Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal.

Estou a criar este tópico porque estou com um problema no Lazarus.

O meu problema é o seguinte:

- Eu tenho um Formulário com uma ListView (Tem 3 colunas).

- Eu criei um novo formulário com um TMemo.

Queria que aparece no TMemo os dados que estão escritos na terceira coluna.

Exemplo: Eu estou no Formulário da ListView, quando clico no num button, vai para o Formulário do TMemo com os dados da coluna escrito lá dentro.

Obrigado pela ajuda e bom tarde.

Posted

Qual a duvida exactamente?

Consegues ler os dados da listview que queres passar para o TMemo? Ou não os consegues sequer ler?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

É assim, na minha ListView tenho 3 colunas.

Na parte esquerda da ListView tenho CheckBox. Depois as colunas são: Nomes (nomes de programas), Localizações (dos programas) e a descrições (dos programas).

Eu tenho no Form1, esta ListView e um button (que me permite instalar o programa) e no Form2, tenho um TMemo.

As CheckBox me permite seleccionar na ListView, os programas que quer instalar.

Agora eu queria é que, por exemplo, selecciona o primeiro programa a partir da CheckBox e que quando clico num button instalar, vai directamente por Form2 (do TMemo) e que neste TMemo aparece-me a descrição do programa seleccionado.

Espero que vocês iam perceber.

Edited by Whalattax
Posted

O que eu pergunto é que parte é que não sabes fazer. De qualquer maneira, vejamos o seguinte:

Tens o programa, a lista com 3 colunas e uma checkbox em cada linha.

Primeiro, o utilizador pode por a checkbox como "checked" em mais do que uma linha?

Quando o utilizador clica em Instalar, qual a linha da listview onde ele deve ir buscar a descrição? Todas as que tiverem como Checked, a que estiver seleccionada, ou tens algum outro critério?

Vamos assumir que queres que ele passe para o Form2 todos os items que tiverem Checked, mas um de cada vez (penso que com isto conseguirás fazer os ajustes necessários para se adaptar ao que queres):

No evento OnClick do botão Instalar fazes o seguinte:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  i:integer;
begin
    form2:=Tform2.Create(self);  // Cria a 2ª form

for i := 0 to listview1.Items.Count-1 do  // Percorre todas as linhas da ListView
        if listview1.Items[i].Checked  // Se a ListView estiver como Checked faz o seguinte:
           then with Form2 do
                    begin
                         Memo1.Lines.Clear;  // Limpa as linhas do TMemo
                         Memo1.Lines.Add(listview1.Items[i].SubItems[1]); // Adiciona ao TMemo a 3ª coluna (2º subitem) ao TMemo
                         ShowModal;  // Mostra a Form2
                    end;
    { Quando a form2 é fechada pelo utilizador (programa instalado), o ciclo continua no proximo item e se mais algum Checked for encontrado,
     a Form2 volta a ser mostrada, desta vez com a descrição do novo programa }

form2.Free; // Liberta a 2ª form
end;

Serve para o que precisas?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

OK