Whalattax Posted May 28, 2012 at 11:59 AM Report #458487 Posted May 28, 2012 at 11:59 AM Olá pessoal. Estou a criar este tópico porque estou com um problema no Lazarus. O meu problema é o seguinte: - Eu tenho um Formulário com uma ListView (Tem 3 colunas). - Eu criei um novo formulário com um TMemo. Queria que aparece no TMemo os dados que estão escritos na terceira coluna. Exemplo: Eu estou no Formulário da ListView, quando clico no num button, vai para o Formulário do TMemo com os dados da coluna escrito lá dentro. Obrigado pela ajuda e bom tarde.
nunopicado Posted May 28, 2012 at 03:52 PM Report #458574 Posted May 28, 2012 at 03:52 PM Qual a duvida exactamente? Consegues ler os dados da listview que queres passar para o TMemo? Ou não os consegues sequer ler? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Whalattax Posted May 28, 2012 at 04:10 PM Author Report #458579 Posted May 28, 2012 at 04:10 PM (edited) É assim, na minha ListView tenho 3 colunas. Na parte esquerda da ListView tenho CheckBox. Depois as colunas são: Nomes (nomes de programas), Localizações (dos programas) e a descrições (dos programas). Eu tenho no Form1, esta ListView e um button (que me permite instalar o programa) e no Form2, tenho um TMemo. As CheckBox me permite seleccionar na ListView, os programas que quer instalar. Agora eu queria é que, por exemplo, selecciona o primeiro programa a partir da CheckBox e que quando clico num button instalar, vai directamente por Form2 (do TMemo) e que neste TMemo aparece-me a descrição do programa seleccionado. Espero que vocês iam perceber. Edited May 28, 2012 at 04:10 PM by Whalattax
nunopicado Posted May 28, 2012 at 04:48 PM Report #458593 Posted May 28, 2012 at 04:48 PM O que eu pergunto é que parte é que não sabes fazer. De qualquer maneira, vejamos o seguinte: Tens o programa, a lista com 3 colunas e uma checkbox em cada linha. Primeiro, o utilizador pode por a checkbox como "checked" em mais do que uma linha? Quando o utilizador clica em Instalar, qual a linha da listview onde ele deve ir buscar a descrição? Todas as que tiverem como Checked, a que estiver seleccionada, ou tens algum outro critério? Vamos assumir que queres que ele passe para o Form2 todos os items que tiverem Checked, mas um de cada vez (penso que com isto conseguirás fazer os ajustes necessários para se adaptar ao que queres): No evento OnClick do botão Instalar fazes o seguinte: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var i:integer; begin form2:=Tform2.Create(self); // Cria a 2ª form for i := 0 to listview1.Items.Count-1 do // Percorre todas as linhas da ListView if listview1.Items[i].Checked // Se a ListView estiver como Checked faz o seguinte: then with Form2 do begin Memo1.Lines.Clear; // Limpa as linhas do TMemo Memo1.Lines.Add(listview1.Items[i].SubItems[1]); // Adiciona ao TMemo a 3ª coluna (2º subitem) ao TMemo ShowModal; // Mostra a Form2 end; { Quando a form2 é fechada pelo utilizador (programa instalado), o ciclo continua no proximo item e se mais algum Checked for encontrado, a Form2 volta a ser mostrada, desta vez com a descrição do novo programa } form2.Free; // Liberta a 2ª form end; Serve para o que precisas? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Whalattax Posted May 28, 2012 at 04:58 PM Author Report #458599 Posted May 28, 2012 at 04:58 PM Muito obrigado, isto era quase o que queria, era só mudar mais uma cena e funcionou. Agradece pela vossa ajuda.
nunopicado Posted May 28, 2012 at 05:01 PM Report #458600 Posted May 28, 2012 at 05:01 PM OK "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts