Jump to content

Alguns programas básicos para quem quer aprender


will09
 Share

Recommended Posts

Um simples programa para somar dois nums.

using System;

class Hello
{
   static void Main()
   {
   int num1;
   int num2;
   int soma;

   Console.WriteLine("Digite o primeiro numero!");
   num1 = int.Parse(Console.ReadLine());
   Console.WriteLine("Digite o segundo numero!");
   num2 = int.Parse(Console.ReadLine());
   soma=num1+num2;
   Console.WriteLine("A soma DOs Dois Numeros e de {0}",soma);
   Console.Write("Thank yoU ... Developed By wiLL\n");
   Console.Read();
   }
}

Um programa que faz a tabuada do 2 e do 3

using System;

public class taboada2
{
   public static void Main()
   {
   Console.WriteLine("\t\t░░░░░▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓ Produced by wiLL ▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒░░░░░");

   Console.WriteLine("┌─────────────┐");
   Console.WriteLine("│Tabuada do 2 │");
   Console.WriteLine("└─────────────┘");
   for (int i=1;i<=10;i++)
   {
   Console.WriteLine("2*{0}={1}",i,2*i);
   }

   Console.Read();

   Console.WriteLine("+-------------+");
   Console.WriteLine("¦Tabuada do 3 ¦");
   Console.WriteLine("+-------------+");
   for (int i=1;i<=10;i++)
   {
   Console.WriteLine("3*{0}={1}",i,3*i);
   }

   Console.Read();
   Console.Read();
   }
}
Link to comment
Share on other sites

A sintaxe pelos vistos é identica ao C só usa umas funções com nomes difrentes 😛

Mas já agora quais são as verdadeiras vantagem do C# em relação ao C/C++ e já agora a sua portabilidade (linux/windows)

Sorry o trabalho mas é sempre bom para a cultura geral 😛

Link to comment
Share on other sites

C# (pronunciada "C Sharp"), é uma nova linguagem de programação, da plataforma .NET, derivada de C/C++, simples, moderna, orientada à objetos e fortemente tipada (type-safe). C# possui o poder do C/C++ aliado a alta produtividade do Visual Basic.

C# será distribuído juntamente com Microsoft Visual Studio 7.0(Visual Studio.NET), e providenciará acesso a toda a plataforma do Next Generation Windows Services(NGWS), que incluem uma poderosa biblioteca de classes e um mecanismo de execução comum.

C# é a linguagem nativa para .NET Common Language Runtime(CLR), mecanismo de execução da plataforma .NET. Isso possibilita a convivência com várias outras linguagens especificadas pela Common Language Subset (CLS). Por exemplo, uma classe base pode ser escrita em C#, derivada em Visual Basic e novamente derivada em C#.

Link to comment
Share on other sites

Ariops: +- parecisda muda umas cenas 😄 , mas se vires bem tb e td da msm platafrona .net logo nao podem variar mto.

força... se poderes desponibliza manuais k o prof diga e assim aki para o ppl

Link to comment
Share on other sites

Escreves tanto código para fazer um simples 2+2?

Isso poderia ser muito mais reduzido... 👍

POIS mas para principiantes o codigo tem k ser mais compreensivel!

é mais facil de aprender uma linguagem se ela estiver mais claramente compreensivel!

CUMPs

"As vezes é melhor estar calado do k dizer besteiras..." Think abaout it...

Link to comment
Share on other sites

Um programico para procurar um aluno dentro de uma turma!  😁

Custou max está feito... Já me tinha esquecido da matrizes  :wallbash:

using System;

public class locaturma
{
public static void Main() 
{

char op;
do
{
Console.WriteLine("PROGRAMA PARA ACHAR A POSICAO DE ALUNOS DENTRO DE UMA TURMA (array)\n");
// 186 ¦   179 ¦   200 +   203 -   206 +   205 -    204 ¦    196 -
Console.WriteLine("╔══╦══╦══╦══╦══╦══╦══╗");
Console.WriteLine("║  ║0c│1c║2c│3c║4c│5c║");
Console.WriteLine("╠══╠══│══╬══│══╬══│══╣");
Console.WriteLine("║0f║21│X ║18│24║1 │4 ║");
Console.WriteLine("║──║──│──║──│──║──│──║");
Console.WriteLine("║1f║9 │23║2 │22║15│13║");
Console.WriteLine("║──║──│──║──│──║──│──║");
Console.WriteLine("║2f║8 │7 ║17│3 ║10│12║");
Console.WriteLine("║──║──│──║──│──║──│──║");
Console.WriteLine("║3f║20│11║19│5 ║14│6 ║");
Console.WriteLine("╚══╩══╩══╩══╩══╩══╩══╝");
Console.WriteLine("0f = Primeira fila");
Console.WriteLine("0c = Primeira Coluna");

int i=0;
int j=0;
int num_aluno;

int[,] turma = new int[,]{{21,0,18,24,1,4},
                                                            {9,23,2,22,15,13},
	                  {8,7,17,3,10,12},
	                  {20,11,19,5,14,6}};


Console.WriteLine("\n\nDigite o num do aluno que quer pesquizar");
num_aluno =int.Parse(Console.ReadLine());
bool achei = false;

if (num_aluno<=24 & num_aluno>=1)
{
	for (i=0; i<=3; i++)
	{
		for (j=0; j<=5; j++)
		{
			if (num_aluno == turma[i,j])
			{
				achei = true;
			}
		}
	}
}

if (achei) 
{
	Console.WriteLine("\t\t┌──────------------------------------------------┐");
	Console.WriteLine("\t\t│ O Aluno nº {0} esta na fila {1} coluna {2} ",num_aluno,i,j);
	Console.WriteLine("\t\t└------------------------------------------------┘\n");
}
else
{
	Console.WriteLine("\n\t\t\t ☻ Introduza um numero de aluno válido ☻\n");
}

Console.WriteLine("Deseja repetir o programa s/n");
op=char.Parse(Console.ReadLine());
}
while (op=='s');
}	
}
Link to comment
Share on other sites

using System;
using System.Collections;

public class formularesol
{
static int a,b,c;

static double FR1(int a, int b,int c)
{
double valor_raiz= (b*b)-(4*a*c);		// b2 - 4ac
double raiz=Math.Sqrt(valor_raiz);		// Raiz(b2 - 4ac)
double numerador= -b+raiz;				// -b + Raiz(b2 - 4ac)
double resultado= numerador/(2*a);		// -b + Raiz(b2 - 4ac) / (2*a)
return resultado;
}

static double FR2(int a, int b,int c)
{
double valor_raiz= (b*b)-(4*a*c);		// b2 - 4ac
double raiz=Math.Sqrt(valor_raiz);		// Raiz(b2 - 4ac)
double numerador= -b-raiz;				// -b - Raiz(b2 - 4ac)
double resultado= numerador/(2*a);		// -b - Raiz(b2 - 4ac) / (2*a)
return resultado;
}

public static void Main()
{

Console.WriteLine("\n\t\tPROGRAMA PARA CALCULAR UMA RAIZ QUADRADA\n\n");

Console.WriteLine("\t-b+Raiz(b2 - 4ac)");
Console.WriteLine("x=_______________________");
Console.WriteLine("\t2*a");

Console.WriteLine("\n\nIntroduza o valor de a ");
a = int.Parse(Console.ReadLine());
Console.WriteLine("Introduza o valor de b ");
b = int.Parse(Console.ReadLine());
Console.WriteLine("Introduza o valor de c ");
c = int.Parse(Console.ReadLine());
Console.WriteLine("\nO resultado e de {0:0.0000} e {1:0.0000}",FR1(a,b,c),FR2(a,b,c));
Console.WriteLine("\n\n\t\tProduced by wiLL , Mess with the best .. Die Like the Rest");
Console.ReadLine();
}
}
Mais um programico para calcular a formula resolvente...

Para quem começa a aprender!

PEACE

Link to comment
Share on other sites

boas, apresento aqui um pequeno código que fiz usando o conceito poo, classes! é mesmo mto simples...  😛

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;

namespace ConsoleApplication2
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {   int num,r=1;
    string nome,aux;

            Empregado E = new Empregado("Sara",23);
            E.MostraInformacao();
           
            
            Empregado Ep;

           Ep = new Empregado();
           Ep.setnome( "tofas");
           Ep.setidade(7);
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos\n",Ep.getnome(), Ep.getidade() );


		while(r==1) // ciclo para ir pedindo info dos empregados
		{  
		   
			Console.WriteLine("\t Introduza um nome\n");
			nome= Console.ReadLine();	

		       Console.WriteLine(" \tIntroduza a idade\n");
			num = int.Parse(Console.ReadLine());	

			Empregado Eexemplo= new Empregado(nome,num);
                        Eexemplo.MostraInformacao();


			Console.WriteLine("\tDeseja sair(s)? Para continuar qualquer tecla. \n");
			aux=Console.ReadLine();	

			if( aux=="s" || aux=="S")
			{
			  r=0;
			  Console.WriteLine("\tXau....Prima enter\n ");
			  Console.ReadLine();	
			}


		}
        }
    }

    class Empregado
    {
        private string Nome; // Nome da pessoa
        private int Idade; // Idade da pessoa

        public Empregado() { }
        // Construtor: inicializa os elementos internos de um objecto
        public Empregado(string nomeDaPessoa, int idadeDaPessoa)
        {
            Nome = nomeDaPessoa;
            Idade = idadeDaPessoa;
        }

          // recebe o nome
          public void  setnome(String nomep)
          {
             Nome = nomep;
          }
          
          // devolve o nome
          public String getnome()
          {
             return Nome;
          }
          
          // recebe a idade
          public void  setidade(int idadep)
          {
             Idade = idadep;
          }
          
          // devolve a idade
          public int  getidade()
          {
             return Idade;
          }

        

        // Mostra a informação sobre a pessoa
        public void MostraInformacao()
        {
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos", Nome, Idade);
        }
    }
}
Link to comment
Share on other sites

Guest tsenart

boas, apresento aqui um pequeno código que fiz usando o conceito poo, classes! é mesmo mto simples...  😄

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;

namespace ConsoleApplication2
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {   int num,r=1;
    string nome,aux;

            Empregado E = new Empregado("Sara",23);
            E.MostraInformacao();
           
            
            Empregado Ep;

           Ep = new Empregado();
           Ep.setnome( "tofas");
           Ep.setidade(7);
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos\n",Ep.getnome(), Ep.getidade() );


		while(r==1) // ciclo para ir pedindo info dos empregados
		{  
		   
			Console.WriteLine("\t Introduza um nome\n");
			nome= Console.ReadLine();	

		       Console.WriteLine(" \tIntroduza a idade\n");
			num = int.Parse(Console.ReadLine());	

			Empregado Eexemplo= new Empregado(nome,num);
                        Eexemplo.MostraInformacao();


			Console.WriteLine("\tDeseja sair(s)? Para continuar qualquer tecla. \n");
			aux=Console.ReadLine();	

			if( aux=="s" || aux=="S")
			{
			  r=0;
			  Console.WriteLine("\tXau....Prima enter\n ");
			  Console.ReadLine();	
			}


		}
        }
    }

    class Empregado
    {
        private string Nome; // Nome da pessoa
        private int Idade; // Idade da pessoa

        public Empregado() { }
        // Construtor: inicializa os elementos internos de um objecto
        public Empregado(string nomeDaPessoa, int idadeDaPessoa)
        {
            Nome = nomeDaPessoa;
            Idade = idadeDaPessoa;
        }

          // recebe o nome
          public void  setnome(String nomep)
          {
             Nome = nomep;
          }
          
          // devolve o nome
          public String getnome()
          {
             return Nome;
          }
          
          // recebe a idade
          public void  setidade(int idadep)
          {
             Idade = idadep;
          }
          
          // devolve a idade
          public int  getidade()
          {
             return Idade;
          }

        

        // Mostra a informação sobre a pessoa
        public void MostraInformacao()
        {
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos", Nome, Idade);
        }
    }
}

tofas... Tomei a liberdade de alterar o teu código na medida em que ele passou a usar propriedades em vez de métodos distintos para alterar ou retornar os atributos Nome e Idade...

Aqui está ele....

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;

namespace ConsoleApplication2
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {   
            int num,r=1;
    string nome,aux;

            Empregado E = new Empregado("Sara",23);
            E.MostraInformacao();
           
            
            Empregado Ep;

           Ep = new Empregado();
           Ep.Nome = "Tofas";
           Ep.Idade = 23;
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos\n",Ep.Nome, Ep.Idade);


		while(r==1) // ciclo para ir pedindo info dos empregados
		{  
		   
			Console.WriteLine("\t Introduza um nome\n");
			nome = Console.ReadLine();	

		        Console.WriteLine(" \tIntroduza a idade\n");
			num = int.Parse(Console.ReadLine());	

			Empregado Eexemplo= new Empregado(nome,num);
                        Eexemplo.MostraInformacao();


			Console.WriteLine("\tDeseja sair(s)? Para continuar qualquer tecla. \n");
			aux=Console.ReadLine();	

			if( aux=="s" || aux=="S")
			{
			  r=0;
			  Console.WriteLine("\tXau....Prima enter\n ");
			  Console.ReadLine();	
			}


		}
        }
    }

    class Empregado
    {
        private string nome; // Nome da pessoa____Alterei o nome destes atributos para lowercase. Assim as propriedades ficam com nomes mais decentes.
        private int idade; // Idade da pessoa

        public Empregado() {}
        // Construtor: inicializa os elementos internos de um objecto
        public Empregado(string nomeDaPessoa, int idadeDaPessoa)
        {
            Nome = nomeDaPessoa;
            Idade = idadeDaPessoa;
        }

          // Propriedade que altera ou retorna o atributo Nome
          public string Nome
          {
             get {return this.nome;}
     set {this.nome = value;}
          }
          
          // Propriedade que altera ou retorna o atributo Idade
          public int Idade
          {
              get {return this.idade;}
              set {this.idade = value;}
          }
             

        // Mostra a informação sobre a pessoa
        public void MostraInformacao()
        {
            Console.WriteLine("\t O empregado {0} tem {1} anos", Nome, Idade);
        }
    }
}
Link to comment
Share on other sites

Bem tou confuso ?!

Entao eu sei que não se comparar assim tao paralelamete as linguagens ... mas em termos de velocidade de compilção, portabilidade... essas cenas ouse ja no final de contas, qual é melhor Visual C++ ou C# ??

Link to comment
Share on other sites


class Empregado
    {
        private string nome; // Nome da pessoa____Alterei o nome destes atributos para lowercase. Assim as propriedades ficam com nomes mais decentes.
        private int idade; // Idade da pessoa

        public Empregado() {}
        // Construtor: inicializa os elementos internos de um objecto
        public Empregado(string nomeDaPessoa, int idadeDaPessoa)
        {
            Nome = nomeDaPessoa;
            Idade = idadeDaPessoa;
        }

Tirem-me uma duvida sff ...

Nesta parte do código mostrada em cima não existe nenhum erro ? É que temos as variáveis de instância em minúsculas e  dentro do construtor estamos a atribuir valores ás variáveis de instância mas estas estão em maiúsculas.

Segundo o que sei também é bastante recomendado se utilizar o this.nome ... para assim se ter a certeza que se está a trabalhar com as variáveis de instância.

Corrijam-me se estou errado pff.

Cumps 😛

Link to comment
Share on other sites

Tirem-me uma duvida sff ...

Nesta parte do código mostrada em cima não existe nenhum erro ? É que temos as variáveis de instância em minúsculas e  dentro do construtor estamos a atribuir valores ás variáveis de instância mas estas estão em maiúsculas.

Sim tens razão ele enganou-se. As variáveis são case-sensitive...

Quanto ao this, é mais usado quando as variáveis de instância têm o mesmo nome que as do método modificador. Se forem diferentes não há problema nenhum em não utilizar o this.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Link to comment
Share on other sites

public int Idade
          {
              get {return this.idade;}
              set {this.idade = value;}
          }

Viva,

alguém que me possa explicar esta propriedade ?

Não estou a perceber o que esta faz, não filtra dados nem coisa parecida ...

Cumps 😛

Link to comment
Share on other sites

public int Idade
          {
              get {return this.idade;}
              set {this.idade = value;}
          }

Viva,

alguém que me possa explicar esta propriedade ?

Não estou a perceber o que esta faz, não filtra dados nem coisa parecida ...

Cumps 😛

Isso é para poderes alterar ou aceder ao conteúdo dessa variável a partir de fora.

Por exemplo:

Empregado emp = new Empregado();

emp.Idade = "10";
Console.WriteLine("Agora o empregado tem {0} anos.", emp.Idade);

Como estão declarados como private na siua classe só dessa maneira se pode alterar/aceder.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.