Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas.

Estou aqui com um caso bicudo para resolver. Tenho um equipamento Linux que monta um sd no arranque, mas, devido a um erro no driver, volta e meia o cartão fica cheio de erros e deixo de poder escrever nele.

Precisava que a minha aplicação © detectasse a existência de problemas no cartão (algumas vezes alguns ficheiros ficam com input/output errors, na sua maioria os cartões são montados como read only). Existe algum método mais fiável para detectar este tipo de problemas que não passe por abrir/criar ficheiros e escrever e ler deles a ver se falha?

Posted

O mais fiável é detectar o erro do driver, quando acontecer. Quando o driver dá o erro gera algum texto no log ?

Se fôr o caso julgo que poderias:

1) Enviar os registos do log para uma named pipe aberta pelo teu programa e verificá-los lá à procura do erro do driver. Vê na manpage do syslogd.

2) Usar o suporte para remote logging do syslogd.

3) Criar um programa que escute no socket /dev/log, analise os registos à procura do erro, e reenvie tudo para outro socket configurado na execução do syslogd (parâmetro -p).

Posted

Estou a perceber onde queres chegar, mas a maioria das vezes o erro ocorre na altura em que o equipamento se está a desligar, e o que eu preciso é de o detectar da próxima vez que arranque. O remote logging não surte efeito, já que a máquina não está ligada à rede, e a intenção é o próprio SW detectar o erro para ficar fora de serviço e não realizar operações sobre as quais não pode gerar os registos.

De qualquer forma a 3.ª opção que deste não está nada mal vista. Vou matutar um bocado sobre ela.

Obrigado