polska Posted May 20, 2012 at 08:19 PM Report #457015 Posted May 20, 2012 at 08:19 PM Boas pessoal, estive a resolver este exercício das ONI de 2010 e gostava que me ajudassem a melhora-lo: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2010/final/probA.html Eu conssegui 40pts nesse exercício, a minha solução era guardar os Q numeros num array e depois de usar um for de 1 até 1 000 000 que me verificasse se o i era um numero possivel, se fosse contava até chegar ao numero guardado no array .. Por exemplo, o primeiro num do aray é 4, logo quando o for chegasse ao 4 numero possivel, fazia printf e saía do for... Que solução devo explorar para consseguir 100pts? Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
skiller10 Posted May 20, 2012 at 08:31 PM Report #457017 Posted May 20, 2012 at 08:31 PM Vê se isto te ajuda 🙂 http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2010/final/discussao/solA.html "Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."
polska Posted May 20, 2012 at 08:38 PM Author Report #457021 Posted May 20, 2012 at 08:38 PM Vê se isto te ajuda 🙂 http://www.dcc.fc.up...ussao/solA.html Estava mesmo a ver isso agora, lembrei-me de ver se havia discussão para as edições anteriores xD .. Ajudar ajuda, daí a fazer 😄 ... Eu por acaso pensei que consseguiria melhorar o problema fazendo uma ordenação dos Q valores, depois confirmar que é verdade já me deixou feliz ahahahah, vamos lá ver se faço o resto .. Uma pergunta, quando requer uma ordenação, se eu usar 2 for para ordenar o vector em vez de um algoritmo tipo quick sort, vou perder eficiencia no programa? Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
skiller10 Posted May 20, 2012 at 08:50 PM Report #457025 Posted May 20, 2012 at 08:50 PM muita mesmo. Os 2 for (buble sort) tem uma complexidade de O(N^2) em que N é o número de elementos enquanto que o sort da STL, o Merge Sort e o Heap Sorte tem uma complexidade de O(N x log(N)) inclusivé no pior caso. O Quick Sort tem um caso médio de O(N x log(N)) mas o pior caso é O(N^2). Acho que devias estudar pelo menos o Quick Sort e o Merge Sort e aprender a usar o sort da STL 🙂 "Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."
polska Posted May 20, 2012 at 08:52 PM Author Report #457026 Posted May 20, 2012 at 08:52 PM muita mesmo. Os 2 for (buble sort) tem uma complexidade de O(N^2) em que N é o número de elementos enquanto que o sort da STL, o Merge Sort e o Heap Sorte tem uma complexidade de O(N x log(N)) inclusivé no pior caso. O Quick Sort tem um caso médio de O(N x log(N)) mas o pior caso é O(N^2). Acho que devias estudar pelo menos o Quick Sort e o Merge Sort e aprender a usar o sort da STL 🙂 Vamos a isso ;D Thanks 👍 Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
mogers Posted May 20, 2012 at 09:03 PM Report #457029 Posted May 20, 2012 at 09:03 PM Acho que devias estudar pelo menos o Quick Sort e o Merge Sort e aprender a usar o sort da STL 🙂 Subscrevo! O Quick Sort tem um caso médio de O(N x log(N)) mas o pior caso é O(N^2). A título de curiosidade, na minha primeira entrevista na Google tive de explicar porque é que o pior caso é O(N^2), descrever métodos que são usados para tentar reduzir a probabilidade do worst case acontecer e comparar esses métodos. Consegues responder a isso? 🙂 Penso que é interessante, não só pelo quick sort mas também por outras situações em que podem ser úteis 1 Report "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
polska Posted May 20, 2012 at 10:29 PM Author Report #457052 Posted May 20, 2012 at 10:29 PM (edited) O meu primeiro programa passava por verificar qual é o numero a cada pedido, ou seja, o pedido é 7, vou percorrer o for de 1 ate 100000 até encontrar o 7 numero com x vezes o A ... de seguida é 4, vou voltar ao for até ser o 4 numero com x vezes o A... Esta solução deu-me 40 pontos.. Vou postar o código: #include <stdio.h> int main(){ int nums[1000],A,C,Q,conta,contax,num; scanf("%d %d",&A,&C); scanf("%d",&Q); for(int i=0;i<Q;i++){ scanf("%d",&nums[i]); } for(int i=0;i<Q;i++){ conta=0;contax=0; for(int j=1;j<1000000;j++){ num=j; if(j<10){ do{ if(num%10==A) contax++; num=num/10; }while(num/10!=0); }else{ do{ if(num%10==A) contax++; num=num/10; }while(num/10!=0); if(num%10==A) contax++; } if(contax==C) conta++; if(conta==nums[i]){ printf("%d: %d\n",nums[i],j); break; } } } return 0; } Depois tentei os 60 pontos, assim também vejo as várias técnicas que se pode usar, e então lá dizia que o for so precisa de ser percorrido uma vez, isto se os pedidos estiverem ordenados. Então usei o merge sort para ordenar os pedidos, mas deixei outro vector com os pedidos pela ordem original também.. Depois verifiquei qual o maior pedido que existe, para isso bastou ir buscar o Q-1 ao vector ordenado, e fiz um for de 1 ate 1000000 que guardava todos os numeros com x vezes o A até este ser o pedido maior necessário, ou seja, o maior pedido é 7, então ia guardando os numeros até ser o 7º numero que obdece á condição.. Depois bastou fazer um for que mostrasse o vector dos numeros guardados... Achei estranho pois ao enviar a solução, baixou de 40 para 36 e mostrou RunTime error .. 😕 Código: #include <stdio.h> #define MAX 1000 unsigned long int v[MAX],v1[MAX],ordem[MAX],nums[MAX]; void mergesort(int begin, int end){ int left = 0, right = 0, middle = 0; int i = 0; if(begin == end) return; middle = (begin + end)/2; mergesort(begin,middle); mergesort(middle + 1,end); left = begin; right = middle + 1; for(i = begin;i <= end;i++) { if(right > end || (left <= middle && v[left] <= v[right])) { v1[i] = v[left]; left++; } else { v1[i] = v[right]; right++; } } for(i = begin;i <= end;i++) v[i] = v1[i]; } int main(){ unsigned long int A,C,Q,contax,num; bool sair=false; scanf("%d %d",&A,&C); scanf("%d",&Q); for(int i=0;i<Q;i++){ scanf("%d",&v[i]); ordem[i]=v[i]; } mergesort(0,Q-1); int j=0; for(int i=1;i<1000000;i++){ //renicia variaveis necessarias contax=0;sair=false; num=i; //divide o i e conta quantos A existem do{ if(num%10==A) contax++; num=num/10; if(num==0) sair=true; }while(!sair); //se houver C A's , guarda o i if(contax==C){ nums[j]=i; j++; } //se tiver chegado ao ultimo pedido necessario (maior pedido), sai do for if(j==v1[Q-1]){ break; } } for(int i=0;i<Q;i++){ printf("%d: %d\n",ordem[i],nums[ordem[i]-1]); } return 0; } Edited May 23, 2012 at 01:53 PM by polska Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
Recommended Posts