jncevcosta Posted May 19, 2012 at 07:43 PM Report #456880 Posted May 19, 2012 at 07:43 PM Boas minha gente. Estou aqui com um problema e não encontro nada que me ajude a resolver este problema. Tenho um enunciado que diz que tenho que imprimir a profundidade de uma certa árvore. O input da árvore é dada na forma de pré-order. O Problema é este: http://www.dcc.fc.up.pt/~fds/aulas/EDados/1011/Praticas/problemas/prob11.html Já tenho a função para calcular a profundidade e métodos construtores. Não estou a conseguir perceber é como é que eu construo a árvore 😞 cumprimentos
HappyHippyHippo Posted May 19, 2012 at 07:48 PM Report #456881 Posted May 19, 2012 at 07:48 PM Já tenho a função para calcular a profundidade e métodos construtores. Não estou a conseguir perceber é como é que eu construo a árvore 😞 ?? afinal não percebes o que é uma árvore ou como se lê a linha ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jncevcosta Posted May 19, 2012 at 08:10 PM Author Report #456883 Posted May 19, 2012 at 08:10 PM (edited) ?? afinal não percebes o que é uma árvore ou como se lê a linha ?? Eu já resolvi alguns exercícios de árvores binárias sem qualquer problema. Mas essa árvore não é binária e não estou a perceber como é que eu faço o método para criar uma árvore. Por exemplo para resolver um exercicio usando árvores binárias usei o seguinte código: /** * * @author José Nuno Costa * @num 090316010 */ import java.util.*; //Classe que define o Nó class BTNode{ int val; BTNode dir; BTNode esq; BTNode(int v, BTNode d, BTNode e){ val = v; dir = d; esq = e; } } //Classe que define a árvore binária class BTree{ BTNode root; BTree(){ root = null; } //Método para inserir um inteiro na árvore public void insertNode(int k){ root = insertBTNode(root, k); } private BTNode insertBTNode(BTNode t, int k){ if(t==null) return new BTNode(k,null, null); else{ if(k<=t.val) t.esq=insertBTNode(t.esq, k); else t.dir=insertBTNode(t.dir,k); } return t; } //Procura determinado valor na arvore String procuravalor(int v){ if(root.val==v) return "R"; return caminho (root, v); } //Devolve o caminho ate ao valor pretendido //Caso nao encontre o caracter final sera igual a X String caminho(BTNode t, int v){ if(t==null) return "X"; if(t.val==v) return ""; if(v<t.val) return "E"+caminho(t.esq, v); else return "D"+caminho(t.dir, v); } } public class ArvBin { public static void main(String[] args){ Scanner leitura = new Scanner(System.in); int ncasos = leitura.nextInt(); for(int i = 0; i<ncasos; i++){ int insere = leitura.nextInt(); BTree t = new BTree(); for(int j = 0; j<insere; j++){ t.insertNode(leitura.nextInt()); } int procurados = leitura.nextInt(); System.out.println("#Output da Arvore "+(i+1)); for(int j = 0; j<procurados; j++){ int val = leitura.nextInt(); String resultado = t.procuravalor(val); if(resultado.charAt((resultado.length())-1)=='X') System.out.println("No "+val+" = Nao Encontrado"); else System.out.println("No "+val+" = "+resultado); } } } } Mas esta árvore pelo menos o input é diferente e não estou a conseguir sair do sítio. Para já tenho o seguinte código: /** * * @author Jose Nuno Costa * @num 090316010 */ import java.util.*; import java.lang.Math; class BTNode{ int val; BTNode dir; BTNode esq; BTNode(int v, BTNode d, BTNode e){ val = v; dir = d; esq = e; } } class Tree{ BTNode root; Tree(){ root = null; } public void cria(String a){ //metodo para criar a árvore } public int prof(BTNode t){ if(t==null) return -1; else return 1 + Math.max(prof(t.esq), prof(t.dir)); } } public class Profundidade { public static void main(String[] args){ Scanner leitura = new Scanner (System.in); int ncasos = leitura.nextInt(); for (int i = 0; i<ncasos; i++){ int p; Tree t = new Tree(); boolean dir = true; boolean esq = false; while(leitura.hasNextLine()){ t.cria(leitura.nextLine()); p=t.prof(t.root); } System.out.println(p); } } } Edited May 20, 2012 at 03:37 PM by Baderous geshi
HappyHippyHippo Posted May 19, 2012 at 09:39 PM Report #456894 Posted May 19, 2012 at 09:39 PM nao ... isto é uma árvore binária ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jncevcosta Posted May 19, 2012 at 10:22 PM Author Report #456897 Posted May 19, 2012 at 10:22 PM (edited) nao ... isto é uma árvore binária ... É? Mas se fosse uma árvore binária os valores maiores não deviam estar à esquerda? =/ Edited May 19, 2012 at 10:22 PM by jncevcosta
HappyHippyHippo Posted May 19, 2012 at 10:30 PM Report #456899 Posted May 19, 2012 at 10:30 PM o enunciado não indica nada sobre a ordenação de valores ... somente que são árvores binárias e como se deve ler o ficheiro/linhas IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jncevcosta Posted May 19, 2012 at 10:33 PM Author Report #456902 Posted May 19, 2012 at 10:33 PM o enunciado não indica nada sobre a ordenação de valores ... somente que são árvores binárias e como se deve ler o ficheiro/linhas Tens razão 🙂 Agora o problema é como é que eu faço a leitura dos dados para construir a árvore? Como é que tem que ser o método? :s Isso é o que eu não estou a conseguir perceber =/
HappyHippyHippo Posted May 19, 2012 at 10:51 PM Report #456906 Posted May 19, 2012 at 10:51 PM Nota : este código implica teres uma flag em cada nó ou usares uma stack para as flags Pseudo-código: - se o primeiro valor for um V então a árvore está vazia - caso contrário, guardas o valor na raiz - no actual = raiz - flag para ler para a parte esquerda do nó actual // ciclo de leitura - se o valor lido for um V então - se a flag é para ler para a esquerda então - flag para ler à direita do nó actual - caso contrário // ciclo interno - se no actual é o no raiz - fim - caso contrario - no actual = no pai - se flag for para ler à esquerda - flag para ler à direita - fim de ciclo - caso contrário caso contrário - criar nó no ramo dependente da flag - guardar o valor no nó criado - marcar a flag para ler à esquerda IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts