Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, eu aprendi todo este ano a programa em C, que entendo como programação no seu estado mais simples, agora, pretendo aprender uma linguagem orientada a objectos, que penso que seja o passo seguinte, bem, eu fui pesquisar porque tinha algumas dúvidas... Pesquisei que linguagem orientada a objectos aprender, e surgiu o C# e Java (caso não soubesse C++) , eu pergunto, qual a melhor escolha? Eu estou mais inclinado para C++, visto que é orientada a objectos e praticamente igual a C, mas também desperto interesse em Java, que pelo o que pesquisei é uma linguagem muito usada e que traz mais 'oportunidades' .

helpp 😁

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Há várias hipóteses, e não passam só pelo C++, pelo C# e pelo Java.

Não, não vou falar de VB.NET... Muitas são as linguagens que não são 100% OOP mas que suportam este paradigma na perfeição - muitas delas suportam a tal nível que, se quisermos, podemos programar nelas só com OOP.

Qual a melhor? Ui, muitas opiniões vão surgir... Mas se já te sentes à vontade com C, C++ não será uma má escolha, apesar de eu não gostar muito da sintaxe.

Knowledge is free!

Posted

Há várias hipóteses, e não passam só pelo C++, pelo C# e pelo Java.

Não, não vou falar de VB.NET... Muitas são as linguagens que não são 100% OOP mas que suportam este paradigma na perfeição - muitas delas suportam a tal nível que, se quisermos, podemos programar nelas só com OOP.

Qual a melhor? Ui, muitas opiniões vão surgir... Mas se já te sentes à vontade com C, C++ não será uma má escolha, apesar de eu não gostar muito da sintaxe.

O c++ é uma das liguagens que suporta o paradigma na perfeição?

Já agora, que pensas de Java?

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Primeiro precisamos saber: Qual é o seu objetivo como programador? Cada uma tem áreas onde são mais utilizadas e que pode determinar o que chama de "oportunidades". Ex: se quer programar jogos o C++ pode ser melhor, se quer desenvolver programas corporativos, C# ou Java podem ser uma escolha melhor. Atualmente (especialmente depois do standard do C++11), as três linguagens que você mencionou estão muito próximas em termos de sintaxe, então a plataforma para a qual quer desenvolver pode ser o fator decisivo.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Boas pessoal, eu aprendi todo este ano a programa em C, que entendo como programação no seu estado mais simples, agora, pretendo aprender uma linguagem orientada a objectos, que penso que seja o passo seguinte, bem, eu fui pesquisar porque tinha algumas dúvidas... Pesquisei que linguagem orientada a objectos aprender, e surgiu o C# e Java (caso não soubesse C++) , eu pergunto, qual a melhor escolha?

Depende do que queres, qualquer uma delas e' boa, pessoalmente adoro C++, actualmente estou a aprender C# devido a assuntos profissionais, Java nao me da' nenhum interese, pelo o menos por enquanto.

Opinioes pessoais 'a parte, se queres so' aprender OOP escolhe o que te puxar mais, se queres fazer profissao com essa linguagem(se estiveres a pensar em dominar a linguagem, claro que nao quer dizer que nao aprendas outra).

Pelo o que sei C++ em Portugal e' um pouco para esquecer, tirando se queres fazer manuntencao de software antigo, ou queiras trabalhar num projecto onde a "performance" seja extremamente importante.

C# a nivel de aplicacoes de "end-user" para empresas acho que e' bastante utilizado, porque maior parte das maquinas sao em windows.

Java esta' a dar bem em aplicacoes moveis, algumas "end-user" e esta a dar uns bons passos em desenvolvimento de jogos(no caso do Unity 3D).

Em termos de sintaxe sao um algo parecidas, ja que todas derivam de C, mas certamente a que esta muito mais proxima e' C++(que e' a mais low-level das tres).

Resumindo: Pessoalmente escolhia C++, porque penso que o programador tem que bater muito codigo, ganhar experiencia com ferramentas de debug e ter atencao aos tao "adorados" apontadores 😛

Profissionalmente Java ou C# estas bem servido.

Se queres fazer tudo 'a "hard-way" C++.

Se queres so aprender OOP tens 'N' linguagem para isso

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

O C, não é a programação no seu estado mais simples. Está muito longe de o ser, porque logo para começar é uma linguagem de baixo nível, ou seja, podes fazer coisas como manipular a alocação da memória. O facto de a nível de tipos ser estática e de tipo fraco, faz com que tenham que haver cuidados para evitar problemas inerentes às características da linguagem e às práticas de programação. E enquanto as coisas podem não complicar muito em programas simples, elas podem complicar-se bastante se utilizarmos a linguagem a fundo.

Não quer digo que utilizar C não seja boa ideia (eu uso-o às vezes), apenas que é preciso ter cuidado ao usar e que pode não ser tão simples quanto parece.

Eu recomendo-te o C++. O C++ é uma evolução "natural" do C e se quiseres ser programador de profissão é na minha opinião o caminho natural e adequado. Mas apesár de o C++ poder ser uma ferramenta para aprenderes a prática da Programação Orientada ao Objecto (POO), a prática não chega, nem serve para nada sem a teoria. Por isso começa por aprender os princípios da POO.

Recomendo-te que não aprendas já Java e C, pelo que disse paragrafo anterior e também porque o que aprenderes com C++ a respeito de Programação Orientada ao Objecto poderá ser útil se resolveres mais tarde aprender alguma, ou ambas dessas linguagens.

Recomendo também que não te metas na armadilha que são o Java e o C#...

O Java não é bem o que é prometido e em boa parte por culpa da entidade que o gere. E o C# na realidade significa .net e micro$oft, ou seja, não é verdadeiramente multi-plataforma.

Posted

O C, não é a programação no seu estado mais simples. Está muito longe de o ser, porque logo para começar é uma linguagem de baixo nível, ou seja, podes fazer coisas como manipular a alocação da memória. O facto de a nível de tipos ser estática e de tipo fraco, faz com que tenham que haver cuidados para evitar problemas inerentes às características da linguagem e às práticas de programação. E enquanto as coisas podem não complicar muito em programas simples, elas podem complicar-se bastante se utilizarmos a linguagem a fundo.

Não quer digo que utilizar C não seja boa ideia (eu uso-o às vezes), apenas que é preciso ter cuidado ao usar e que pode não ser tão simples quanto parece.

Eu recomendo-te o C++. O C++ é uma evolução "natural" do C e se quiseres ser programador de profissão é na minha opinião o caminho natural e adequado. Mas apesár de o C++ poder ser uma ferramenta para aprenderes a prática da Programação Orientada ao Objecto (POO), a prática não chega, nem serve para nada sem a teoria. Por isso começa por aprender os princípios da POO.

Recomendo-te que não aprendas já Java e C, pelo que disse paragrafo anterior e também porque o que aprenderes com C++ a respeito de Programação Orientada ao Objecto poderá ser útil se resolveres mais tarde aprender alguma, ou ambas dessas linguagens.

Recomendo também que não te metas na armadilha que são o Java e o C#...

O Java não é bem o que é prometido e em boa parte por culpa da entidade que o gere. E o C# na realidade significa .net e micro$oft, ou seja, não é verdadeiramente multi-plataforma.

Thanks 👍