Jump to content

Percorrer base de dados

sr._neves

Recommended Posts

Indexa por um campo que tenha a data do compromisso; as datas anteriores ficarão como primeiros registos. Basta percorrer os registos até que a data de compromisso do registo seja posterior à data do sistema. Ou se o acesso fôr por SQL usa o campo de data do compromisso numa cláusula ORDER BY. Depois apaga os registos de compromissos expirados.

A ideia do bsccara é percorreres o dataset para pesquisares a base de dados.

Não dá pra te dar o código completo, pois não sei exactamente como está desse lado, mas é algo do género:

for i:=0 to dsBDados.recordcount - 1 do
  begin
     dsBDados.RecNo:=i;
     if DaysBetween(StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString),Date)<2
        then ShowMessage(dsBDados.FieldByName('Descrição').AsString + ' a concluir em ' + dsBDados.FieldByName('Data').AsString);
  end;

Algo deste genero...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Não é erro nenhum, é só mais uma maneira de "esfolar o gato"!

Eu é que gosto muito do FOR! 😄

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

A ideia do bsccara é percorreres o dataset para pesquisares a base de dados.

Não dá pra te dar o código completo, pois não sei exactamente como está desse lado, mas é algo do género:

for i:=0 to dsBDados.recordcount - 1 do
  begin
  dsBDados.RecNo:=i;
	 then ShowMessage(dsBDados.FieldByName('Descrição').AsString + ' a concluir em ' + dsBDados.FieldByName('Data').AsString);
  end;

Algo deste genero...

Estou a ver, mas fiquei aqui um bocado confuso com esta parte do codigo:

podias explicar-me melhor 😁

heheheh

DaysBetween é uma função que devolve quandos dias há de diferença entre as duas datas passadas por parametro (no exemplo, a data da base de dados e a data actual).

Assim, ele iria alertar caso faltassem menos de 2 dias para atingir aquela data.

Isto foi só um exemplo, nesse if podes usar a comparação que achares mais adequada. Se a ideia é ele avisar só se as datas forem iguais, bastava uma comparação directa ( = ), depois é claro de estarem ambos os lados convertidos num mesmo tipo de dados (Ex. if StrToDate(dsBDados.FieldByName('Data').AsString)=Date then ...)

Estou a fazer assim :

while not ds_compromissos.DataSet.Eof do begin
  begin
	  if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data')=date) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora')=time)
			 then ShowMessage(ds_compromissos.DataSet.FieldByName('assunto').AsString);
  end;
end;

mas dá-me erro: [DCC Error] u_principal.pas(579): E2015 Operator not applicable to this operand type

Sugestões ?

Edited by sr._neves

Refiro-me ao componente usado para a propria base de dados.

É um TTable, TDataSet ou outro?

O RecordCount e o RecNo são propriedades dos DataSet's e não dos DataSource's.

Por isso, é necessário uma pequena alteração ao que eu tinha falado:

ds_compromissos.DataSet.RecordCount

e

ds_compromissos.DataSet.RecNo
Edited by nunopicado

O RecordCount e o RecNo são propriedades dos DataSet's e não dos DataSource's.

Por isso, é necessário uma pequena alteração ao que eu tinha falado:

ds_compromissos.DataSet.RecordCount

e

ds_compromissos.DataSet.RecNo

Sim , mas isso era se eu tivesse a correr a base de dados com um for certo ?

O erro está no if:

if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data')=date) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora')=time)

Ele não me deixa é fazer este If

Está-te a faltar o tipo de dados com que ele devolve a data...

Algo tipo:

if (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('data').AsString=DateToStr(date)) and (ds_compromissos.DataSet.FieldByName('hora').AsString=TimeToStr(time))

É preciso indicar o tipo de saida de dados (no caso, .AsString para o valor devolvido ser do tipo String) e também converter um dos valores para que tenham os dois o mesmo tipo. No caso, usei o DateToStr e o TimeToStr para converter a data e hora no formato String.

A proposito, convém ver se a data e hora na base de dados estão no mesmo formato da data e hora devolvidas pelo Delphi.

Se não estiverem, tem de se converter.

Exemplo:

Se A data na base de dados estiver AAAA/MM/DD e o Delphi está a devolver DD-MM-AAAA, é preciso corrigir...