Jump to content

Recommended Posts

Posted

como e que calculo a moda? fiz um vetor peço ao utilizador para introduzir os numeros que compoem esse vetor e tenho que calcular a moda...

alguem me sabe dizer como o fazer?

e ja agora, alguem sabe a funçao para calcular o desvio padrao definida em math.h?

obrigado 🙂

Posted

Aparentemente, para calcular a moda de valores existentes num vector, conta cada um dos valores e o(s) valor(es) com contagem mais eleveada é(são) a moda. Atenção que a moda pode não existir para um determinado conjunto de valores.

A formula para o desvio padrão não parece muito complicada de implementar. Não existe nenhuma função declarada no header <math.h> que calcule o desvio padrão.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Podes fazer uma struct que contenha um número (o que estás a ler) e um contador. Fazes um vector dessas structs e vais percorrendo o vector dos teus números. À medida que o vais percorrendo vais verificando se já tens o número no vector que que fizeste, se sim contador++ senão continuas a andar até que encontres uma posição vazia e aí escreves o novo número. Vais fazendo isso até ao fim do vector depois compáras os contadores. O maior contador corresponde a um número e esse número vai ser a tua moda (outra forma mais simples será criares um apontador que te aponte sempre para a struct que tem o maior contador. desta maneira é só ires através do apontador e tens a moda o que torna o programa mais rápido)