falcan Posted May 30, 2012 at 04:36 PM Report #459210 Posted May 30, 2012 at 04:36 PM Boas pessoal... eu estou a usar o DEV c++ e estou a criar um jogo. Gostaria de saber se alguma forma de incluir codigo( php : include("pagina.php")😉 é que eu tenho uma grande folha com funções e tudo la escrito, e esta confuso, eu no php organisava assim o codigo para ser melhor e tambem poderia utilizalo para outras paginas.... se alguem poderia dizer porfavor como se faz ..... obbrigado
HappyHippyHippo Posted May 30, 2012 at 04:49 PM Report #459218 Posted May 30, 2012 at 04:49 PM a organização convencional de código em c/c++ é muito simples - existem ficheiros com código onde se encontra a definição do código (normalmente com a terminação .c ou .cpp dependendo da linguagem) - existem ficheiros com código constituído de declarações das funcionalidades implementadas nos ficheiros .c e/ou .cpp (estes ficheiros terminam em .h) a única coisa necessária para se poder usar código num segundo ficheiro é fazer a inclusão dos ficheiros .h necessários através do seguinte código : #include "ficheiro.h" no final, é necessário dizer ou compilador para processar os diferentes ficheiros .c e/ou .cpp e ao linker para juntar-los todos. este ultimo passo normalmente é escondido do programador pelo IDE como no teu caso IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
falcan Posted May 30, 2012 at 04:57 PM Author Report #459222 Posted May 30, 2012 at 04:57 PM Obrigado ...🙂 e depois por exemplo se tiver uma função... pode-se inicializar ela no ficheiro que onde eu inclui o codigo ?
HappyHippyHippo Posted May 30, 2012 at 05:01 PM Report #459224 Posted May 30, 2012 at 05:01 PM (edited) deverás querer dizer que podes chamar a função e não iniciar a função sim, podes um exemplo: // func.h int soma(int a, int b); // func.c #include "func.h" int soma(int a, int b) { return a+b; } //main.c #include <stdio.h> #include "func.h" int main(void) { printf("A soma de 3 e 7 resulta em : %d\n", soma(3, 7)); return 0; } Edited May 30, 2012 at 05:01 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts