Jump to content

passagem de ponteiros de referencia

Recommended Posts

Posted (edited)

Prentendo fazer uma funcao que receba um ponteiro para uma lista e este tem que ser passado por referência como posso fazer?

Assim int pont(lista * base)

ou assim int pont(lista ** base) ?

P.S. Neste enumerado qual é o erro?

enum operacao {\, *, +, -};
Edited by einstein
Posted

existe o conceito de passagem por referência, no entanto tens que perceber que em C a passagem de valores para uma função é sempre por valor

o teu caso será passar uma referência (e não passagem por referência, o português é parecido mas é diferente)

um ponteiro pode ser considerado como uma referência. testa estes exemplos para perceberes:

void func1(int * i) {
 *i = 20; // estás a alterar o valor na posição de memória apontado por i;
 i = 20; // estás a alterar o valor do ponteiro i (esta variável é local à função)
}
void func2(int ** i) {
 **i = 30; // estás a alterar o valor posição de memória apontado por *i;
 *i = 30; // estás a alterar o valor do ponteiro i (esta variável é do main)
 i = 30; // estás a alterar o valor do ponteiro i (esta variável é local à função)
}
int main(void) {
 int i = 10;
 int * p = &i;

// i = 10
 // p = 0x4ffffff (valor de exemplo da posição de memória da variável i)
 printf("%p >> %d\n", p, i);

func1(p);

// i = 20;
 // p = 0x4ffffff (o valor de p não foi alterado)

func1(&p);

// i = 30;
 // p = 30 (o valor de p foi alterado)

return 0;
}

no que toca à tua enumeração

tens operadores, porventura deverás queres carateres deste género

enum operacao {'\', '*', '+', '-'};
  • Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Prentendo fazer uma funcao que receba um ponteiro para uma lista e este tem que ser passado por referência como posso fazer?

Ao passar um ponteiro para algo já estás a passar uma referência para esse algo. A única diferença para as referências em C++ é que nessas não é necessário usar nenhum operador para passar o parâmetro; o compilador cria o ponteiro nos bastidores.

Podes passar parâmetros de duas maneiras: por valor, em que crias uma cópia do mesmo e é essa cópia que é passada à função, ou por ponteiro/referência, em que passas um ponteiro para o valor. A diferença funcional entre as duas é que a passagem por valor não permite alterar o parâmetro original, apesar de permitir alterar a cópia, enquanto que qualquer alteração num valor passado por ponteiro é feita no próprio valor, permitindo passar mais de um valor de retorno da função. Portanto :

int pont(lista * base)

P.S. Neste enumerado qual é o erro?

Os símbolos que usas na enumeração são símbolos reservados em C/C++. Podes fazer :

enum operacao {divisao, multiplicacao, soma, divisao};
  • Vote 1
Posted (edited)

Muito obrigado aos dois pela explicação já percebi . Só que ao fazer uma função com este raciocio mas esta funcao retire um valor da minha lista e o armazene numa variavel e em seguida elimine essa estrutura ao chamar esta função duas vezes o meu programa rebenta.

float real_op(pilha * base1){
 float val=0.0;
 pilha * aux;
 val=base1->a;
 aux=base1;
 base1=aux->seg;
 free(aux);
return val;
}
Edited by einstein
Posted

mete código de validação:

float val=0.0;
 pilha * aux;

if (base1 == NULL) {
   return 0.0; // pilha vazia ??
 }

val=base1->a;

aux=base1;
 base1=aux->seg;
 free(aux);

return val;
}

se continuas a ter problemas então tens de verificar o código de inserção na pilha

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Não me expliquei bem, pois esse teu código não faz o que pensas. O parâmetro 'base1' é um ponteiro/referência para um objecto do tipo 'lista', o que permite alterar o objecto dentro da função mas não o ponteiro/referência em si. Quando escreves 'base1=aux->seg' estás a alterar o ponteiro apenas dentro da função, o que faz com que tentes fazer 'free' do mesmo bloco sempre, pois o parâmetro 'base1' será sempre o mesmo.

Relendo a tua pergunta original parece-me que o que querias era passar uma referência para um ponteiro para uma lista. Podendo-se considerar que uma referência é um ponteiro o que precisas é de passar um ponteiro para o ponteiro, ou seja 'float real_op(pilha ** base1){'. Obviamente tens de levar em consideração este nível adicional de redirecionamento no teu código.

Posted

Não me expliquei bem, pois esse teu código não faz o que pensas. O parâmetro 'base1' é um ponteiro/referência para um objecto do tipo 'lista', o que permite alterar o objecto dentro da função mas não o ponteiro/referência em si. Quando escreves 'base1=aux->seg' estás a alterar o ponteiro apenas dentro da função, o que faz com que tentes fazer 'free' do mesmo bloco sempre, pois o parâmetro 'base1' será sempre o mesmo.

Relendo a tua pergunta original parece-me que o que querias era passar uma referência para um ponteiro para uma lista. Podendo-se considerar que uma referência é um ponteiro o que precisas é de passar um ponteiro para o ponteiro, ou seja 'float real_op(pilha ** base1){'. Obviamente tens de levar em consideração este nível adicional de redirecionamento no teu código.

ah ok. Entao o código ficaria?

float val=0.0;
 pilha * aux;
 val=(**base1).a;
 aux=base1;
 base1=aux->seg;
 free(aux);
return val;
Posted (edited)

Não. Presumo que a tua ideia seja passar o ponteiro para o topo da pilha, implementada com uma lista ligada, e actualizá-lo ao tirar o elemento da pilha, destruindo também o elemento. Tipo :

pilha * topo_da_pilha;

mete_elemento(&topo_da_pilha, valor);  /* Mete na pilha um elemento */
mete_elemento(&topo_da_pilha, valor);
...
valor = real_op(&topo_da_pilha);   /* Tira da pilha um elemento */
valor = real_op(&topo_da_pilha);

Sendo isso podes fazer :

float real_op(pilha ** base1){
 float val=0.0;
 pilha * aux;

val=(*base1)->a;
 aux=*base1;
 *base1=aux->seg;
 free(aux);
return val;
Edited by bsccara
  • Vote 1
Posted

Não. Presumo que a tua ideia seja passar o ponteiro para o topo da pilha, implementada com uma lista ligada, e actualizá-lo ao tirar o elemento da pilha, destruindo também o elemento. Tipo :

pilha * topo_da_pilha;

mete_elemento(&topo_da_pilha, valor);  /* Mete na pilha um elemento */
mete_elemento(&topo_da_pilha, valor);
...
valor = real_op(&topo_da_pilha);   /* Tira da pilha um elemento */
valor = real_op(&topo_da_pilha);

Sendo isso podes fazer :

float real_op(pilha ** base1){
 float val=0.0;
 pilha * aux;

val=(*base1)->a;
 aux=*base1;
 *base1=aux->seg;
 free(aux);
return val;

Exatamente era mesmo essa a ideia já fiquei a perceber.