Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
If (txtnome.Text.Trim().Length = 0) Then
		ErrorProvider1.SetError(txtnome, "Informe o nome do cliente.")
	Else
		ErrorProvider1.SetError(txtnome, "")
	End If

Boas, eu a partir deste código consigo fazer validação quando o utilizador não insere o nome do cliente, mas eu queria fazer para o Código do Cliente que por acaso é um campo que não pode ser nulo, mas não consigo.

Agradecia a ajuda, cumprimentos.

Edited by Caça
GeSHi
Posted (edited)

Estou com dificuldade porque está a dar-me erro "Column 'Cod_Cartao' does not allow nulls." na linha "Me.UtilizadorBindingSource.EndEdit()" 😉

Devia aparecer o error a dizer para introduzir o código do cartão.

No site onde estava a orientar-me não mostra como fazer caso dê este erro de base de dados, apenas mostra se eu fazer só pela introdução de textbox..

Edited by hypz
Posted (edited)
Private Sub UtilizadorBindingNavigatorSaveItem_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles UtilizadorBindingNavigatorSaveItem.Click
	Me.Validate()
	Me.UtilizadorBindingSource.EndEdit()
	Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.PapDataSet)

If (txtcod.Text.Trim().Length = 0) Then
		ErrorProvider1.SetError(txtcod, "Informe o código do cliente.")
	Else
		ErrorProvider1.SetError(txtcod, "")
	End If

Else
	End If
End Sub
End Class

É este o código do meu botão 🙂

Eu até tentei através de AllowNulls = False mas dá-me sempre erro..

Como também estou a fazer validações para um dataset se é assim que se chama, eu não sei muito bem como o fazer..

Edited by Caça
GeSHi
Posted (edited)

Já tentei por o código na form_load e no botão de adicionar e continua a dar o mesmo erro, estou mesmo confuso .. Só no botão de guardar é que ele também faz a validação do campo "Nometxt" , se fizer noutros lados ele deixa introduzir em branco 🙂

Edited by hypz
Posted (edited)

Estavas a colocar o código no sitio certo, mas na posição errada, seria tipo isto

Private Sub UtilizadorBindingNavigatorSaveItem_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles UtilizadorBindingNavigatorSaveItem.Click

If (txtcod.Text.Trim().Length = 0) Then
    ErrorProvider1.SetError(txtcod, "Informe o código do cliente.")
       Exit Sub
   Else
    ErrorProvider1.SetError(txtcod, "")
   End If

Exit Sub
   Else
   End If                

ErrorProvider1.Clear()

Me.Validate()
   Me.UtilizadorBindingSource.EndEdit()
   Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.PapDataSet)

End Sub
Edited by Caça

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted (edited)

Só vi agora a tua resposta, o código já funciona muito bem. Agora ele não está a gravar quando eu peço para eliminar.. Mas se tirar as validações já funciona .. O que faço ?

Já resolvi esta questão Caça, tinha que por depois do "Me.Validate()" e antes do "Me.UtilizadorBindingSource.EndEdit()" 😛

Muito obrigado pela ajuda 😉

Edited by hypz
Posted (edited)

Também não estou a perceber, eu quando testo algo é num programa diferente com a mesma base de dados mas de nomes diferentes. Eu no programa de teste removo e ele grava, no meu programa original eu elimino e ele não me grava.. E o código está todo igual !

btw, enganei-me no nome do tópico obrigado por teres redirecionado 😉

Edited by hypz
Posted (edited)

Estas a dizer que ele nem sempre grava?

O que é que queres dizer com programa de testes e original?

Edited by Caça

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted

Por exemplo, eu tenho o programa chamado "Software" e a base de dados chama-se "SoftwareBDExemplo" , e tenho outro programa chamado "Hardware" com a base de dados "HardwareBDExemplo" mas essa base de dados contém tudo que a outra contém, é uma cópia. No programa "Software" eu consigo eliminar e gravar, mas no programa "Hardware" ele não grava o que elimina, apenas o que insere.

Posted (edited)

Sinceramente não sei o que, já redirecionei a connection da bd assim como o datasource e mesmo assim continua a não dar, e ainda agora fui testar ao outro programa e está tudo a correr perfeitamente ..

LOL, isto é demais, arrastei outra vez os campos todos e voltei a fazer o formulário basicamente e já funciona, não sei onde apareceu o bug.

Obrigado pela ajuda Caça mais uma vez 🙂 , cumpz

Edited by hypz