Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, hoje é o meu dia das dúvidas 😛

Tenho aqui uma lista de checkbox's que dependendo da selecção do utilizador é apresentado os dados referentes à escolha.

Bem o que acontece é que se o utilizador clicar em duas ou mesmo em todas... o programa vai dar erro ou não vai funcionar.

Gostaria de saber como posso evitar isso...

Experimentei criar um tipo de condição, mas não me saiu bem...

oram vejam o que fiz... deu logo erro 😛

If kuanzacheck.Checked & dolarcheck.Checked = True Then
	    MessageBox.Show("Por favor escolha apenas uma moeda")
    ElseIf kuanzacheck.Checked & eurocheck.Checked = True Then
    ElseIf eurocheck.Checked & dolarcheck.Checked = True Then

Como é que posso colocar isto a funcionar?

Ainda experimentei criar botões e facilitar a coisa, mas não é o mesmo trabalho 😛

Cumprimentos

Posted

Não, devo ter respondido ao mesmo tempo que tu...

Utilizei assim:

Private Sub eurocheck_CheckedChanged(sender As Object, e As EventArgs) Handles eurocheck.CheckedChanged
    kuanzacheck.Enabled = False
    dolarcheck.Enabled = False
   End Sub

Mas se calhar numa próxima fase vai ter mesmo que ser com radiobutton

Obrigado 
Posted

Controlar dessa forma as CheckBoxes é uma dor de cabeça. Imagina que numa outra aplicação tens umas 20? E suspeito que esse teu código não funcione na perfeição, não estou a ver como voltas a colocar as checkboxes enabled para o utilizador mudar a sua opção de escolha...

Knowledge is free!

Posted

Sim deve ser realmente uma dor de cabeça, devia colocar os radio buttons que ajudam nisso, mas como estou a por em hipotese de mais tarde puder escolher 2 checkbox's fica já preparado 😉

Para retornar para enable passo a explicar...

depois de selecionar o tipo de moeda terão que clicar num botão... que abre um form.

Nesse form tem o conversor onde colocam o valor e assim e tem um botão para regressar à escolha da moeda... ao clicarem nesse botão:

form1.dolarcheck.enable = true 😛

Posted

Imagina que selecciono o CheckBox errado... acertei ao lado, p.e., estás-me a obrigar a percorrer o processo todo!

Não podes pensar só na tua perspectiva de "é bem simples" - tens de pensar na perspectiva de utilizador, e nesta perspectiva tens de prever o máximo de erros possíveis de este cometer.

Se não farás aplicações non-friendly para os utilizadores, e isso é menos de meio caminho andado para o fracasso.

Knowledge is free!

Posted (edited)

Não, se te enganares tiras de lá o check e escolhes outra 😛

Está tudo bem pensado 😛

Isto é a pensar em utilização para o negócio da empresa, mas mais tarde vou colocar mais moedas e criar uma aplicação mais completa e quem sabe comercializa-la 😛

Eu percebo a tua dúvida... mas entretanto já fiz umas modificações depois de publicar esse código 😛

Ora vê o que fiz...

Private Sub kuanzacheck_CheckedChanged(sender As Object, e As EventArgs) Handles kuanzacheck.CheckedChanged
	dolarcheck.Enabled = False
	eurocheck.Enabled = False
	If kuanzacheck.Checked = True Then
		Button1.Visible = True
		Button1.Text = "Kuanza"
	Else
		Button1.Visible = False
		dolarcheck.Enabled = True
		eurocheck.Enabled = True
	End If
End Sub

Possivelmente esta maneira de programar pode ser incorrecta pois pode tornar a aplicação lenta por ter muito código... mas isso melhor que vocês para me dizerem se estou a programar mal.

A verdade é que lá me desenrasquei 😛

Edited by ribeiro55
Posted

Ah, este código não nos era conhecido... Assim está melhor... xD

Apesar dos RadioButton fazerem isso de forma muito mais eficiente.

E não tens o código optimizado.

Que tal isto?

Private Sub kuanzacheck_CheckedChanged(sender As Object, e As EventArgs) Handles kuanzacheck.CheckedChanged
           Button1.Visible = kuanzacheck.Checked
           dolarcheck.Enabled = Not kuanzacheck.Checked
           eurocheck.Enabled = Not kuanzacheck.Checked            

If kuanzacheck.Checked Then Button1.Text = "Kuanza"
   End Sub

Não é preciso fazer "kuanzacheck.Checked = True", pois isso é uma redundância... Uma condição é um booleano, e tu estás a ver se True = True... Ora, basta colocar directamente o valor booleano na condição e já está!

Assim simplifica-se muito o código, vê só a beleza do que eu escrevi 😛

Knowledge is free!

Posted

Eu sei por isso é que também não estava a perceber onde é que tinhas dúvidas, só depois reparei que fiz a introdução do código depois.

Assim está muito melhor... vou me divertir a mudar esses aspectos, pois acredito que deverão melhorar também a fluídez da aplicação, apesar de ser uma aplicação muito básica (para mim é uma dor de cabeça 😛 )

Posted

Sem dúvida, falta-me só agora terminar o problema com o cambio, que estou com problemas em relação ao guardar a taxa e dou como acabada...

Para mim está funcional e prática 😉