Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde, estou ainda na fase de perceber como funciona VB.NET e todas as aplicações que fiz até à data foi apenas para uso com BD's ou então para imprimir algo, coisas bastante simples.

Entretanto, prossegui os estudos, mas ando logo a pensar em outros projectos...

A minha dúvida é se consigo aceder a informação de equipamentos por exemplo por USB ou porta de rede...

Tenho uns aparelhos de registo de ponto, que tem duas formas de trabalhar...

Uma cria uma BD num servidor onde faz o registo e daí eu conseguia retirar a informação que pretendia (pretendo fazer uma aplicação para gestão de salários utilizando os dados guardados de cada utilizador)

Outra forma é via USB ou REDE acedendo directamente ao aparelho...

Isto não é para já, mas gostaria de saber se existe forma de comunicar com este caso ou com outras situações...

Agradeço a vossa ajuda 😉

Cumprimentos,

D3POD

Posted

No caso de USB ou Rede, você teria que pedir para o fabricante do aparelho, quais são as funcionalidades que ele fornece (chamada de API - application programming interface) e como elas são acessadas. Geralmente para USB eles fornecem um driver e uma biblioteca de acesso ao driver que você chama da sua aplicação. Para a interface por rede, geralmente o aparelho se transforma num "mini-servidor" ao qual você se conecta utilizando uma porta específica no endereço de rede do aparelho via sockets. Ambas as formas podem ser tanto fáceis como complicadas dependendo da documentação fornecida pelo fabricante. Se a documentação for de boa qualidade, tende a ser algo tranquilo de ser feito.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD