HIT_Braga Posted May 31, 2012 at 01:06 PM Report #459451 Posted May 31, 2012 at 01:06 PM (edited) Boas pessoal. Mais uma vez recorro a vocês para me ajudarem. Estou a dar em maluco.... typedef struct grafo{ char tipo[30]; char id[20]; struct grafo *proximo; struct no *Adjacentes; }; typedef struct no { char tipo[30]; char id[20]; int peso; struct no *proximo; } no; no * procurar(char *tipo) { grafo *ponteiro; ponteiro = first; while ((ponteiro)&&(strcmp(tipo, ponteiro->tipo)!=0)) { ponteiro = ponteiro->proximo; } return ponteiro->Adjacentes ; } void inserirAdj(grafo *g,char *tipo) { alocar = (struct no *) malloc(sizeof(struct no)); no *aux=procurar("c"); aux=alocar; if (!alocar) { printf("Falta de memória"); exit(0); } strcpy(alocar->tipo, tipo); if (!primeiro) { primeiro = alocar; ultimo = alocar; } else { ultimo->proximo = alocar; ultimo = alocar; } ultimo->proximo = NULL; } O que eu pretendo é inserir o dado na lista Adjacentes. Não sei o que está mal, está a adicionar sempre no primeiro item da lista ligada Grafo, e o que eu pretendo é procurar onde está a letra correspondente, e ir à lista ligada dos adjacentes e colocar lá. A lógica que eu penso é: procurar na lista ligada Grafo pelo item e retornar o apontador para Adjacentes, e achava que estava a fazer isso, mas pelos vistos não. Sds, HIT Edited May 31, 2012 at 03:20 PM by Baderous geshi " Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "
HappyHippyHippo Posted May 31, 2012 at 01:25 PM Report #459456 Posted May 31, 2012 at 01:25 PM eu nem sei como compila !!! if (!primeiro) { de onde vem esta variável primeiro ? para não falar na ultimo ... e uma questão ... o que achas que a função procurar deveria retorna caso não exista o nó com o tipo pedido ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
HIT_Braga Posted May 31, 2012 at 02:27 PM Author Report #459472 Posted May 31, 2012 at 02:27 PM (edited) // listlinked.cpp : Defines the entry point for the console application. // #include "stdafx.h" #include <stdio.h> #include <string.h> #include <malloc.h> #include <stdlib.h> /*Declaração do tipo nó para a lista, composto de ponteiro para o próximo nó e de um campo para tipo que no caso é o campo char tipo[30]; */ typedef struct grafo{ char tipo[30]; char id[20]; struct grafo *proximo; struct no *Adjacentes; }; typedef struct no { char tipo[30]; char id[20]; int peso; struct no *proximo; } no; no *primeiro = NULL; //Ponteiro para o primeiro elemento da lista no *ultimo = NULL; //Ponteiro para o último elemento da lista no *alocar; //Ponteiro para fazer alocação grafo *first=NULL; grafo *last=NULL; grafo *gravar; no * procurar(char *tipo) { grafo *ponteiro; ponteiro = first; while ((ponteiro)&&(strcmp(tipo, ponteiro->tipo)!=0)) { ponteiro = ponteiro->proximo; } return ponteiro->Adjacentes ; //Retorna o ponteiro para a região da memória //que está apontando (caso encontre) //Retorna o ponteiro NULL (caso em que não encontra) } void inserirGrafo(char *tipo) { gravar = (struct grafo *) malloc(sizeof(struct grafo)); //Faz alocação na memória if (!gravar) { //Se não for possível a alocação, sai do programa printf("Falta de memória"); exit(0); } strcpy(gravar->tipo, tipo); //Copia o tipo para o novo nó alocado if (!first) { //Se não houver elemento ainda na lista, insere //insere na primeira posição apontando o ponteiro //"primeiro" e último first = gravar; last = gravar; } else //se não... { last->proximo = gravar; //Aponta o "próximo" do último elemento //para o novo nó alocado last = gravar; //Aponta o marcador de "ultimo" para o //novo nó alocado } last->proximo = NULL; //Aponta o "próximo" do último nó para o ponteiro //nulo, para verificação de fim de lista } void inserirAdj(grafo *g,char *tipo) { alocar = (struct no *) malloc(sizeof(struct no)); no *aux=procurar("c"); aux=alocar; if (!alocar) { printf("Falta de memória"); exit(0); } strcpy(alocar->tipo, tipo); if (!primeiro) { primeiro = alocar; ultimo = alocar; } else { ultimo->proximo = alocar; ultimo = alocar; } ultimo->proximo = NULL; } void printGrafo() { grafo *ponteiro=first; no *ptr=primeiro; while (ponteiro) { printf("\n%s", ponteiro->tipo); while(ptr){ printf(" --- %s", ptr->tipo); ptr=ptr->proximo; } ponteiro = ponteiro->proximo; } } void imprimir() { no *ponteiro = primeiro; no *aux =gravar->Adjacentes; while (ponteiro) { printf("\n%s", ponteiro->tipo); while (aux){ printf("\n%s", aux->tipo); aux=aux->proximo; } ponteiro = ponteiro->proximo; } } int main() { char tipo[30]; printf("\nInserir: "); gets(tipo); inserirGrafo(tipo); printf("\nInserir: "); gets(tipo); inserirGrafo(tipo); printf("\nInserir: "); gets(tipo); inserirGrafo(tipo); printf("\nInserir: "); gets(tipo); inserirGrafo(tipo); printf("\nInserirADJ: "); gets(tipo); inserirAdj(gravar,tipo); printf("\nInserirADJ: "); gets(tipo); inserirAdj(gravar,tipo); printf("\nInserirADJ: "); gets(tipo); inserirAdj(gravar,tipo); printf("\nInserirADJ: "); gets(tipo); inserirAdj(gravar,tipo); //inserirGrafo(tipo); //imprimir(); printGrafo(); getchar(); } Aqui está o código completo. O nó irá existir sempre, pois é adicionado antes. Também pode retornar um apontador do tipo NULL e depois implemento if (procurar("a")==NULL) exit(0); else{ //codigo } Mas em principio existirá sempre esse elemento na lista. Sei que o código não está o melhor mas tenho de fazer este trabalho, e estou um pouco à rasca. Sds, Edited May 31, 2012 at 03:21 PM by Baderous geshi " Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "
Flinger Posted May 31, 2012 at 02:32 PM Report #459475 Posted May 31, 2012 at 02:32 PM ponteiro = first; Mais este first, também não o vejo em lado nenhum, e parece-me estranhamente parecido com o "primeiro" 😄 A menos que esteja a trabalhar com globais (pessoalmente considero meio caminho andado para dar problemas), estas variáveis aparecem vindas do nada. Se estiveres a usar globais vê lá os nomes que estás a dar, e se não estás a inserir num lado e a procurar noutro.
HappyHippyHippo Posted May 31, 2012 at 02:41 PM Report #459480 Posted May 31, 2012 at 02:41 PM se tens variáveis globais assim espalhadas o meu conselho é só um (e como o teu código tem um número misero de linha de código) : apaga tudo e começa tudo do início, mas desta vez com estruturas decentes sem uma única variável global !!!! Nota : sabes que estás a usar os mesmos ponteiros (primeiro e ultimo) para referenciar elementos de múltiplas listas ... o que é impossível ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Flinger Posted May 31, 2012 at 02:59 PM Report #459486 Posted May 31, 2012 at 02:59 PM Segue o conselho do Hyppo e tira daí as globais... De qualquer forma o problema está aqui: no *aux=procurar("c"); aux=alocar; 1 - Fazes a procura pelo tipo "c" e não pelo parâmetro tipo que passas à função. 2 - descartas o apontador para essa lista de adjacências, já que escreves por cima o apontador para a nova adjacência, e ainda por cima não usas essa variável no resto da função. 3- a minha única dúvida é como o teu programa consegue sequer ligar estas adjacências a algum nó... provavelmente algum efeito das variáveis globais que estás a usar, caso contrário já terias dado por ela do erro à muito tempo. EDIT: ... Pois. Tu assim não tens um grafo, tens basicamente 2 listas separadas. Uma com os "Grafos" (apontada por first e last) e outra com os "nós", apontada por primeiro e ultimo. Mas os "nós" simplesmente não estão ligados aos "grafos" de nenhuma forma. Mais coisas: se a procurar não encontrar o nodo que queres vai dar segmentation fault. no * procurar(char *tipo) { grafo *ponteiro; ponteiro = first; while ((ponteiro)&&(strcmp(tipo, ponteiro->tipo)!=0)) { ponteiro = ponteiro->proximo; } return ponteiro->Adjacentes ; //Retorna o ponteiro para a região da memória //que está apontando (caso encontre) //Retorna o ponteiro NULL (caso em que não encontra) Quando saíres do while por na haver mais nodos, ponteiro é NULL. Return NULL->proximo vai dar estouro.
Recommended Posts