Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia,

O meu problema é o seguinte: estou a construir uma base de dados para armazenar produtos. Os produtos têm categorias, e podem ter n sub-categorias.

Já fiz bases de dados em que tinha as entidades produtos, categorias e subcategorias. Relacionava os produtos com uma subcategoria, que por sua vez se relacionava com uma categoria. Desta forma, o produto estava sempre associado à entidade sub-categoria. Mas agora, o problema que se coloca é que um produto pode ter 0, 1 ou n subcategorias. Isto está a fazer-me confusão, porque no modelo relacional, se tenho uma tabela com os atributos id_produto, produto, id_subcategoria (chave estrangeira), não posso ter produtos com uma subcategoria, e outros não.

Alguém tem alguma sugestão para ultrapassar este problema?

CSS 3D Text - Partilha mensagens em 3D com os teus amigos no Facebook!

Portal de Informática it4life - Emprego, notícias, fórum, comunidade.

Posted

no modelo relacional tens:

----------------

+ Categoria

----------------

id_categoria

nome

----------------

----------------

+ SubCategoria

----------------

id_sub_categoria

id_categoria

nome

----------------

----------------

+ Produto

----------------

id_produto

nome

----------------

----------------

+ Relação Produto-SubCategorias

----------------

id_produto

id_sub_categoria

----------------

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Pois. Eu entendi o ponto de vista, mas acho que me expressei mal. Os produtos podem ter diferentes níveis de subcategorias.

Por exemplo:

Produto -> SubSubCat_1 -> SubCat_1 -> Cat_1

Produto -> Cat_2

Produto -> SubCat_2 -> Cat_2

Penso que encontrei uma solução que passa por criar apenas uma tabela de categorias. Cada categoria tem um pai. Se o pai já tiver um pai, então trata-se de uma subsubcategoria, e por aí fora. Penso que dá para entender a ideia. As listagens são feitas recursivamente, de forma a estruturar corretamente os diferentes níveis.

A tabela das categorias será algo do género:

id_categoria id_pai categoria
1 0 categoria_1
2 1 sub-categoria_1
3 2 sub-sub-categoria_1
4 3 sub-sub-sub-categoria_1

A categoria com o id 4 aponta para a categoria com o id 3, que é subcategoria da categoria 2, que é subcategoria da categoria 1. Penso que dá para entender a ideia.

CSS 3D Text - Partilha mensagens em 3D com os teus amigos no Facebook!

Portal de Informática it4life - Emprego, notícias, fórum, comunidade.