Patrícia Chaves Posted May 22, 2012 at 04:54 PM Report #457422 Posted May 22, 2012 at 04:54 PM (edited) Estou a tentar fazer o algoritmo de Selection Sort para ordenar vectores do tipo string. O código que implementei é o seguinte: #include<stdio.h> #include<stdlib.h> #include<string.h> #define D 3 void OrdenacaoSeleccao(const char V[], int N) { int passo, i; char aux[100]; for(passo = 0; passo < N-1; passo++) { for(i = passo + 1; i < N; i++) { if(strcmp(&V[passo],&V[i])>0) { strcmp(aux,&V[passo]); strcmp(&V[passo], &V[i]); strcmp(&V[i], aux); } } } } int main() { char vetor[D]; int i; printf("Introduza algumas strings no vetor!!!\n"); for(i=0;i<D;i++) { printf("String %d: ", i+1); scanf("%s", &vetor[i]); } OrdenacaoSeleccao(vetor,D); for(i=0;i<D;i++) { printf("String: %s", vetor[i] ); } system("pause"); return 0; } Só está a dar erro quando tento imprimir no ecrã o vector ordenado!!! Alguém me pode ajudar? Edited May 23, 2012 at 10:18 AM by softklin Adicionado GeSHi
HappyHippyHippo Posted May 22, 2012 at 05:04 PM Report #457427 Posted May 22, 2012 at 05:04 PM (edited) o algoritmo está mal implementado - para os elementos do array do indice (i = 1 a N-1) - j = i - enquanto j != 0 e array[j-1] > array[j] - troca array[j] por array[j-1] - j = j-1 tu tens - para os elementos do array do indice (i = 0 a N-2) - j = i+1 - para todos os elementos de j até N-1 ... PS : epa .. os espaços da indentação foram para o caneco ... vou por dentro das tags code Edited May 22, 2012 at 05:06 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Patrícia Chaves Posted May 22, 2012 at 05:18 PM Author Report #457431 Posted May 22, 2012 at 05:18 PM Seria possível traduzir isso para código? não estou a conseguir perceber. o código tem uma coisa mal que me enganei por distracção, deve ser assim: void OrdenacaoSeleccao(char V[], int N) { int passo, i; char aux[100]; for(passo = 0; passo < N-1; passo++) { for(i = passo + 1; i < N; i++) { if(strcmp(&V[passo],&V[i])>0) { strcpy(aux,&V[passo]); strcpy(&V[passo], &V[i]); strcpy(&V[i], aux); } } } }
pmg Posted May 22, 2012 at 05:25 PM Report #457435 Posted May 22, 2012 at 05:25 PM As implementacoes colocadas aqui nao sao para o selection sort. No algoritmo selection sort, o que se faz e trocar o elemento mais pequeno do array com o primeiro elemento; o mais pequeno do "array que sobra" com o primeiro elemento do "array que sobra" e assim sucessivamente. As implementacoes aqui apresentadas parecem ser do bubble sort. Outra coisa no que respeita ao codigo orignal da Patricia: um objecto declarado com char vetor[3]; pode conter 3 caracteres ou uma string com comprimento maximo 2. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Patrícia Chaves Posted May 22, 2012 at 05:47 PM Author Report #457444 Posted May 22, 2012 at 05:47 PM pmg eu estou a implementar o selection sort e não o bubble sort. obrigado pela dica do vector isso já modifiquei.
pmg Posted May 22, 2012 at 06:02 PM Report #457446 Posted May 22, 2012 at 06:02 PM (edited) pmg eu estou a implementar o selection sort e não o bubble sort. A mim parece-me mais o insertion sort (enganei-me quando disse bubble sort). Repara que no selection sort, so se faz uma troca de elementos por cada nivel exterior dos loops; tu tens a troca de V[ passo ] com V[ i ] dentro do loop interior. Edit: descobri uma pagina com comparacoes de diferentes algoritmos que me parece interssante 🙂 Edited May 22, 2012 at 06:03 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
HappyHippyHippo Posted May 22, 2012 at 06:13 PM Report #457448 Posted May 22, 2012 at 06:13 PM As implementacoes aqui apresentadas parecem ser do bubble sort. ups ... deve ser do calor 😄 nem pensei no que estava a dizer 😄 - para os elementos do array do indice (i = 1 a N-1) - min = i - 1; - para os elementos do array do indice (j = i a N-1) - se array[j] < array[min] - min = j - se min != i - trocar array[i] por array[min] IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Patrícia Chaves Posted May 22, 2012 at 06:25 PM Author Report #457452 Posted May 22, 2012 at 06:25 PM A mim parece-me mais o insertion sort (enganei-me quando disse bubble sort). Repara que no selection sort, so se faz uma troca de elementos por cada nivel exterior dos loops; tu tens a troca de V[ passo ] com V[ i ] dentro do loop interior. Edit: descobri uma pagina com comparacoes de diferentes algoritmos que me parece interssante 🙂 Ah sim nisso tens razão está dentro do ciclo, mas não é por isso que dava mal 😞
Recommended Posts