr(date)) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora').AsString=TimeToStr(time)) then ShowMessage(ds_compromissos.DataSet.FieldByName('assunto').AsString); É preciso indicar o tipo de saida de dados (no caso, .AsString para o valor devolvido ser do tipo String) e também converter um dos valores para que tenham os dois o mesmo tipo. No caso, usei o DateToStr e o TimeToStr para converter a data e hora no formato String. A proposito, convém ver se a data e hora na base de dados estão no mesmo formato da data e hora devolvidas pelo Delphi. Se não estiverem, tem de se converter. Exemplo: Se A data na base de dados estiver AAAA/MM/DD e o Delphi está a devolver DD-MM-AAAA, é preciso corrigir... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts