Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa tarde,

Estou a tentar ler do buffer o conteúdo em baixo e a tentar guardar os campos num array campo por campo para depois ser possível inserir no mysql.

São 30 campos sendo que depois da última virgula ainda é um campo mas é vazio.

2012/05/22 09:31:55,00:00:06,51,200,O,289411172,289411172,,0,1016441,0,E200,Sergio Teixeira,T9001,Line 1.1,0,0,,,Sergio Teixeira,0000.00,,0000.00,0,0,618,1.00,U,Sergio Teixeira,

Para isso criei o array com 30 posições e vou escrevendo para lá o conteúdo do buffer. Quando for uma vírgula muda para a próxima linha no array para escrever outro campo mas apesar de não dar nenhum erro a compilar nem a correr, quando faço o print dá o erro "segmentation fault".

Terá alguma coisa a ver com a maneira como declaro o array dos dados ou o buffer?

O código é este:

char buffer[1024];
char *dados[30];
int k, tamanhoBuffer;

for (k = 0; k < tamanhoBuffer; k++) {
	printf("%c", buffer[k]); //imprime o conteúdo do buffer

if (buffer[k]==','){
		 field_count++;  
	  }else{
	  dados[field_count] += buffer[k];
   }

}

Cumprimentos,

Pedro Costa

Edited by pmg
GeSHi adicionado
Posted

No teu código, cada dados[XX] é um ponteiro (para caracteres).

Alocaste memória para esses ponteiros? Senão, puseste-os a apontar para algum lado válido?

E ainda, a linha abaixo não faz o que eu soponho que tu queres que faça.

dados[field_count] += buffer[k];

O que acontece nesta linha, é que dados[field_count] passa a apontar para a string buffer[k] strings à frente.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Exacto, estava definido como apontador mas foi para seguir um exemplo que tinha visto pela net. Tenho-me apoiado assim nos exemplos porque de c percebo o básico e tenho encalhado assim nestas partes.

Mas pmg tirando então o apontador passa a ser um array normal com 30 linhas deste género:

dados[0] = "linha 1";

dados[1] = "linha 2";

etc, etc

certo?

Porque depois na segunda parte do código que tu falas quero fazer o que estás a supor mas não vejo maneira para 😕

O objectivo era no fim de tudo imprimido ter uma coisa deste género:

dados[0] = "2012/05/22 09:31:55";

dados[1] = "00:00:06";

dados[2] = "51";

Mas já percebi que o += em C não funciona, mas então como é que atribuo o valor do buffer ao array? Porque ele vai lendo caracter por caracter e assim adicionava ao array

Posted

Experimenta com arrays propriamente ditos (em vez de ponteiros).

Assumindo que cada dado não pode ter mais de 99 caracteres, podes fazer assim

char dados[30][100] = {0};

que vai criar um array de 30 arrays, em que cada um dos sub-array pode levar até 99 caracteres mais o '\0' (para um total de 100).

Para copiar uma string para um dos dados, usa strcpy()

strcpy(dados[0], "2012/05/22 09:31:55");

Para adicionar um caracter a determinado dado, tens que substituir o '\0' final do dado pelo caracter pretendido e meter o '\0' na posição seguinte

last = strlen(dado[0]);
dado[0][last] = buffer[k];
dado[0][last + 1] = '\0';

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Exacto pmg, era mesmo isso, usei a segunda forma e ficou a dar como queria!

Tive só de esvaziar o array a cada leitura no socket porque senão adicionava ao conteúdo anterior mas de resto, impéc!!

Obrigadíssimo outra vez pela ajuda 😉

Cumprimentos,

Pedro Costa